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Tema: A importância de os pais terem a capacidade de ensinar os filhos a lidar com o insucesso como meio de crescimento pessoal e passo fundamental para amenizar as frustrações da vida adulta.

2 participantes

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[Planck]³


Membros

A arte de fracassar.
“Nenhum homem é uma ilha”. As palavras do escritor inglês John Donnes sintetizam a relação homem-sociedade. Sendo assim, o insucesso em algum momento da vida não pode levar o homem a ser uma ilha isolada e individual. Os pais ou responsáveis devem ensinar os filhos a fracassar, pois isso é uma certeza na vida de qualquer pessoa. A relação do individual com o coletivo não só pode ser causa da falha como também sua solução.

A mítica frase popular “o que não mata engorda” deve estar recorrente na consciência das pessoas. O “engorda” da frase remete ao crescimento pessoal que se deve ter após uma frustração. Assim, como suas vidas estão passando por mudanças, os adolescentes são aqueles que mais sentem essa necessidade de amparo. É nesse momento que entram os pais com o intuito de ensinar que errar é comum e que a persistência e a determinação devem prevalecer.

Na sociedade capitalista a qual se vive, a competição é quase que uma lei. Dessa forma, aquilo que muitos anseiam é conseguido por poucos e o restante acaba frustrado. É assim que a sociedade cria potenciais depressivos. Pórem, como afirmara John Donne, o homem não se pode isolar como uma ilha, deve buscar motivação em seus amigos e familiares e nunca desistir de sua aspiração.

Portanto, uma das formas de se ter sucesso é fracassando. É certo que nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram tentaram. O ideal é não se abater. Os pais são peças inerentes nesse processo de amadurecimento e crescimento pessoal dos filhos ao os ensinar a arte da aceitação do fracasso e de uma possível superação.


Mais uma redação. Abraços. Very Happy

Mourette

Mourette
Membros

“Nenhum homem é uma ilha”. As palavras do escritor inglês John Donnes sintetizam a relação homem-sociedade. Sendo assim, o insucesso em algum momento da vida não pode levar o homem a sser uma ilha isolada e individual..[ a se isolar, tornando-se individualista.] Os pais ou responsáveis devem ensinar os filhos a fracassar, pois isso é uma certeza na vida de qualquer pessoa. A relação do individual com o coletivo não só pode ser causa da falha como também sua solução.

1º Parágrafo- Note o paradoxo que ocorre no trecho em vermelho. Não há como algo ser uma falha e uma solução ao mesmo tempo. Em situações diversas, dependendo do contexto, a afirmação faz sentido. Isso implica no uso de um conectivo que exprima adversidade.Logo, uma melhor substituição para o período seria : ''a relação do individual com o coletivo pode ser a causa da falha, mas também sua solução.''

A mítica frase popular “o que não mata engorda” ¹deve estar recorrente na consciência das pessoas. O “engorda” da frase Tal referência remete ao crescimento pessoal que se deve ter após uma frustração. Assim, como suas vidas estão passando por mudanças, os adolescentes são aqueles que mais sentem essa necessidade de amparo. É nesse momento que entram os pais com o intuito de ensinar que errar é comum e que a persistência e a determinação devem prevalecer.

2º Parágrafo: Ocorrência de imprecisão. Opte por : ''é recorrente na consciência da maioria das pessoas''

Na [ Em relação à ] sociedade capitalista a qual se vive [ na qual vivemos], a competição é quase que uma lei. Dessa forma, aquilo que muitos anseiam é conseguido por poucos e o restante acaba frustrado. É assim que a sociedade cria potenciais depressivos Pórem, como afirmara John Donne,o homem não se pode isolar como uma ilha, deve buscar motivação em seus amigos e familiares ,e nunca desistir de sua aspiração.


3º Parágrafo- Perceba que este parágrafo pouco trouxe de novo ao texto, repetindo a mesma argumentação do segundo, porém de uma forma mais generalizada. Ficaria legal se você partisse do geral para o particular, translocando esse parágrafo depois d a introdução, e o segundo seria o final do período deste, sendo que a relação pai-adolescente seria a exemplificação. Outra coisa, creio que a sociedade não cria depressivo, e sim a própria pessoa que se submete a um quadro depressão por não atingir o modelo louvado pela sociedade. A cobrança vem da sociedade, mas o indivíduo é livre para se adequar aos moldes propostos por ela.


¹Portanto, uma das formas de se ter sucesso é fracassando. ²É certo que nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram tentaram. O ideal é não se abater. [ Em relação ao desenvolvimento dos jovens],os pais são peças inerentes nesse processo de amadurecimento e crescimento pessoal dos filhos os ensinar[ ,ao ensiná-los] a arte da aceitação do fracasso e de uma possível superação.

Conclusão- ¹Faltou desenvolver esse final,mais ou menos assim :''portanto, uma das forma de se ter sucesso é aprender com erros''.² Achei um pouco ''encheção de linguiça'' aqui, rs.


Comentário sobre o texto : Na introdução, tudo indicava que você argumentaria sobre o processo de aprendizagem que os filhos passam. Esperava-se que você levantasse pontos a respeito, mas o que foi visto é que , na minha opinião, o texto ficou truncado e a argumentação ficou dando voltas, o que denota falta de gradação. No mais, gostei do uso das citações, o que enriquece demais o texto. Enfim, procure praticar mais e mais, que a perfeição chegará!





Competências avaliadas


Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.-> 2


Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.->1,0

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.->1,0

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.-> 2,0

Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.->1,0

TOTAL=7,0


Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular

[Planck]³


Membros

Mais uma vez, correção fantástica, Mourette. Apenas discordo de algo:

"... creio que a sociedade não cria depressivos, e sim a própria pessoa que se submete a um quadro depressão por não atingir o modelo louvado pela sociedade. A cobrança vem da sociedade, mas o indivíduo é livre para se adequar aos moldes propostos por ela."

Quando você afirma que a cobrança vem da sociedade, você implica, instantaneamente, a culpa que ela possui (em parte, é verdade) pela criação de potenciais depressivos. Há contradição sua em relação a isso.

Não estou dizendo que ela é culpada totalmente, mas sim, parcialmente. Lembre-se que a depressão não é uma condição, mas sim uma doença desencadeada por determinados fatores, dentre estes, a imposição de um padrão por parte da sociedade. Logo, ao impor um modelo, a sociedade tem sua parcela de culpa pelo próprio fato de impor. Enfim, o indivíduo, na condição de doente, não é livre, como você afirma, para se adequar aos moldes dela. O homem é que pensa que é livre... Mesmo um monge budista que se isola do mundo está suscetível à sociedade. Afinal, quem o fez se isolar foi a própria sociedade...

Enfim (agora é verdade...rsrsrs), é isso que penso. Obrigado pela correção, cara. Abração. Very Happy

Mourette

Mourette
Membros

Umm, entendi seu ponto de vista , meu caro, e concordo com ele =)

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