Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

(ENEM)Voto Facultativo: Concretização da democracia no Brasil

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

guisaulo

guisaulo
Membros

PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo se sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Voto Facultativo: Concretização da democracia no Brasil, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções:
-Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
-O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado teto em branco.
-O texto de ter, no máximo, 30 linhas.

Voto facultativo: todos por democracia
Em quase 23 anos de existência, a constituição cidadã brasileira não foi colocada realmente em prática. A obrigatoriedade do voto e o desgosto por política têm conduzido o país a um contraste democrático. Diante desse problema, qual posição se deve tomar?

A conquista de cidadania do brasileiro teve seu apogeu histórico com a constituição de 1988. O voto passou ser secreto, direto e obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 65. Também foi garantido esse direito de modo facultativo para pessoas de 16 a 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. O caráter secreto atribuiu ao voto a impossibilidade de manipulação do estado. A forma direta faz com que o próprio povo possa eleger ou ser eleito como representante político. O cunho obrigatório garante a presença das pessoas às urnas.

Contudo, percebe-se nos dias de hoje que uma enorme parte da população não enxerga o voto como um direito, mas sim como uma imposição. O desgosto pela política tem levado as pessoas votarem em famosos da mídia, apresentadores de radio e cantores que acabam aproveitando as circunstancias para se elegerem. Se o voto fosse facultativo, certamente os políticos corruptos não chegariam ao poder, pois só votaria em uma eleição quem tivesse consciência política.

Com uma observação crítica desses fatos, percebe-se que é necessário promover uma reforma política no Brasil, liberando o eleitor da obrigação de votar. Não devemos reproduzir modelos eleitorais de outros estados, mas criar um sistema de acordo com a realidade do nosso país. Somente com a participação de cidadãos conscientes passaremos por mudanças sociais. Mas para isso é necessário uma transformação na educação.

Levando-se em consideração esses fatos mencionados, há um grande desafio em concretizar a democracia no Brasil em sua total plenitude. O voto deve ser entendido como meio de transformação social e não como uma obrigação. Deve haver a adoção de um sistema que proíba as coligações de pessoas ilustres. A maioria é persuadida por alguns partidos para se candidatar como puxadores de voto. Somente com essa idéia, teremos atingido o conceito de cidadania e um país melhor.

Mourette

Mourette
Membros

A conquista de cidadania do brasileiro teve seu apogeu histórico com a constituição de 1988. O voto passou ser secreto, direto e obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 65. Também foi garantido esse direito de modo facultativo para pessoas de 16 a 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. O caráter secreto atribuiu ao voto a impossibilidade de manipulação do estado.[eu atribuiria uma vírgula nessa passagem ] A forma direta faz com que o próprio povo possa eleger ou ser eleito como representante político.[ Eu atribuiria um ''Além disso , no início desse período] O cunho obrigatório garante a presença das pessoas às urnas.

Contudo, percebe-se nos dias de hoje que uma enorme parte da população não enxerga o voto como um direito, mas, sim, como uma imposição. O desgosto pela política tem levado as pessoas votarem em famosos da mídia, apresentadores de rádio e cantores , que acabam aproveitando as circunstancias para se elegerem. Se o voto fosse facultativo, certamente os políticos corruptos não chegariam ao poder, pois só votaria em uma eleição quem tivesse consciência política.


Com uma observação crítica desses fatos, percebe-se que é necessário promover uma reforma política no Brasil, liberando o eleitor da obrigação de votar. Não devemos reproduzir modelos eleitorais de outros estados[Como você se refere a outras nações, use ''Estados'' ], mas criar um sistema de acordo com a realidade do nosso país. Somente com a participação de cidadãos conscientes passaremos por mudanças sociais. Mas para isso é necessário uma transformação na educação.
[ Perceba que você propôs a solução no 4º parágrafo, mas ela deveria vir na conclusão. Sugeria que você unisse esse parágrafo com a conclusão, resumindo um poucos as ideias para conter umas 6 linhas +-]

Levando-se em consideração esses fatos mencionados, há um grande desafio em concretizar a democracia no Brasil em sua total plenitude. O voto deve ser entendido como meio de transformação social e não como uma obrigação. Deve haver a adoção de um sistema que proíba as coligações de pessoas ilustres. A maioria é persuadida por alguns partidos para se candidatar como puxadores de voto. Somente com essa idéia[você atribui a mudança na obrigatoriedade do voto a ''única solução'' para se atingir o conceito de cidadania e país melhor. Logicamente, há inúmeras maneiras de se atingir, aliás, você mesmo citou : a educação. ], teremos atingido o conceito de cidadania e um país melhor.



Como de praxe, mais um texto muito bom , apesar dos errinhos. Abraços!

Dika

Dika
Membros

OI,
SÓ VOU COMPLEMENTAR: VOCÊ USOU A PRIMEIRA PESSOA NO TEXTO, PROCURE DAR PREFERÊNCIA À TERCEIRA PESSOA, OK?

NO MAIS, EXCELENTE REDAÇÃO!

guisaulo

guisaulo
Membros

Obrigado pela correção!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos