Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

DIVERSIDADE SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DA ESCOLA

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Toledo


Membros


TÍTULO: "Liberdade, igualdade e fraternidade!"

A história da humanidade é mais do que, como dizia Marx, a história da luta de classes. É a história da luta pela liberdade. Os pensadores do século XVII militaram em prol da liberdade individual. Mais recentemente, a juventude brasileira luta pelo fim da proibição da maconha. Paradoxalmente, persistem pensamentos conservadores, como em relação à orientação sexual. A escola tem que ter um papel de destaque na tentativa de mudar esse quadro, canalizando esses pensamentos conservadores a um só: todos somos iguais, independente da cor, da raça ou da opção sexual.

Mais do que preparar o aluno para o vestibular ou para o mercado de trabalho, a escola tem o dever de formar um cidadão. A familia tem um papel importantíssimo, mas é dentro da sala de aula que crianças e jovens convivem com a diversidade cultural, linguística e de pensamentos - entre eles a orientação sexual.

Permanecem ainda métodos ineficazes de combate a homofobia, como a divulgação de filmes cujo enredo possui personagens homossexuais. Esses filmes não levam o jovem a uma reflexão, pelo contrário, podem estimular o aumento do preconceito, pois muitos deles retratam pessoas humilhadas e tidas pelos outros personagens como motivos de "chachota". Dever-se-ia dar mais ênfase à abordagem filosófica, levando o estudante a perceber a heterogeneidade da humanidade, e que inclusive ele pode ter opiniões não compartilhadas pela maioria, abrindo os olhos dele para a necessidade de respeitar o próximo para que ele também o seja.


A inquisição acabou, o nazismo foi derrotado, a escravidão abolida. Precisamos continuar lutando pela erradicação total de qualquer tipo de preconceito ou de restrição à liberdade individual, pois só assim viveremos em um mundo mais harmonioso e, quem sabe, consiguiremos atingir a definitiva paz mundial.

Tales Levi Morais


Membros

Smile

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos