Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação ENEM 2007 - O desafio de conviver com a diferença

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

EdNash


Membros

Pensamento critico e respeito em primeiro plano.

As diferenças sociais e raciais são o novo entrave humano, contudo, não formam uma problematica nova. Geneticamente já está plenamente provado que somos seres de uma mesma espécie, contudo, ainda sobrevive ,para uma minoria, o velho estigma da superioridade, nascido em eras remotas e que vem à passos lentos sendo superado.

O ser humano há muito se utiliza do fator social para determinar as relações de poder. Podemos ver isso no Egito antigo, terra em que se utilizava força escrava estatal, na Grecia classica, em que só os donos de terras decidiam as leis para todos, por exemplo. Nesses tempos o ter condicionava o ser. Ainda que muito disso seja passado, ainda temos muito destas ideias enraizadas, ainda hoje é visivel a estratificação social, mulheres recebendo menos que homens na mesma função, negros tachados, indigenas vistos com pouco caso. Passados mais de 2 mil anos das sociedades referidas, temos ainda muitas ideias delas intocadas.

A evolução do pensamento humano é lenta nesse aspecto. A dificuldade é enorme , a aceitação de que a superioridade, qualquer que seja, é folclórica é algo duro à muitos. O problema ultrapassa a esfera lógica, é moral, e gera uma destruição irreparavel : A perda de talentos, em virtude dessa tola visão generalista.

A solução então passa por um profundo reestruturamento da educação básica, principalmente das matérias de senso crítico e ético, bem como aplicação de sanções duras a quem cometer qualquer tipo de discriminação. Não temos uma problemática nova, a discriminação sempre existiu na sociedade, contudo , ja passa o tempo de extingui-la. Enquanto houver pré-julgamento humano a evolução social humana nunca será plena.

Tema: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/2007/64.gif

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos