Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: "O avanço das tecnologias no mundo contemporâneo e seus benefícios e/ou prejuízos para o homem, para a sociedade."

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

[Planck]³


Membros

E-voluir
Evoluir é uma característica recorrente durante todo o tempo histórico. Seja para melhor ou pior, o fato é que a evolução do ser humano e a co-evolução deste com o ambiente que o cerca é evidente e inerente. Sendo assim, o homem chega, no século XXI, a um paradigma social baseado na tecnologia e nos benefícios ou malefícios que esta traz à sociedade a qual enfrenta um dilema entre conviver ou renegar tudo que foi, a priori, projetado para suas necessidades.

Hegel, notável filósofo alemão do século XX, afirma que um grupo social é baseado em uma tese que a define. O atual grupo se conceitua como tecnológico e avançado nesse aspecto. Assim, a sociedade possui o suprimento de suas necessidades às vezes nem tão necessárias assim, é verdade. Cite-se como exemplo, a internet que possibilita o pagamento de contas on-line: é cômodo, mas não é necessário.

Dessa forma, frente ao Toyotismo, sistema econômico surgido na década de 80 e que rege a economia capitalista, os produtos se tornam obsoletos: é a obsoleidade programada gerada pelo progresso tecnológico. Tudo se torna atrasado, arcaico por haver novos produtos. O próprio Nietszche, psicólogo alemão, temia tal desenvolvimento robótico. Dissera ele que chegando ao atual nível tecnológico observaria-se uma maquinação social, uma troca de valores entre homem e máquina. Bem, isso não aconteceu, ainda...

Portanto, o progresso "high-tech" leva a mais benefícios que a prejuízos. Ter um produto e ser rodeado de tecnologia é um fator que torna o ser social integrado ao mundo que o cerca. Tal integração só é válida até o momento em que os valores humanos e ambientais são respeitados. Assim, a sustentabilidade atrelada a um equilíbrio com o progresso é inerente.

Mourette

Mourette
Membros

Evoluir é uma característica recorrente durante todo o tempo histórico. Seja para melhor ou pior, o fato é que a evolução do ser humano e a co-evolução deste com o ambiente que o cerca é evidente e inerente. Sendo assim, o homem chega, no século XXI, a um paradigma social baseado na tecnologia e nos benefícios ou malefícios que esta traz à sociedade, a qual enfrenta um dilema entre conviver ou renegar tudo que foi, a priori, projetado para suas necessidades.

Hegel, notável filósofo alemão do século XX, afirma que um grupo social é baseado em uma tese que a define. O atual grupo se conceitua como tecnológico e avançado nesse aspecto. Assim, a sociedade possui o suprimento de suas necessidades ,por vezes não tão necessárias assim, é verdade. Um dos exemplo é a internet, que possibilita o pagamento de contas on-line: é cômodo, mas não é necessário.


Dessa forma, frente ao Toyotismo, sistema econômico surgido na década de 80 e que rege a economia capitalista, os produtos se tornam obsoletos: é a obsolescẽncia programada gerada pelo progresso tecnológico. Tudo se torna atrasado, arcaico por haver novos produtos. O próprio Nietszche, psicólogo alemão, temia tal desenvolvimento robótico. ¹Dissera ele que chegando ao atual nível tecnológico observaria-se uma maquinação social, uma troca de valores entre homem e máquina. ²Bem, isso não aconteceu, ainda...

Em ¹, evite o uso so pretérito-mais-que-perfeito.Em², a parte destacada combina mais com artigos de opinião, textos em que o autor pode ousar mais e buscar um diálogo mais livre com leitor. Em dissertações, espera-se maior formalidade

¹Portanto, o progresso "high-tech" leva a mais benefícios que a prejuízos. Ter um produto e ser rodeado de tecnologia é um fator que torna o ser social integrado ao mundo que o cerca. Tal integração,no entanto só é válida até o momento em que os valores humanos e ambientais são respeitados. Assim, a sustentabilidade atrelada a um equilíbrio com o progresso é inerente.

Observe que o que foi afirmado é contrário ao que foi demonstrado no decorrer do texto,visto que você destacou mais os aspectos negativos dos avanços tecnológicos.



Comentários sobre o texto : Texto muito bom, Planck! Vejo que você está a cada dia melhorando sua escrita. Parabéns! Porém, faço uma ressalva. Achei , em alguns momentos, que você usou uma linguagem muito rebuscada . Atente-se quanto a isso, sobretudo se tratando do ENEM,que valoriza a clareza das ideias.


ps: Sabe uma forma de me agradecer por ter corrigido sua redação? Se você possui algum tipo de espiritualidade,fale baixinho ''o Mourão vai passar em medicina!!'' =)

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos