Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A desconfiança no Esado e a inversão dos papéis na escola

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Toledo


Membros

Apesar de ser um país com numerosos programas sociais, a ponto de ser citado pela maior potência mundial - EUA - durante a criaçao do "Obamacare"(semelhante ao SUS), o Brasil mantém a ineficiência na administração desses programas, quase anulando seus resultados positivos. Ligado à corrupção, essa ineficiência leva os pais a acreditarem que o problema no desempenho dos filhos nas escolas é culpa exclusivamente do ensino, gerando uma inversão nos papéis: as responsabilidades caem sobre os professores.

Na década de 60, o país estava longe da opulência econômica vista hoje em dia. Naquela época não existia a dicotomia "quinto maior PIB mundial" e "permanência de problemas estrurais gravíssimos". Com o crescimento econômico, ficou evidente a alta concentração de renda e a ineficaz ação do estado em suavizar os problemas da população. Além disso, depois das tendências liberalizantes dos anos 60 - como a luta contra a ditadura, o movimento da contra-cultura e a revolução sexual - a educação familiar, seguindo essas tendências, tornou-se menos rígida. O contraste interno e a atenuação dos pais levaram a um quadro de inversão de papéis na escola. Muitas vezes, os professores são responsabilizados pelo mau desempenho dos estudantes. Os problemas educacionais personificam-se sobre os mestres.

Em suma, os representantes da profissão mais importante que há - professores - acabam sendo vítimas da precariedade do sistema de educação brasileiro - incluindo os baixos salários pagos ao corpo docente - e da fragilização da cobrança por resultados de alguns pais para com seus filhos. Antes de tais julgamentos, é necessário se observar a estrutura e o salário irrisório que são disponibilizado aos professores, e que a maior responsabilidade em aprender cabe ao próprio aluno.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos