Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

POR FAVOR, corrijam minha redação do enem 2012!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

HVS


Membros
(Sem Título)
Significante parte da construção cultural e demográfica do Brasil, deve-se à presença de imigrantes. Sua chegada decorre de uma série de processos e transformações ocorridas no mundo ao longo dos séculos XIX e XX. É necessário, por conseguinte, conhecer as causas, possíveis consequências, especificidades dos movimentos imigratórios para que executem medidas melhor adequadas.

Isso serve para evitar a criação e difusão de ideias xenofóbicas, como ocorre em alguns países europeus e, ainda, da exploração do trabalho desses imigrantes, tendo em vista que eles compõem uma mão-de-obra barata, por se encontrarem sob situação irregular e ilegal no país. Fatos esses que promovem o desenvolvimento de um cenário social conflitante e injusto. Que apenas de atitudes governamentais juntamente à coletividade pode ser reduzido.

Nota-se que o retrato atual de imigração provém de causas distintas, porém aparentes, das ocorridas ao final do século XIX. Estas apresentaram maior relação a mudanças políticas em seus países, como a unificação de Itália e Alemanha, em que havia maior entraves às aquisições de trabalho e terras, além de muitas mortes, o que impulsionou um contingente a vir para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Busca essa que também se faz presente no cenário atual.

Não obstante às diversas mazelas, há inúmeros benefícios trazidos por essas imigrações, desde as primeiras ondas às mais recentes. Dentre as quais, pode-se incluir a mescla de elementos culturais, como o futebol, pelos ingleses, os diversos elementos artísticos e alimentícios pelos italianos, além de sua contribuição para a formação de grandes cidades, entre outras.

Partindo desse princípio, portanto, além de reconhecer a significância e as vertentes do processo de imigração, é preciso analisar suas causas, especificidades, para proceder de modo adequado a cada situação. Atitude que, além de implementada pelo governo, deve partir da psiqué individual e da coletividade visando ao melhor para o país e aos imigrantes.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum