“Nenhum homem é uma ilha”. As palavras do escritor inglês John Donnes sintetizam a relação homem-sociedade. Sendo assim, o insucesso em algum momento da vida não pode levar o homem a sser uma ilha isolada e individual..[ a se isolar, tornando-se individualista.] Os pais ou responsáveis devem ensinar os filhos a fracassar, pois isso é uma certeza na vida de qualquer pessoa. A relação do individual com o coletivo não só pode ser causa da falha como também sua solução.
1º Parágrafo- Note o paradoxo que ocorre no trecho em vermelho. Não há como algo ser uma falha e uma solução ao mesmo tempo. Em situações diversas, dependendo do contexto, a afirmação faz sentido. Isso implica no uso de um conectivo que exprima adversidade.Logo, uma melhor substituição para o período seria : ''a relação do individual com o coletivo pode ser a causa da falha, mas também sua solução.''
A mítica frase popular “o que não mata engorda” ¹deve estar recorrente na consciência das pessoas. O “engorda” da frase Tal referência remete ao crescimento pessoal que se deve ter após uma frustração. Assim, como suas vidas estão passando por mudanças, os adolescentes são aqueles que mais sentem essa necessidade de amparo. É nesse momento que entram os pais com o intuito de ensinar que errar é comum e que a persistência e a determinação devem prevalecer.
2º Parágrafo: Ocorrência de imprecisão. Opte por : ''é recorrente na consciência da maioria das pessoas''
Na [ Em relação à ] sociedade capitalista a qual se vive [ na qual vivemos], a competição é quase que uma lei. Dessa forma, aquilo que muitos anseiam é conseguido por poucos e o restante acaba frustrado. É assim que a sociedade cria potenciais depressivos Pórem, como afirmara John Donne,o homem não se pode isolar como uma ilha, deve buscar motivação em seus amigos e familiares ,e nunca desistir de sua aspiração.
3º Parágrafo- Perceba que este parágrafo pouco trouxe de novo ao texto, repetindo a mesma argumentação do segundo, porém de uma forma mais generalizada. Ficaria legal se você partisse do geral para o particular, translocando esse parágrafo depois d a introdução, e o segundo seria o final do período deste, sendo que a relação pai-adolescente seria a exemplificação. Outra coisa, creio que a sociedade não cria depressivo, e sim a própria pessoa que se submete a um quadro depressão por não atingir o modelo louvado pela sociedade. A cobrança vem da sociedade, mas o indivíduo é livre para se adequar aos moldes propostos por ela.
¹Portanto, uma das formas de se ter sucesso é fracassando. ²É certo que nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram tentaram. O ideal é não se abater. [ Em relação ao desenvolvimento dos jovens],os pais são peças inerentes nesse processo de amadurecimento e crescimento pessoal dos filhos os ensinar[ ,ao ensiná-los] a arte da aceitação do fracasso e de uma possível superação.
Conclusão- ¹Faltou desenvolver esse final,mais ou menos assim :''portanto, uma das forma de se ter sucesso é aprender com erros''.² Achei um pouco ''encheção de linguiça'' aqui, rs.
Comentário sobre o texto : Na introdução, tudo indicava que você argumentaria sobre o processo de aprendizagem que os filhos passam. Esperava-se que você levantasse pontos a respeito, mas o que foi visto é que , na minha opinião, o texto ficou truncado e a argumentação ficou dando voltas, o que denota falta de gradação. No mais, gostei do uso das citações, o que enriquece demais o texto. Enfim, procure praticar mais e mais, que a perfeição chegará!
Competências avaliadas
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.-> 2
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.->1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.->1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.-> 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.->1,0
TOTAL=7,0
Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular