Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A violência urbana

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1A violência urbana Empty A violência urbana Sex Nov 18, 2011 4:07 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Cidades sitiadas


A violência é um problema social que se instaura nos mais diversos pontos do globo terrestre. Diversos são os tipos de violência: a verbal, a física, a ideológica e a social. O Brasil enfrenta uma problemática de difícil solução: a disseminação da violência nas distintas camadas sociais e regiões geográficas.

Esse problema já foi abordado por muitos filósofos, entre eles destacam-se Hobbes e Rousseau. Para Hobbes, é inerente ao ser humano a ideia de luta por sobrevivência, machos brigando entre si pela fêmea e lutas por território, ações que culminam em atos de violência. Rousseau nega esse pensamento ao dizer que - "o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe" -, destacando que a origem da violência se daria no direito da propriedade. Karl Marx também aborda a violência ao dizer que é a "parteira da história".

No país, a violência urbana era associada às camadas menos favorecidas economicamente da sociedade. Contudo, ao passar dos anos, ela tem se instaurado nos mais diferentes níveis da sociedade. Jovens de classe média e classe média alta usando e abusando de entorpecentes e bebidas alcoólicas ou usando seus potentes carros como armas no trânsito ao promover rachas ou dirigirem embriagados.

Além disso, com o processo de favelização das grandes cidades, a violência física tem estado em níveis jamais vistos pela sociedade. Não são raros casos com bala perdida, como o recente acidente com o cinegrafista da rede Bandeirantes; excesso de força e armamento policial que podem culminar em acidentes como o do menino Juan, no Rio de Janeiro.

As cidades brasileiras estão verdadeiramente sitiadas. A desconfiança e o medo, infelizmente atormentam a sociedade e até menores de idade entram para esse mundo arriscado. Outra questão é a violência dentro das casas entre familiares. Muitas tragédias poderiam ser evitadas se o respeito imperasse nesses lares.

Em virtude disso, a sociedade e as autoridades devem trabalhar em conjunto para minimizar a problemática da violência urbana no país. E resgatando valores como o respeito, a tolerância e a cidadania, além de promover reformas na distribuição de renda e melhorar a inclusão social é que se conseguirá atingir um estado de coesão entre todas as pessoas.



Ulysses Fioresi.



Retornando ao fórum! Por favor, avaliem a redação e se possível atribuam uma nota simbólica. Grato desde já!

2A violência urbana Empty Re: A violência urbana Ter Nov 22, 2011 9:54 pm

evair

evair
Membros

Cidades sitiadas
(acho essa expressão clichê, talvez porque ela é muito batida - devido ao filme, ao livro da Clarice Lispector, às redações de mesmo título...)


A violência é um problema social que se instaura nos mais diversos pontos do globo terrestre. Diversos são os tipos de violência: a verbal, a física, a ideológica [(?) violência ideológica? ideologias podem ser um desencadeador de violência, mas veja o simples fato de uma pessoa ter uma ideologia não repercute, necessariamente, em uma agressão ao outro. A "ideologia" pode ser entendia em dois patamares: o neutro e o crítico. A semântica diz respeito aos conjuntos de ideias, concepções e pensamentos de uma pessoa ou determinado grupo, e que geralmente tem origem política. Já na segunda, é um pouco mais profunda, se refere as análises políticas e, como o nome sugere, crítica de uma realidade, onde é usada como ferramenta para manipulação de massa, porém, não por meio de força mas sim de convencimento, persuasão. É nessa semântica que Karl Marx, desenvolve o socialismo, mas esse é outro papo... Veja, que a "ideologia em si" não é uma violência, mas a sua imposição caracteriza uma violência dita: psicológica. Acho que essa era sua intenção inicial, certo?] e a social. O Brasil enfrenta uma problemática de difícil solução: a disseminação da violência [repara: período anterior:(...) dos tipos de violência, nesse período:como você generaliza o termo violência, não restringe de qual violência irá falar, subentende-se que violência= todos os tipos de violência. Porém, não são todos os tipos de violência que atingem camadas distintas, a violência social, por exemplo, é mais comum na camada mais pobre da sociedade - Faça uma restrição deixando elucidado dois pontos importantes: qual violência irá tratar e se ela atinge todas as camadas sociais, se é mais frequente em outra ou se é exclusiva de outra.] nas distintas camadas sociais e regiões geográficas.

Esse problema já foi abordado por muitos filósofos, entre eles destacam-se Hobbes e Rousseau. Para Hobbes, é inerente ao ser humano a ideia de luta por sobrevivência, machos brigando entre si pela fêmea e lutas por território, ações que culminam em atos de violência. Rousseau nega esse pensamento ao dizer que - "o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe" -, destacando que a origem da violência se daria no direito da propriedade. Karl Marx também aborda a violência ao dizer que é a "parteira da história". [ parágrafo expositivo. É perigoso (NÃO PROIBIDO) trabalhar argumentos antagônicos em um mesmo texto, porque de certa forma você anula uma argumentação favorável a sua tese- digo, se você quer convencer alguém de que azul é melhor que amarelo não faz sentindo explorar as qualidades do amarelo... Contudo se você preferir seguir por esse caminho, uma boa forma de desenvolver um texto abordando os dois lados da moeda é andar no linear da entonação: o amarelo é a cor do ouro, mas o azul é a cor do mar blábláblá e por isso melhor... Apesar de Rousseau considerar isso, Hobbes tinha tal pensamento que se justifica nisso e aquilo... Releia o parágrafo e veja que nesse parágrafo você expõe dois pensamentos, porém não utiliza nenhum dos dois a seu favor ou contra - por isso, dito expositivo. Use seu conhecimento para defender seu ponto de vista. belezinha?]

No país, a violência urbana era associada às camadas menos favorecidas economicamente da sociedade. Contudo, ao passar dos anos, ela tem se instaurado nos mais diferentes níveis da sociedade. Jovens de classe média e classe média alta usando e abusando de entorpecentes e bebidas alcoólicas ou usando seus potentes carros como armas no trânsito ao promover rachas ou dirigirem embriagados. - Só uma ressalva: esse é um contra-argumento à teoria do Rousseau; o meio, necessariamente, não induz à comportamentos- isso porque, nem todo pobre favelado é agressivo, ao mesmo tempo que um rico, cercado de luxo, pode ser ladrão. EU particularmente, acho que o Rousseau só não viajava mais do que o Kant...nossa.. fora de sério, o Kant era "genial" usava a lógica pra tentar provar a inexistência da lógica hahaha Mas esse é outro papo, que se dizer teremos outro dia Wink

Além disso, com o processo de favelização das grandes cidades, a violência física tem estado em níveis jamais vistos pela sociedade. Não são raros casos com bala perdida, como o recente acidente com o cinegrafista da rede Bandeirantes; excesso de força e armamento policial que podem culminar em acidentes como o do menino Juan, (que....não sei o que aconteceu com esse menino) no Rio de Janeiro.

As cidades brasileiras estão verdadeiramente sitiadas. A desconfiança e o medo, infelizmente atormentam a sociedade e até menores de idade entram para esse mundo arriscado. Outra questão é a violência dentro das casas entre familiares (redundante, pois a "violência dentro das casas" subentende-se violência entre familiares, porém, se você colocar só "dentro das casas" a oração pediria um complemento - no caso semântico, então, uma solução seria: violência doméstica, a violência entre familiares, que ocorre nos lares brasileiros entre outras possibilidades). Muitas tragédias poderiam ser evitadas se o respeito imperasse nesses lares.

Em virtude disso, a sociedade e as autoridades devem trabalhar em conjunto para minimizar a problemática da violência urbana no país. E resgatando valores como o respeito, a tolerância e a cidadania, além de promover reformas na distribuição de renda e melhorar a inclusão social é que se conseguirá atingir um estado de coesão entre todas as pessoas. (tá sem coerência, muitas ideias agregadas, falta pontuação ou articulação, tenta algo como isso:
Faz-se necessário o resgate de valores como o respeito, a tolerância e a cidadania para um melhor convívio social. Além disso, uma melhor distribuição de renda implicaria em uma maior inclusão social que, por sua vez, inibiria o aumento da criminalidade.)


Ulysses Fioresi.



Retornando ao fórum! Por favor, avaliem a redação e se possível atribuam uma nota simbólica 8. Grato desde já! De nada, perdão se tiver algum erro estou meio dormindo aqui, abraços parceiros.

3A violência urbana Empty Re: A violência urbana Qua Nov 23, 2011 10:55 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Evair, muito obrigado mesmo.

Nem sabia que existia livros ou filmes com "cidades sitiadas", mas é ótimo saber isso porque eu realmente uso muito os clichês.

Quanto ao tipo de violência ideológica que eu ressaltei era realmente a imposição de ideais a que me referia. Me expressei mal. Havia lido um texto que falava sobre isso e generalizei para "violência ideológica".

Observações excelentes Evair, mais uma vez meu muito obrigado!

Domingo agora farei uma prova de vestibular aqui onde a redação conta como metade da nota final. Por isso, vou ver se posto mais algumas aqui rsrsrsr'.

Valeu!

4A violência urbana Empty Re: A violência urbana Qua Nov 23, 2011 8:05 pm

evair

evair
Membros

O filme é Nova York sitiada, quanto ao livro o nome é o mesmo. Comentei pela expressão mesmo, pode até ser que um corretor não considere um clichê, mas melhor "prevenir do que remediar" hahaha.

Boa sorte no seu vestibular!

Tenho Fuvest domingão, e como essa primeira fase é mais perigosa que a segunda, tenho que tomar uns cuidados extras! Mas é isso aí...positive vibrations para nozes!

5A violência urbana Empty Re: A violência urbana Qui Nov 24, 2011 1:13 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Boto fé (y)'

Fuvest deve ser osso heein... =X'

Positive vibrations²

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» globalização e inseguranca urbana

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos