Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Corrigir redação ÉTICA JORNALÍSTICA

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Corrigir redação ÉTICA JORNALÍSTICA Empty Corrigir redação ÉTICA JORNALÍSTICA Qua Abr 18, 2012 11:53 am

Monique Pereira


Membros

Ao tratar da deontologia da comunicação, temos um conceito chave - bastante discutido por acadêmicos e formadores de opinião. Trata-se da ética da informação. Mas o que é ética para os jornalistas? É válido fazer uso de câmeras escondidas com o intuito de defender o interesse público? Até onde o jornalista deve e pode arriscar-se em nome da sua profissão e da sua responsabilidade social como um "contador de histórias"?

Ser ético, na concepção da comunicação, é ter compromisso com a veracidade dos fatos, mesmo que estes sejam contrários à política editorial do veículo onde este profissional atua. Além disso, é importante ressaltar, que ser ético é zelar por sua integridade física e moral. Esta deve voltar-se, também, para as pessoas inseridas no contexto noticioso (fontes de informação).

Uma prática corriqueira, atualmente, é o uso de câmeras escondidas em reportagens denominadas investigativas. Este artifício compromete o jornalista, ao mesmo tempo que traz status para este profissional, que ao divulgar algum escândalo ou abuso passa a ser considerado um herói.

De acordo com o Código Brasileiro de Jornalismo, o jornalista não pode fazer uso de câmeras escondidas para apuração de informações - ressalvados casos de extremo interesse público. Mas até onde vai o interesse do público e o do jornalista? A responsabilidade social inerente a ele deve, antes de tudo, primar por seus princípios e por sua segurança.

O disfarce de um jornalista vai até onde sua integridade e seus valores permitam. O interesse público deve estar sim em primeiro plano, mas junto com ele deve estar o interesse do jornalista.


P.S: Por favor, peço a ajuda de vcs. Esta é a redação para um concurso de jornalistas. Etica é um assunto frequente. Alguns termos utilizei baseado em uma prova discursiva. Ah e eles pediam que não colocasse título.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos