Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

REDAÇÃO ENEM !!!

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1REDAÇÃO ENEM !!! Empty REDAÇÃO ENEM !!! Qua Ago 31, 2011 5:02 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

TEMA: AJUDA HUMANITÁRIA - TEMA REDACIONAL 2010

Um tema legal, mas, achei difícil "sair" alguma coisa da cabeça! Eu tive que apelar para muitos conhecimentos geográficos meus aprendidos durante esse período pré-vestibular.

Pessoal, ajudem-me a avaliar essa redação. Esse texto eu fiz ele com calma, mas, como sempre, não sei se ficou bom!

Por favor, xinguem bastante!

Razz

Vamos lá:

Salvando o mundo

O mundo contemporâneo encontra-se envolvido por diversos problemas étnicos, culturais, políticos e ambientais, em que se observa o quanto a ajuda humanitária mostra-se necessária. Não obstante, essa preocupação coletiva, ainda, apresenta-se insuficiente em grande parte.
Em 2004, o planeta assistiu o desespero e o temor de vários habitantes da Ásia, como, os indonésios, que foram vítimas de um terrível tsunami, responsável pela morte e desabrigamento de milhares de pessoas. Porém, notou-se um grande empenho por parte de vários países no auxílio solidário e prestativo com cerca de US$ 14 bilhões, a fim de amenizar e resolver os problemas enfrentados por aquela catástrofe na região sul do continente.
Apesar de essa ação ter sido uma das maiores contribuições humanitárias e da gravidade catastrófica, esse evento só foi um dos grandes problemas testemunhados pela humanidade, além de muitos deles perdurarem até os dias atuais. A fome e a AIDS, por exemplo, são, ainda, um dos principais impasses que acometem a África. Além disso, essa situação tornou-se pior após a crise mundial de 2008, já que o número de doações se reduziu.
Portanto, é imprescindível uma maior mobilização e contribuição mundial para a ascensão e recuperação da qualidade de vida das populações carentes. É preciso, também, investir em instituições sérias e comprometidas com essa ação, como ONGs, fundações religiosas e grupos sociais engajados nessa causa humanitária.

Very Happy

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

2REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qua Ago 31, 2011 7:51 pm

Euclides


Membros

... a fim de amenizar e resolver os problemas enfrentados por aquela catástrofe...
A pobre catástrofe enfrentava problemas e precisava de ajuda? Você quis dizer: problemas causados por aquela catástrofe...

Acho que uma coisa que você podia abordar é o fato de que quando uma catástrofe causa comoção geral com grande exposição na imprensa, a ajuda flui de muitas fontes governamentais e não governamentais despertando a solidariedade. Quando, porém, o momento do clímax passa, a situação sai da exposição na imprensa, a opinião pública esquece, mas os problemas persistem, ignorados, com o sofrimento dos povos envolvidos. Somália morta de fome e esquecimento é exemplo que atravessa décadas. Há o Haiti, há outros.

3REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qua Ago 31, 2011 10:15 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Então, Euclides, são muitas coisas mesmo que eu poderia abordar! Redação com até 30 linhas num dá pra falar muito!

Boa observação, Euclides, é eu me expressei mal ao dizer: "enfrentados". Eu deveria ter colocado "causados".

Obrigado!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

4REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qua Ago 31, 2011 10:19 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Mas, essa redação ficou boa?

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

5REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qui Set 01, 2011 12:06 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

*Achei o título subjetivo.

*Não obstante, essa preocupação coletiva, ainda, apresenta-se insuficiente em grande parte.
Não sei se é o caso de separar este termo por vírgula. Você que entende do assunto confirme para mim. Se não, desfaça a ênclise.

*...vários habitantes da Ásia, como, os indonésios
Confirme este também. Acho quebra a linearidade da leitura.

*de um terrível tsunami
subjetividade

*ONGs
É bom conceituar

É claro que aqui a gente tenta achar o maior número de erros possíveis, mesmo porque queremos nos ajudar a não repeti-los mais. Não vi nenhuma falta grave. Esses deslizes todo mundo comete. O pouco tempo atrapalha.
Quanto aos argumentos estão claros e fundamentados.

6REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qui Set 01, 2011 12:13 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Maikon Augusto F. escreveu:*Achei o título subjetivo.

*Não obstante, essa preocupação coletiva, ainda, apresenta-se insuficiente em grande parte.
Não sei se é o caso de separar este termo por vírgula. Você que entende do assunto confirme para mim. Se não, desfaça a ênclise.

*...vários habitantes da Ásia, como, os indonésios
Confirme este também. Acho quebra a linearidade da leitura.

Hun... quanto ao primeiro caso, acho que está certo, mas, no segundo caso aí comentado, acho que dei "varada na água".

Rolling Eyes

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

7REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qui Set 01, 2011 12:15 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Outra coisa, Maikon, é praticamente impossível um texto dissertativo ser totalmente imparcial. Obviamente, sempre terá um poquinho de subjetividade.

Minha professora reforçou esse meu pensamento!

Além disso, o ENEM não é muito criterioso nisso não, tanto é que muitos textos são redigidos em 1ª pessoa.

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

8REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qui Set 01, 2011 12:19 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Nao entendi o varada na água.

9REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qui Set 01, 2011 12:26 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

"varada na água" = se enganar

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

10REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qui Set 01, 2011 12:34 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Outra coisa, Maikon, é praticamente impossível um texto dissertativo ser totalmente imparcial. Obviamente, sempre terá um poquinho de subjetividade.
Pois é, só ressaltei pq apareceu o texto. Eu nao tenho nem autonomia para dizer se vc pode ou nao usar, e se isso é critério para descontar ponto.

Mas no enem é assim mesmo. Às vezes a gente se prende a coisas que os corretores passam batido.

Da próxima vou desconsiderar isso.
Very Happy

11REDAÇÃO ENEM !!! Empty Re: REDAÇÃO ENEM !!! Qui Set 01, 2011 12:45 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

OK!!!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos