Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Por favor, corrijam a minha redação

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Por favor, corrijam a minha redação Empty Por favor, corrijam a minha redação Qua Dez 28, 2011 6:08 pm

MaGranger


Membros

O tema é da Fuvest 2006: a evolução do trabalho.

O progresso do trabalho e o desemprego estrutural

A. Simons estava certo quando disse que o trabalho, enquanto criação humana, pode ser modificado. No decorrer dos anos, as modalidades de trabalho mudaram para se adequar a novos objetivos econômicos. Uma trajetória que está, hoje, em seu ápice com a tecnologia, em detrimento do trabalhador.
Conforme o modelo econômico evoluiu, o trabalho se desenvolveu. O princípio foi a servidão, que atendia aos anseios dos senhores despóticos da Europa medieval. No final da Idade Média, relações de marcado eram lentamente retomadas com o sistema mercantilista, que avançou rumo a outros continentes, destituindo padrões locais de tribos africanas e comunidades indígenas. Com a passagem do Renascimento e do Antigo Regime, o capitalismo se instituía com as Revoluções Industriais e novas relações de trabalho se consolidavam, pautadas na remuneração e na contínua modernização.
O século XXI, com o capitalismo informacional, é o apogeu dessa era. O lucro é o objetivo primordial do trabalho, que está necessariamente vinculado aos recursos tecnológicos e ao acesso à informação. Como modelo imediatista, implementa um novo conceito de trabalho que prima não só por resultados, mas por resultados rápidos. Assim, não mais o trabalho é entendido e valorizado como um processo.
O agente responsável por esse trabalho é igualmente subestimado, isto é, o trabalhador. Mesmo com o avanço das leis trabalhistas e sindicatos, muitas profissões são menosprezadas com remuneração indigna. Além disso, a própria ascensão da máquina impõe uma seleção mais rigorosa ao mercado de trabalho, privilegiando operários que saibam manipular as novas tecnologias. Isso quando a máquina não substitui por completo a função humana, lançando as bases para o desemprego estrutural.
O progresso do trabalho tornou-se sinônimo de modernização dos meios produtivos. Ele acabou, dessa maneira, por atropelar a própria classe operária e deixar incontáveis desempregados em todo o mundo.

Mourette

Mourette
Membros

A. Simons estava certo quando disse que o trabalho, enquanto criação humana, pode ser modificado. No decorrer dos anos, as modalidades de trabalho mudaram para se adequar a novos objetivos econômicos. Uma trajetória que está, hoje, em seu ápice com a tecnologia, em detrimento do trabalhador.
Introdução muito boa. Uma observação : Quando mencionar alguém, lembre-se de dar informações sobre ela. Ex : A Simons, um renomado escritor ....,


Conforme o modelo econômico evoluiu, o trabalho se desenvolveu. O princípio foi a servidão,[Creio que ficaria melhor assim :''A princípio, estabeleceu-se a servidão'' ] que atendia aos anseios dos senhores despóticos da Europa medieval. No final da Idade Média, as relações de marcado eram lentamente retomadas com o sistema mercantilista, que avançou rumo a outros continentes, destituindo[destituir , segundo o dicionário, significa tirar a autoridade de um chefe. Portanto , acho equivocado usá-lo nesse contexto. Sugiro :'' aniquilar'', ''exterminar'','' destruir'' ] padrões locais de tribos africanas e comunidades indígenas. Com a passagem do Renascimento e do Antigo Regime, o capitalismo se instituía com as Revoluções Industriais e novas relações de trabalho se consolidavam, pautadas na remuneração e na contínua modernização.

O século XXI, com o capitalismo informacional, é o apogeu dessa era. [achei esse começo meio truncado. Sugiro : ''Hoje, com o capitalismo informacional, a evolução do trabalho encontra-se em seu apogeu'' ]O lucro é o objetivo primordial do trabalho, que está necessariamente vinculado aos recursos tecnológicos e ao acesso à informação. Como modelo imediatista, implementa um novo conceito de trabalho que prima são implementados novos processos que primam não só por resultados, mas por resultados rápidos mas pela rapidez destes. Assim, não mais o trabalho é entendido e valorizado como um processo.[Por que o trabalho não é mais valorizado como um processo? Essa passagem não ficou bem clara. Outra coisa , sugiro a organização das ideias se deem assim : ''Assim, o trabalho não é mais entendido e valorizado como um processo'' ]


O agente responsável por esse trabalho é igualmente subestimado, isto é, o trabalhador[Preste atenção nessa frase : Do modo com o você escreveu , dá a entender que a subestimação é condição inerente de todo o trabalhador. Outra coisa, percebi que faltam alguns conectivos nos inícios dos parágrafos. Use-os sempre ,de modo a deixar seu texto bem''ligado''. Sugestão :''Além disso, boa parte dos trabalhadores são subestimados''. ]. Mesmo com o avanço das leis trabalhistas e sindicatos, muitas profissões são menosprezadas com remuneração indigna.[aqui , você poderia exemplificar sobre a situação do professor brasileiro ] Além disso, a própria ascensão da máquina impõe uma seleção mais rigorosa ao mercado de trabalho, privilegiando operários que saibam manipular as novas tecnologias. Isso quando a máquina não substitui por completo a função humana, lançando as bases para o desemprego estrutural.

O progresso do trabalho tornou-se sinônimo de modernização dos meios produtivos. Ele acabou, dessa maneira, por atropelar a própria classe operária e deixar incontáveis desempregados em todo o mundo.

Perceba que seu texto , de modo geral , é digno de FUVEST mesmo , muito bem escrito e estruturado . Porém , quando chegamos na conclusão , você se limita a superficialidade. Era o momento de fechar o texto com chave de ouro , de fazer os corretores abrirem um sorriso e dizer que seu texto ficou muito bom. Busque fazer conclusões caprichadas , tais quais as introduções. Reapresente o tema, de modo rápido e com outra roupagem , e proponha alguma solução. Veja esse vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=ivbFTzh5Bxw


Ademais , gostei da sua redação . Seria ótimo contar com sua ajuda na correção dos demais texto, haja visto o potencial que possui.

Um feliz ano novo. Abraçoos

3Por favor, corrijam a minha redação Empty Re: Por favor, corrijam a minha redação Qui Dez 29, 2011 12:28 pm

MaGranger


Membros

Agradeço mesmo a atenção e os elogios. Tenho que admitir que tenho dificuldades com conclusão, mas fico feliz que minha redação seja considerada do tipo da Fuvest, porque eu já venho me preparando há dias, escrevendo um texto por dia.
Sobre algumas colocações suas, sei que algumas coisas parecem soltas, mas é que elas estavam nos textos motivadores, ainda sim gostei muito dos seus comentários e das suas dicas, obrigada mesmo.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos