Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Corrupção e a postura cidadã

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Corrupção e a postura cidadã Empty Corrupção e a postura cidadã Dom Out 09, 2011 4:29 pm

alissonsep


Membros

" A realidade social dos brasileiros reflete algo muito mais grave do que a corrupção política, o descompromisso dos poderes executivos e legislativo, a ineficácia do judiciário: a postura cidadã "

Proposta: Produza um texto considerando a necessidade de se discutir a problemática apresentada pelo fragmento acima


Ao analisarmos a postura cidadã quanto às notícias de corrupção que castigam nosso país, percebemos que o problema da desonestidade vai além do cenário político e de uma capital federal.

Arestora a mídia bombardeia a comunidade brasileira com várias denuncias de corrupção. As denuncias de fraude, suborno e devassidão que são mostradas, não refletem nem a metade do que realmente ocorre, não só no cenário político, mas também na sociedade. As pessoas esquecem que subornar um simples guarda de trânsito, ou melhor, dar-lhes um “ trocado ” para “ tomar um cafezinho ” também se caracteriza como corrupção.

A postura cidadã, quanto à desonestidade, é vista como um dos fatores que mais impulsionam a corrupção e um dos piores males que afetam a sociedade. A conduta humana, hoje em dia, é posta em dúvida em diversas situações, como por exemplo em um simples passar de troco errado, postulando quem passou o troco de “ enrolado ”, ou seja, corrupto. Tais situações de desconfiança colocam em evidência que, não é somente os políticos que são corruptos, mas, todos os que cometem atos de suborno e todos os outros adjetivos que engloba a palavra corrupção. Assim o cidadão comete um, grande, equívoco ao falar “ todo político é ladrão ”, pois a corrupção não esta apenas na esfera política, mas também no meio social, onde a mesma se apresenta mais em destaque.

Dessa forma, a análise da postura cidadã quanto a corrupção, traz a tona um problema social de proporções nunca vista antes. Portanto para que a postura cidadã mude é imprescindível uma reformulação nos valores éticos e morais de cada cidadão, afim de termos uma sociedade repleta de cidadãos com valores admiráveis como o da honestidade.


Agradeço a quem puder intervir em minha redação de forma a fazer as coreções que a mesma necessita.

Obrigado.

2Corrupção e a postura cidadã Empty Re: Corrupção e a postura cidadã Dom Out 09, 2011 6:27 pm

evair

evair
Membros

Olá Alisson, bora corrigir mais uma Wink

Na introdução:

"Ao analisarmos a postura cidadã quanto às notícias de corrupção que castigam nosso país, percebemos que o problema da desonestidade vai além do cenário político e de uma capital federal." sua tese: (corrupção) vai além do cenário político e de uma capital federal, não está ruim, só acho que ficou faltando um pedaço. Pois, depois no decurso do seu texto o que impera é "sociedade corrupta" (com valores corrompidos), então, sugiro que você acrescente isso à tese. Outra coisa, explicar melhor "a postura cidadã" diante do notíciario de corrupção, pois é a partir dela que observamos que a corrupção vai além. Logo, entendo, que essa postura é apática, menciona isso também e fica completinho.

Acredita que não sabia o significado de "arestora" ? hahaha legal, vou usar na minha próxima redação


//As denúncias de fraude, suborno e devassidão que são mostradas não refletem nem a metade do que realmente ocorre, não só no cenário político mas também na sociedade.// tirei as duas vírgulas que estavam mal empregadas.

"simples guarda de trânsito" está ambíguo, isso porque temos a impressão que o simples adjetiva o guarda - policial simples, policial humilde, mas acredito que a intenção é caracterizar o ato como simples. Reescreva, portanto, a frase de maneira correta.

não entendi isso aqui:
"postulando quem passou o troco de “ enrolado ”, ou seja, corrupto"

Enrolado não é a pessoa que foi "enrolada" pelo corrupto?


//Assim, o cidadão comete um, grande, equívoco ao falar “ todo político é ladrão ”, pois a corrupção não esta apenas na esfera política"

1º usa-se vírgula para isolar expressões exemplificativas, conformação e conjunções: Assim, Portanto, Além disso, Por exemplo, No entanto etc.

2º sua interpretação de "todo político é ladrão" é confusa. Pois nela, você considera que SÓ os políticos são ladrões, no entanto, a frase apensa afirma que os políticos são ladrões, independentemente de outras pessoas. Logo, todos os políticos são ladrões, mas não necessariamente todo ladrão é político.

conclusão:

//Portanto, para...//


Essa redação está sem comparação com a outra. Ela está muito melhor, está coerente e sua argumentação está bem estruturada. Farei algumas considerações finais, mais umas dicas e depois a nota:

Considerações:
1) evite o uso excessivo das mesmas palavras em um curto espaço de tempo, pois isso derruba a que você tentou ganhar com arestora: vasto vocabulário. "Cidadã" e "corrupção" são duas palavras que infestam seu texto, e que na maioria das vezes poderiam ser substituidas por sinônimos ou remodeladas no contexto.

2) Tenta trazer pro começo do seu texto a ideia de que a origem da corrupção está na degradação do varoles éticos e morais da sociedade. Pois, assim seu final não fica desconexo ( que aliás, achei uma excelente conclusão)

3) A partir do 2, é possível você relacionar ainda mais a proposta uma vez que com esses valores degrados dificilmente se tem um executivo, lesgilativo e judiário sadios. Isso porque esses poderes são formado por pessoas cujos valores pertencem a sociedade. Completando assim, o intuito do tema.

CI 1,5 - pelas pontuações e coesão que falei a cima
CII 1,0 - a argumentação ficou restrita as coisas do cotidiano você poderia explorar mais a cultura, a ética, e consequentemente os poderes.
CIII -1,5 - conseguiu absorver da coletânea o básico para desenvolver a proposta
CIV - 1,5 - construiu argumentos e os usou ao seu favor, embora poderia ter encontrado muitos outros
CV - 1,5 - fez a análise do caso e constatou a necessidade da mudança, embora ao meu ver se você indicasse um caminho para que isso acontecesse (sei lá, campanhas educativas, aula de ética para as crianças, maior rigor na punição dos crimes de corrupção, penas socioeducativas para "corrupções cotidianas") não teria dó de dar a nota máxima nesse quesito.

em suma, 7,0/10

corrige lá e melhore sempre! parabéns.

3Corrupção e a postura cidadã Empty Re: Corrupção e a postura cidadã Dom Out 09, 2011 7:17 pm

alissonsep


Membros

Obrigado amigo, fico contente em poder contar com a sua costumeira ajuda.

Obrigado.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos