A grande vitrine
O horário eleitoral gratuito na televisão e no radio é uma forma de acessibilizar e popularizar a apresentação e divulgação dos candidatos políticos para os cidadãos, porém,podem,muitas vezes,ser questionados a finalidade e meios utilizados.
Primeiramente, como em uma propaganda midiática os candidatos se apresentam na propaganda eleitoral como atraentes mercadorias, se valendo da seleção de qualidades,benefícios e artifícios lúdicos, tudo para atrair o publico, os votos.Assim, ocultando o real currículo e deixando em segundo plano a apresentação de suas propostas, como competência e estratégias realistas para alcança las.
Ainda, dispendiosos gastos do horário político que custam aos cofres públicos e mesmo aos candidatos,e m campanhas e marqueteiros, atenderiam ao fim político e democrático mais eficientemente ao serem investidos em efetivo caráter critico e consciente, promovendo debates e confrontos entre os candidatos tanto de eleição majoritária quanto das proporcionais,para que então os eleitores possam avaliá-los e compará-los.
Nesse aspecto, parafraseando Vera Chaia, o horário político é a grande vitrine, e como tal deve beneficiar igualmente os candidatos e os eleitores, sem desvalorizar a transparência e criticidade.O horário deve ser flexibilizado com uma perspectiva mais dinâmica,implementar o ponto de vista do cidadão,com inclusão de debates temáticos,alcançar outros meios públicos, fiscalização de excessos midiáticos,e estimular a conscientização dos deveres cidadãs na política.
O horário eleitoral gratuito na televisão e no radio é uma forma de acessibilizar e popularizar a apresentação e divulgação dos candidatos políticos para os cidadãos, porém,podem,muitas vezes,ser questionados a finalidade e meios utilizados.
Primeiramente, como em uma propaganda midiática os candidatos se apresentam na propaganda eleitoral como atraentes mercadorias, se valendo da seleção de qualidades,benefícios e artifícios lúdicos, tudo para atrair o publico, os votos.Assim, ocultando o real currículo e deixando em segundo plano a apresentação de suas propostas, como competência e estratégias realistas para alcança las.
Ainda, dispendiosos gastos do horário político que custam aos cofres públicos e mesmo aos candidatos,e m campanhas e marqueteiros, atenderiam ao fim político e democrático mais eficientemente ao serem investidos em efetivo caráter critico e consciente, promovendo debates e confrontos entre os candidatos tanto de eleição majoritária quanto das proporcionais,para que então os eleitores possam avaliá-los e compará-los.
Nesse aspecto, parafraseando Vera Chaia, o horário político é a grande vitrine, e como tal deve beneficiar igualmente os candidatos e os eleitores, sem desvalorizar a transparência e criticidade.O horário deve ser flexibilizado com uma perspectiva mais dinâmica,implementar o ponto de vista do cidadão,com inclusão de debates temáticos,alcançar outros meios públicos, fiscalização de excessos midiáticos,e estimular a conscientização dos deveres cidadãs na política.