Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

PROPOSTAS E TEMAS- UNICAMP 2012

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1PROPOSTAS E TEMAS- UNICAMP 2012 Empty PROPOSTAS E TEMAS- UNICAMP 2012 Qua Nov 09, 2011 5:10 pm

evair

evair
Membros

Proposta A-

Leia o excerto abaixo:

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP é uma avaliação externa em larga escala da Educação Básica, aplicada a cada ano desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Sua finalidade é produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O SARESP está aberto à participação das redes municipais e escolas particulares por meio de adesão.
(http://www.educacao.sp.gov.br/projetos/saresp-2011)

Imagine que você é mãe/pai de um aluno e ao conhecer o índice Saresp das escolas de seu bairro, resolveu fazer um manifesto e decidiu divulgá-lo na sua comunidade. Esse manifesto deverá, necessariamente:

- evidenciar sua insatisfação pelos gestores da unidade escolar e justificando o motivo do baixo índice do Saresp;
e
- convocará os leitores a aderir à causa pela otimização de três projetos pedagógicos no contexto da socialização, adolescência e saúde



Proposta B-
Leia a fábula de Millor Fernandes, "O tamanho de um homem" (I), e a frase (II) atribuída ao comediante e ator Charles Chaplin, além de um trecho informativo (III) sobre Alexandre, rei da Macedônia:
I.
Diz-se que o Sátrapa oriental ganhou, de outro potentado, um corte de maravilhosa seda, rara e transparente. Chamou imediatamente o alfaiate da corte e perguntou-lhe o que podia fazer com tal fazenda. O alfaiate examinou bem a fazenda, mediu a fazenda, mediu o tirano e disse-lhe, contrafeito, que o pano não dava para mais do que um colete. O Sátrapa estranhou, mas não disse nada. Meses depois, viajando por uma província distante, levou consigo a fazenda e consultou célebre alfaiate da região. O homem examinou a peça e disse que com ela poderia fazer uma toga. O tirano pegou, então, a fazenda e, numa viagem que fez a um pais vizinho, consultou outro alfaiate. Este lhe disse que a fazenda dava para uma toga e um colete. Já excitado em sua curiosidade, o Sátrapa esperou uma viagem que fez para o ponto mais distante a que jamais viajara, um pais do Ocidente, que até então lhe era completamente hostil, e lá consultou também um famoso alfaiate. Este, depois de examinar rapidamente a seda, disse-lhe que com ela poderia fazer uma toga, uma túnica, um colete, vários lenços e um turbante. O tirano então não se conteve e perguntou:
- “Como se explica, ó mestre, que você com esse pano possa fazer tanto, se o alfaiate da minha corte, destro e competente como é, declarou-me que com ele não podia fazer mais do que um colete?”.
- “Ah”, respondeu então o alfaiate, - “é que, na sua terra, o senhor é um grande homem”.

Moral: De todos os homens que conheço, o mais sensato é o meu alfaiate. Cada vez que vou a ele, toma novamente as minhas medidas. Quanto aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu Tamanho. (George Bernard Shaw).

II. "Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais."


III. Alexandre, o Grande. Uma das personalidades mais fascinantes da história. Responsável pela construção de um dos maiores impérios que já existiu. Sua inteligência e gênio estratégico se tornaram lendários. Alguns de seus contemporâneos chegaram até a supor que ele fosse filho de Zeus, o líder dos deuses do Olimpo. (...)
Apesar de violento, Alexandre também era culto e sofisticado. Ele adquiriu uma sólida formação cultural graças às aulas que recebeu de Aristóteles, um dos maiores filósofos da Antigüidade. Aristóteles estudou na Academia de Platão, importante filósofo grego. Foi Filipe 2º quem confiou a educação de Alexandre aos cuidados de Aristóteles.


Imagine que você é Alexandre, O Grande e que no auge de suas conquistas decide escrever uma carta para seu professor Aristóteles. Nesta carta deverá:
- existir um agradecimento ao seu professor e a consequente participação deste em suas conquistas.
- Uma explicação, considerando a coletânea, que o torna digno (ou não) de seu adjetivo.



Proposta C-

Leia o trecho da nota emitida pelo grupo Bandeirantes lamentando a morte do seu funcionário Gelson Domingos, de 46 anos, morto em uma cobertura jornalista de risco:
"O repórter cinematográfico foi atingido no peito em pleno exercício da sua profissão na cobertura de uma operação da polícia na favela de Antares, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Ele chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento da região, mas não resistiu. (...)
A Bandeirantes toma todas as precauções para garantir a segurança de seus jornalistas nas coberturas diárias no Estado do Rio, mas infelizmente, Gelson foi vítima da violência que atinge inocentes todos os dias no Brasil.
O funcionário estava de colete à prova de balas – modelo permitido pelas Forças Armadas, sempre usados por profissionais da Band em situações como esta. Ele foi atingido por um tiro de fuzil, provavelmente disparado por um traficante. (...)"

Imagine que você é Alberto Jacob Filho, presidente da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-Rio), e se manifesta via uma nota lamentando a morte do jornalista em serviço. Você deve:
-Exigir das autoridades competentes a apuração das circunstâncias do homicídio
- Cobrar melhorias nas condições de trabalho para repórteres de cobertura de risco

___________________________________________________________________________________________

Bom, quem for prestar Unicamp é bacana escrever textos nessa brincadeira de interlocutor x locutor, pois, apesar do mistério em relação ao gênero, com certeza será cobrado

Quem quiser fazer alguma dessas propostas, pode postar aqui mesmo que procurarei corrigir. Um beijo pra quem é de beijo e um abraço pra quem é de abraço Wink

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos