Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: Mecanização agrícola e os impactos na economia

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

FerMaster


Membros

Tema: Mecanização agrícola e os impactos na economia

Agricultura: o motor do mundo

O ser humano sempre buscou os caminhos mais fáceis para suprir suas necessidades e facilitar seu trabalho. Desde que foram criadas as máquinas para ajudar na agricultura, o campo nunca mais foi o mesmo. A produtividade não parou de crescer até hoje. Mas quais são os impactos na economia e na vida da população?
No Brasil a mecanização foi fortalecida a partir da década de 1970 com subsídios agrícolas do governo, em que muitos maquinários foram importados. O espaço agrário foi sendo modificado e foi abandonando aos poucos a tração animal e o trabalho árduo, já que a máquina ocupou este lugar. A produção agrícola aumentou consideravelmente, fato que fez aumentar as exportações e contribuiu para o crescimento da economia brasileira. Além disso o agricultor teve sua qualidade de vida melhorada, pois antes antes trabalhava pesado e depois a máquina passou a executar o trabalho de 100 pessoas, por exemplo.
Um fator decisivo foi o êxodo rural causado pelos processos de industrialização e urbanização. Essa migração fez a mão de obra ficar escassa no campo estimulando a mecanização. Outro grande problema é o desemprego estrutural. Os novos empregos criados demandam um profissional mais qualificado, que saiba operar as novas tecnologias, entretanto poucos possuem formação técnica.
O governo não deve somente incentivar a mecanização, mas sim a permanência das pessoas no campo através de uma educação melhor e direcionada para a área de atuação desses produtores ruais. A modernização não pode parar por falta de mão de obra. Este é um processo importante que além de fornecer empregos, garante alimentos suficientes para toda a população mundial.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos