Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dissertação: A descriminalização da maconha

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

pedrorit


Membros

O uso de drogas está presente na vida de diversas pessoas, que atualmente, são tratadas como criminosas e são presas. O destino delas é ir para as cadeias, onde não terão tratamento adequado para seu problema.
Além disso, um problema bem gritante é a super lotação das cadeias. No lugar em que poderia estar um criminoso perigoso pode estar um usuário de maconha, que não apresenta esse perigo tão grande para sociedade, pois não é criminoso, é um doente que precisa de tratamento.
O objetivo da legalização não é dizer que a maconha é uma coisa boa e que todos devem usar. Através da legalização da maconha, histórias e vidas, não apenas dos usuários, poderão ser mudadas. O armamento dos criminosos será reduzido, pois o dinheiro da venda de drogas é um dos responsáveis pelo financiamento das armas. Outro ponto positivo será que não existirá uma guerra contra os usuários e sim uma batalha para ajudá-los a vencer a droga, ou seja, os usuários irão vivenciar um mundo que os auxilia ao invés de olhar torto para eles, mesmo que o preconceito continue existindo. Com a legalização, os usuários terão uma segunda chance: a chance de recomeçar, de estar em um ambiente agradável para a sua recuperação.
Apesar de alguns países desenvolvidos terem uma política parecida, o Brasil não tem uma referência de país em desenvolvimento que tenha adotado essa política de legalização para se espelhar. Por isso, na condição atual de país que tem uma boa evidência e destaque no cenário internacional, prova disso é o reconhecimento dos BRICS, o Brasil deveria ousar e tentar uma nova forma de tratar um assunto tão polêmico quanto à maconha, já que a maneira tradicional de “guerra” contra a maconha não tem funcionado tão bem.

evair

evair
Membros

Opa pedro:

"O uso de drogas está presente na vida de diversas pessoas que, atualmente, são tratadas como criminosas e são presas. O destino delas é ir para as cadeias, onde não terão tratamento adequado para seu problema."

Obs.: Os usuários de drogas são presos quando infringem as leis, como qualquer outra pessoa- ou seja, quando cometem algum tipo de crime. Usar droga não é crime, mas o porte de drogas, além do consumo, e o tráfico são, além de furto e roubo, muitas vezes associado ao desespero de viciados. Então, pelo menos em parte, a ideia de que todo maconheiro é criminoso se justifica na medida do julgamento e da generalização da sociedade. Logo, cuidado pra não confundir: o consumo da maconha não leva a prisão das pessoas mas o seu porte, tráfico, e os meios pelos quais as pessoas usam para conseguir a droga.

Sua tese: cadeia não é o tratamento adequado para o usuário de maconha. - só pra elucidar

"Além disso, um problema bem gritante é a super lotação das cadeias. No lugar em que poderia estar um criminoso perigoso pode estar um usuário de maconha, que não apresenta esse perigo tão grande para sociedade, pois não é criminoso, é um doente que precisa de tratamento." - Bom, entendi o que você quis dizer, mas acho que está mal artibulado. Isso porque, existem crimes, o furto por exemplo, que mesmo não apresenta tanto perigo à sociedade mas o infrador deve pagar pelo seus atos.

O que acontece é que o vício da maconha, está associado, muitas vezes, a outros fatores como o consumo de "drogas pesadas", o tráfico, roubo, que são ações tão criminosas quanto outras. Porém, como você menciou a dependência química é uma doença, então acho que o caminho que você deveria seguir é que independente das sentenças legais que a pessoa enfrente, sua reabilitação deve ser feita com tratamento médico.

"O objetivo da legalização não é dizer que a maconha é uma coisa boa e que todos devem usar. Através da legalização da maconha, histórias e vidas, não apenas dos usuários, poderão ser mudadas." Está desarticulado, você colocou a ideia mas não explicou => Como a legalização vai mudar a vida das pessoas? E quem são essas outras pessoas, não usuárias, que serão benefícias com isso?

Na sequência, o leitor espera uma resposta para essas perguntas mas olha o que segue:

"O armamento dos criminosos será reduzido, pois o dinheiro da venda de drogas é um dos responsáveis pelo financiamento das armas [beleza, isso é um bom argumento]. [Mas repara, que você dá uma nova sequência de pensamento no texto sem explicar, como a legalização iria benefíciar os usuários e não usuários]Outro ponto positivo será que não existirá uma guerra contra os usuários e sim uma batalha para ajudá-los a vencer a droga, ou seja, os usuários irão vivenciar um mundo que os auxilia ao invés de olhar torto para eles, [está estranha essa passagem, tenta ser mais objetivo: falando da necessidade da inclusão de tratamentos e na inserção desses viciados no comunidade] mesmo que o preconceito continue existindo. Com a legalização, os usuários terão uma segunda chance: a chance de recomeçar, de estar em um ambiente agradável para a sua recuperação. [ tá confusa essa relação entre legalização e o tratamento dos usuários, como isso se procede? vc tá entendendo meu raciocínio? é que quando eu vejo esse argumento logo penso no álcool cuja venda é liberada mas os tratamentos dos dependentes ainda são um grande desafio...entende?]

"Por isso, na condição atual de país que tem uma boa evidência e destaque no cenário internacional, prova disso é o reconhecimento( a importância, fica melhor) do BRIC" - é do grupo BRIC- acrônimo criado por um economista norte americano com o nome dos países emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China.

Bom, acho que nessa conclusão você precisa ter mais evidencias da importancia da legalização da maconha, os benefícios que isso trataria. O simples fato do Brasil ser um país ascendente não justifica a necessidade de ser pioneiro, a não ser que você tenha argumentos que comprovem essa necessidade. Seus argumentos estão muitos vagos, tenta melhorar organizando melhor suas ideias, belezinha?

depois posta aqui a redação pra ser corrigida. Abraços

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos