Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação ENEM nota 820. Onde eu errei?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Quindim


Membros

Bom pessoal, tirei 820 na redação do ENEM cujo tema era "Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado"...
Seria muito dizer que estou insatisfeito com a nota. Ao contrário, estou muito satisfeito de ter tirado 82% na redação. Porém, gostaria que vocês cometassem minha redação e apontassem o que pode ser melhorado pra que um dia, quem sabe, eu consiga um 100%.

Aí vai a redação:

TITULO: (Sem título, o ENEM não pede título.)


No século XXI, a tecnologia tornou-se algo comum e, por que não dizer, essencial na vida das pessoas. Através de um simples telefone celular somos capazes de assistir televisão, navegar em redes sociais e até mesmo acessar contas bancárias com o simples pressionar de um botão. Contudo, todas essas maravilhas do mundo contemporâneo trazem consigo algumas interrogações: Como levá-las a quem não as têm? Como evitar o mau uso? Como criar uma barreira entre o que é público e o que é privado?
Num mundo onde o acesso à rede passou a ser um direito fundamental do ser humano torna-se intolerável que algumas pessoas não o tenham. Para minimizar esse problema o governo federal em parceria com algumas ONGs criou alguns programas e inclusão digital. Programas esses que devem ser expandidos e aperfeiçoados a todo custo.
Devemos nos lembrar, no entando, dos mal-intencionados, que utilizando o anonimato de um pseudônimo, usam a rede como ferramenta para praticar crimes digitais, E-bullying e até mesmo falta de educação. Para tais, cabem medidas como a intesificação do rastreamento e severas punições que acarretariam na redução do mau-uso.
Resta ainda a questão da privacidade. O que fazer se um hacker americano, na comodidade de seu computador tem a capacidade de acessar dados pessoais no computador de um brasileiro? O investimento na formação de profissionais da área para trabalharem no aperfeiçoamento dos sistemas de segurança pessoal pode minimizar muito esse problema.
Sendo assim, com bons programas de inclusão digital, um maior sistema de rastreamento e punição aos mal-intecionados acompanhado de uma conscientização geral da população pode, a curto prazo, amenizar muito tais problemas, e a longo prazo, o investimento em eduação com valores éticos e morais. Afinal, como dizia Nelson Henderson; "a verdadeira essência da vida é plantas árvores sob cujas sombras não se espera sentar".



Desde já agradeço a todos.
Aguardo respostas.
Grato.
Daniel.

REDIJA MELHOR

REDIJA MELHOR
Membros

Caro amigo, Quindim
Em primeiro lugar, o teu texto está muito bom, tanto é que conseguistes uma nota muito boa e parabéns por isso. Como desejas melhorar e essa também é uma atitude louvável, eu me disponho a ajudar-te.
Bem, o que acredito que te tenha tirado pontos, foi o fato de não ter dado um destaque ao tema do texto, que era justamente " o limite entre o público e o privado". Tu colocastes outras questões como "inclusão digital", por exemplo. Isso pode ter sido interpretado pala banca examinadora como fuga do tema. Então, dessa forma, você teve menos linhas para escrever sobre o que realmente interessava. No mais, teu texto está bem coeso e coerente. Gostaria que tu fizesse parte do meu grupo de amigos no blog "redijamelhor.com" . Um abraço e mais uma vez, meus parabéns!

http://www.redijamelhor.blogspot.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos