Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Liberdade da imprensa e controle sobre a mídia

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Esta é a proposta de redação do psv UFGD 2011.


É um ARTIGO DE OPINIÃO



Liberdade incondicional
A democracia garante todos os direitos que a si é atribuída? A imprensa deve ter liberdade ilimitada, ou é preciso impor certas barreiras? São questões como essas que põe em evidência a atual situação da democracia brasileira.

Certamente a maioria dos jovens desta década não passaram pelas experiências da ditadura militar. Nos vinte anos subsequentes ao golpe de 1964, o Brasil viveu uma das suas piores fases de sua história recente, no que se refere à supressão de liberdade. Os brasileiros deste período foram privados de diversos direitos, que a democracia, em tese, garantia. Pessoas foram impedidas de circular livremente, de se manifestar, tiveram a suspensão de direitos políticos etc., e como sabemos, muitas foram torturadas e mortas.

Na segunda metade a década de 1980, o Brasil novamente retomou a sua democracia e experimentou direitos ainda inéditos na América Latina, como o impeachment de Collor de Melo, por exemplo. Então poderíamos nos orgulhar de nossa democracia? Esta é uma questão em que a resposta virá com o tempo, pois muitos impasses, mesmo depois de quase três décadas da redemocratização, ainda precisam de definição.

Na pauta dessas questões está o direito à liberdade de expressão, principalmente a relacionada à imprensa. A imprensa, bem como a mídia em geral, são as principais responsáveis pela circulação de notícias e informações. Mas também são suas atribuições controlar, investigar e denunciar esquemas ilícitos, fraudes etc. Por esse motivo a população vê nesse meio uma arma contra a corrupção em geral. É a imprensa a responsável pela formação da opinião pública, e com isso, é fácil de se supor o que aconteceria caso esse meio fosse censurado e manipulado. Por isso, qualquer proposta que vise controlar esse meio, por mais que fundamentada, deve ser duramente reprimida e rechaçada pela população. Permitir concessões que restrinjam a liberdade de um país que se diz democrático é um retrocesso inconcebível.

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Darei minha opinião mais tarde! Maikon, é verdade que, agora, o ENEM vai começar pedir para redações artigos de opinião?

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Não ouvi falar disso, hein. No edital o Inep já explicita qual o modelo de redação que pedirá. Caso esta mudança ocorra, o que não credito, será mais pra frente.

Esperarei seus comentários.
Very Happy

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Acabo de notar um erro: o Brasil viveu uma das suas piores fases de sua história recente
Deveria omitir esta palavra. Ficou repetitivo.
É difícil a gente notar esses pequenos deslizes na hora que está escrevendo.

Kelvin Brayan


Admin
Admin

1º) "...São questões como essas que põe em evidência a atual situação...". Opaaa, se não me engano, nesse caso, deveria ser "põem", pois concorda com essa.

2º)"Certamente, a maioria dos jovens desta década não passaram pelas experiências da ditadura militar." Deveria ter uma vírgula ali, onde marquei, pois, se não me engano, certamente é adjunto adverbial. Este esta fora do seu "devido" lugar na oração.

3º) Aquele erro que você mesmo comentou!

4º) "...de sua história recente, no que se refere à supressão de liberdade. " Não podia ter vírgula ali!

5º) "...a democracia, em tese, garantia." Não tinha que ter essa segunda vírgula. Maikon, o que está acontecendo? Você não cometia tais erros de pontuação.

6º) "...Na segunda metade da década de 1980..." Você sabe néh?

7º) "...como o impeachment de Collor de Melo, por exemplo.". Não tinha que ter essa vírgula aí, ouwww!

8º) "...redemocratização, ainda precisam de redefinição.". Redefinição seria mais plausível, pois se houve redemocratização, houve uma redefinição!

9º) "...imprensa. A imprensa...". Redundância, meu caro!
Veja alguns "sinônimos" - imprensa = mídia, meios de comunicação, veículos comunicativos, etc. Essa palavra "imprensa" apareceu 3 vezes no mesmo parágrafo.

10º) Uso do "etc.". Cuidado com isso! Habitue-se a utilizar outras expressões também. Preferencialmente, coloque essa expressão uma vez no texto e basta! Substitua por "entre outros" por exemplo.

11º) Redundância de novo: "...meio fosse censurado e manipulado. Por isso, qualquer proposta que vise controlar esse meio..."

Mas, você expôs boas idéias e utilizou um vocabulário elegante!

Wink

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Nossa, surpreendi-me com tantas observações. rsrs
Deve ser porque não estou habituado a escrever artigo de opinião

1º) "...São questões como essas que põe em evidência a atual situação...". Opaaa, se não me engano, nesse caso, deveria ser "põem", pois concorda com essa.
Não sei o que me deu que na hora de digitar resolvi deixá-lo no singular.

6º) "...Na segunda metade da década de 1980..." Você sabe néh?
Este foi erro de digitação mesmo

8º) "...redemocratização, ainda precisam de redefinição.". Redefinição seria mais plausível, pois se houve redemocratização, houve uma redefinição!
Não gostei do sentido que gerou a palavra redefinição, pois, retomar a democracia não significa que no período democrático anterior as questões levantadas tivessem já definidas.

Da questão da imprensa, eu sabia que destacaria a redundância, mas não vi outra alternativa, pois eu já havia concluído a sentença. E como tinha que falar dela não quis retomá-la com outro termo. Já vi construções assim em diversos livros. Mas não deveria ter repetido uma terceira vez.

Referente às vírgulas, tenho que estudar um pouco mais, pois não vou colocando por regras, mas, sim, de maneira instintiva, agradável à leitura.

Valeu pelas observações.

Ana

Ana
Membros

"Referente às vírgulas, tenho que estudar um pouco mais, pois não vou colocando por regras, mas, sim, de maneira instintiva, agradável à leitura."

Hmm. É bem isso que eu faço, :~

http://glamourtothebone.tumblr.com/

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Mas, essas "regrinhas" não são muito difíceis não!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Ana

Ana
Membros

rerere albino

http://glamourtothebone.tumblr.com/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos