Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A questão do lixo nas sociedades de consumo

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

O lixo nosso de cada dia


Comprar, consumir e jogar fora. Esse é o ciclo de muitos produtos que a raça humana utiliza. Seja eletrônicos, alimentos, material reciclável, lixo hospital ou material tóxico, tudo isso tem sua produção, seu manejo e seu descarte. E o homem se encontra presente em todos esses processos.

O século XXI é marcado pelo intenso consumo, motivado, principalmente, por corporações e pela mídia. A chamada obsolescência programada se faz presente de modo intenso na atualidade. Um produto é lançado e logo tem de ser substituído por outro mais moderno, mais novo, mais ostentável. Comprar virou hobby e uma atividade, considerada por muitos como relaxante.

Além disso, o descarte de materiais tóxicos, hospitalares, óleo de cozinha e tantos outros é feito de forma ineficaz no país. Rios estão cada vez mais poluídos, bem como a atmosfera,a água e o solo. Não é raro sair na mídia notícias de que além do próprio lixo que geramos, importamos lixo estrangeiro, como por exemplo, da Alemanha e mais recentemente, lixo hospitalar oriundo dos Estados Unidos.

Outra problemática que envolve o lixo é a dificuldade em se reciclar. Apesar do país ser recordista na reciclagem de alumínio, alguns outros materiais precisam de mais atenção. Além da falta de conscientização da população de que é necessário realizar a separação do lixo reciclável do lixo orgânico, a reciclagem encontra outras barreiras. Uma delas é o baixo efetivo de trabalhadores em cidades como a de São Paulo e outras metrópoles brasileiras.

Se por um lado a problemática envolvendo o lixo traz consequências desagradáveis ao meio ambiente, do ponto de vista social ainda cumpre o papel de sustentar muitas famílias. Lixões, aterros sanitários, indústrias de incineração e usinas de reciclagem são bons exemplos de espaços onde muitos dependem do lixo para sobreviver.

É necessário que sociedade baseie seu consumo na sustentabilidade. O uso dos três R's: reduzir, reutilizar e reciclar será importantíssimo para se enfrentar a problemática do lixo. Não jogar o óleo de cozinha no ralo da pia e descartar pilhas e baterias em postos de coleta também são atitudes simples que podem abrandar tais problemas. Além disso, o lixo deve ser tratado por parte das autoridades como uma questão sócio-ambiental, uma vez que ele é fonte de renda para muitas pessoas.


Ulysses Fioresi.

[Planck]³


Membros

Muito bom texto, ullysses. king

Só achei a redação um pouco inchada, devido ao excesso de parágrafos, mas nada que uma boa argumentação e uma exposição de fatos bem feita acoberte.

Você fez a conclusão perfeita (exceto pela falta de aspas no "R's"): colocou a ideia central, retomou alguns pontos do desenvolvimento e da introdução e "de quebra" ainda deu uma gama de agumentos em favor do que o lixo propõe à sociedade a não ser sujar. Ideia genial. Parabéns.


Abraços. Very Happy

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Mais uma vez meu muito obrigado Planck.


Eu ao ler novamente também vi isso, ficou muito inchado mesmo.

Valeu mais uma vez!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos