Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A síndrome do papel em branco

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1A síndrome do papel em branco Empty A síndrome do papel em branco Sáb Out 01, 2011 12:45 pm

Jorge Gil


Membros

Gentileza analisar e dar nota.
Grato



A síndrome do papel em branco

Olhar para uma folha em branco e perguntar: o que (e como) escrever?
Este, certamente, é o drama que passa pela cabeça de todo candidato postulante à vaga em concurso público serviço público, no momento de fazer a “fatídica” redação dissertativa. O tema é proposto pela banca examinadora. A partir dele, o candidato define o caminho a ser percorrido e por onde as idéias, de forma clara, coesa e coerente, devem trafegar. Começa, pois, a organização do pensamento.
A princípio, os estudiosos das Letras (professores, escritores e afins) recomendam que se faça uma espécie de brain storm, ou seja: colocar no papel, ainda que de maneira desordenada, tudo aquilo que vier à cabeça, a respeito do assunto a ser abordado. Datas, contextos históricos, personagens, autores conhecidos e assuntos correlatos. Todos esses elementos listados entram no “caldeirão de idéias”.
De posse desta listagem, o candidato elabora um rascunho, agora com ordenamento de idéias e uma preocupação com a norma culta gramatical. Neste esboço, o assunto é introduzido com a clara intenção de mostrar a linha temática e a forma de abordagem do assunto. Entre outros artifícios, pode fazer uso de: citações, questionamentos, afirmações e contraposições ao tema, os quais serão desenvolvidos no transcurso do texto. Ao discorrer sobre o tema, o candidato deve, via de regra, posicionar-se a respeito do mesmo. Sobre assuntos polêmicos, principalmente, é oportuno colocar-se contra/favor do que se escreve. Tal atitude denota firmeza e maturidade.
Por fim, ele (o postulante) apresenta uma conclusão concisa. Nela, expõe-se a síntese do que fora escrito. É o “fechamento” das idéias apresentadas no texto. Feito isso, está finalizado o rascunho. A partir daí, uma (re)leitura é feita, aplica-se as correções gramaticais devidas e transcreve-se o texto definitivo para o espaço (linhas) determinado. Missão cumprida. Redação pronta.
Sim... Vencer a “batalha” da folha em branco, elaborando-se uma boa redação, é possível. Basta apenas que o candidato avaliado busque (e consiga), de maneira coerente, expor seus pensamentos relacionados ao tema, no formato de um texto coeso e inteligente.

2A síndrome do papel em branco Empty Re: A síndrome do papel em branco Ter Out 04, 2011 5:19 pm

Mourette

Mourette
Membros

Olá. Bem, vejo que você se propôs a fazer uma redação expositiva. Ok , é assim mesmo. Mas lembre-se : Se vais fazer o enem, a redação proposta dever ser predominantemente argumentativa!

Enfim , seu texto está legal. Gramaticamente correto. Só não gostei do início,pois ele ficou um pouco ''informal''. Evite fazer perguntas e não respondê-las no texto.

Nota 7,5

3A síndrome do papel em branco Empty Re: A síndrome do papel em branco Qua Out 05, 2011 9:46 am

Jorge Gil


Membros

Muito obragado!
Tenha um bom dia...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos