Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Um esporte e duas crenças

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Um esporte e duas crenças	  Empty Um esporte e duas crenças Dom Set 23, 2012 7:03 am

Toledo


Membros

Um esporte e duas crenças

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2007.asp?img=01

Já se passaram sessenta anos desde a criação de Israel através da resolução das Nações Unidas de 1948. Ainda assim, conflitos persistem entre os dois povos que habitam o litoral leste do mediterrâneo: árabes e judeus. Não obstante as tentativas de órgãos internacionais, os dois povos nunca se entendem. A sucessão de acordos de paz fracassados evidenciam a necessidade de se buscar um novo caminho. O esporte pode ser a alternativa.

O Brasil foi um país escravocrata por quatro séculos. Essa mentalidade refletiu-se no incipiente futebol do início do século XX. Os times evitavam contratar negros para seus plantéis. Quando clubes como o Vasco da Gama resolveram apostar no talento desses jogadores, contribuíram para a aceitação social do negro. O preconceito não terminou, mas ações como essas permitiram mais tarde que atletas como Edson Arantes, conhecido mundialmente como Pelé, virasse ídolo nacional.

Esse fato histórico cria uma nova oportunidade para a tão buscada paz no Oriente Médio, mostrando que é possível romper barreiras extremamente antigas, como o preconceito racial no Brasil, através do esporte. Os times dessa região, qualquer que seja a modalidade, deveriam participar dessa busca, criando equipoes formadas tanto por árabes como por judeus. O espírito de equipe pode ser a chave para o fim dos conflitos. Dentro de campo, o adversário passa a ser a equipe que se enfrenta. Além disso, a própria torcida criará vínculos com jogadores dos dois povos.

Com seu poder de iunião, o esporte pode interromper conflitos. Foi através dele que o Santos F.C. de Pelé conseguiu parar uma guerra. Assim, percebe-se a potencialidade do esporte em acabar com essa longa guerra no Oriente Médio por meio da união de duas crenças em uma só: a crença no título.

2 Um esporte e duas crenças	  Empty Re: Um esporte e duas crenças Dom Set 23, 2012 9:46 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Leo, gostei da redação.
Tem tempo que eu ando postando aqui e ninguém comenta, (creio que não seja só eu), mas vou tentar fazer diferente., comentar a dos outros.

Eu sou um vestibulando também e sempre comento o que eu faria, sem às vezes , ter certeza se estou falando o certo.

Enfim, eu notei alguns deslizes pontuais que, na minha opinião, não comprometem o texto.

"Não obstante,"

Também acho que ficou vaga a ideia do Santos FC parar uma guerra. Me pareceu uma ideia solta no contexto do texto, porque não houve uma explicação. Apenas "jogou-se" a informação.


Enfim, eu daria uns 8,5 por aí.

Se puder e quiser contribuir nas minhas redações será muito bem vindo.
Obrigado!

3 Um esporte e duas crenças	  Empty Re: Um esporte e duas crenças Seg Set 24, 2012 9:49 pm

Toledo


Membros

Valeu pelas dicas Smile

"Não obstante" acho que está correto. Pelo menos é assim que vejo sendo escrito bounce

http://pt.wiktionary.org/wiki/n%C3%A3o_obstante

4 Um esporte e duas crenças	  Empty Re: Um esporte e duas crenças Sáb Set 29, 2012 9:53 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Sim, o "não obstante" está correto. O que chamei atenção foi para a vírgula. =)'

5 Um esporte e duas crenças	  Empty Re: Um esporte e duas crenças Dom Set 30, 2012 8:42 am

Toledo


Membros

Mas não tem vírgula cheers

6 Um esporte e duas crenças	  Empty Re: Um esporte e duas crenças Dom Set 30, 2012 7:29 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Justamente, devia ter. Na minha opinião. =)'

7 Um esporte e duas crenças	  Empty Re: Um esporte e duas crenças Seg Out 01, 2012 10:57 am

Toledo


Membros

"Não obstante" é um caso particular de conjunções.

Jogue no google e você verá como o usam.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos