Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: O perfil do jovem do século XXI: Solitário? Solidário? Agressivo? Incoerente? Informado? Como é possível descrever essa geração?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

[Planck]³


Membros

Primeira lei de Newton
Os jovens precisam de um objetivo social e político que sane suas necessidades revolucionárias utópicas de mudar o mundo. Pensando nisso, durante toda a maior parte da história houve a reinvindicação de algo por parte dos adolescentes: desde a alta dos preços até o “impeachment” de um governante qualquer. Dessa forma, o perfil do jovem se molda de acordo com cada contexto social e há virtudes que são comuns a todos.

No Brasil e em grande parte do mundo, grande parte dos direitos pedidos por gerações passadas foram atendidos e, hoje, se vive no período da inércia. Assim, a chamada “geração y”, termo sociológico que inclui os nascidos na era digital, é bem informada em quantidade mas não em qualidade. Isso gera a superficialidade das informações expostas e a inércia já citada.

Sendo assim, o jovem do século XXI se torna incoerente em meio a uma gama de informações ao seu alcance. Porém, há boas características comuns que definem essa geração: a sua solidariedade. Parece que com a falta de grandes revoluções e a facilidade de disseminação de ideias a juventude se ocupa com campanhas sociais pela mesma via a qual a tornou inerte: a internet.

Pode-se depreender que o perfil dos jovens no século XXI é a mescla de várias virtudes e defeitos. Porém, a falta de “pelo quê lutar” os torna um tanto inertes e ávidos por uma luta. Assim, acredita-se que, quando necessitada, a maioria da massa jovem lutará a favor de um ideal, ou seja, o tom de mudança quando não se está satisfeito com algo é uma característica recorrente na grande parte das gerações de qualquer letra do alfabeto.


Corrijam, por favor. Abraços. Very Happy

Mourette

Mourette
Membros

Os jovens precisam de um objetivo social e político que sane suas necessidades revolucionárias utópicas de mudar o mundo. Pensando nisso, durante toda a maior parte da história ¹houve a reinvindicação de algo por parte dos adolescentes: ²desde a alta dos preços até o “impeachment” de um governante qualquer.Dessa forma, o perfil do jovem se molda de acordo com cada contexto social [,]e há virtudes que são comuns a todos.


No Brasil e em grande parte do mundo, grande parte dos direitos pedidos por gerações passadas foram atendidose, hoje, [.No entanto,hoje] se vive no período da inércia. Assim, a chamada “geração y”, t termo sociológico que inclui os nascidos na era digital, é bem informada em quantidade mas não em qualidade. Isso gera a superficialidade das informações expostas e a inércia já citada

Sendo assim, o jovem do século XXI se torna incoerente em meio a uma gama de informações ao seu alcance. . Porém, há boas características comuns que definem essa geração: a sua solidariedade. Parece que com a falta de grandes revoluções e a facilidade de disseminação de ideias a juventude se ocupa com ¹campanhas sociais ²pela mesma via a qual a tornou inerte: a internet.

Pode-se depreender que o perfil dos jovens no século XXI é a mescla de várias virtudes e defeitos. Porém, a falta de “pelo quê lutar” [motivos para se lutar] ¹os torna um tanto inertes e ávidos por uma luta Assim, acredita-se que, quando necessitada, a maioria da massa jovem lutará a favor de um ideal, ou seja, o tom de mudança quando não se está satisfeito com algo é uma característica recorrente na grande parte das gerações de qualquer letra do alfabeto.



Fala Planck, tudo bem. Além de sugerir mudanças em aspectos ortográficos e estruturais do texto, também darei uns 'pitacos' nas ideias, o que é muito para a discussão e aprimoramento do seu texto, ok?

1º Parágrafo- Gostei do tópico frasal já no início do texto, porém , no âmbito das ideias, não são todos os jovens aspirantes a revolucionários.E outra, tudo parte da utopia, do ousar naquilo que aparentemente é impossível. Podemos pensar também que essa sede de ousadia é inerente da juventude, e não há como ser modificado.// Em ¹, o período está vago// Em ²,houve uma incoerência, pois dá a entender que uma das reinvidicações da juventude já foi a alta dos preços, o que , de fato , não é verdade.Outra imprecisão, notada em ''governante qualquer''.


2º Parágrafo: No Brasil, e em todo o mundo, os direitos foram conquistados mediante muita luta, perseguições e mortes. Do jeito que você colocou, sugere ao leitor uma aparente facilidade, a qual nunca existiu. //Períodos explicativos podem vir entre parênteses.// Substitua o termo ''inércia já citada'' por ''apatia'' ou algum outro sinônimo.// Em relação a estruturação do texto, ao meu ver este parágrafo pecou por não apresentar uma argumentação concisa. Você não aprofundou nos porquês de correlacionar a apatia da juventude com sua afinidade pela internet.

3º Parágrafo: Imprecisão notada no primeiro período//Em ''Parece'', outra imprecisão. Evite-as// Grandes revoluções visam o interesse da coletividade, logo são campanhas sociais.// Mais uma vez faltou explicar o motivo dos jovens se tornarem inertes por causa da internet. Lembre-se : considere sempre o leitor como uma folha . Ela pode estar toda escrita, o que denota que ele já possui um conhecimento prévio do que você diz, e entende nas entrelinhas algumas omissões do autor, porém pode estar toda em branco, dando a entender que o leitor não sabe nada do que se trata. Portanto, parta do princípio de explicar bem sua argumentação.

4º Não é clichê usar conectivos de conclusão logo no início do último parágrafo. Note a incoerência, marcada pela antítese ''inertes e ávidos ''. Ao me ver , hoje, é mais que necessário a mobilização da juventudes em diversas campanhas sociais. Nós já somos solicitados, mas o desinteresse quanto as essas causas nos faz permanecer inertes. Por qual razão isso acontece. Seria necessário chegarmos à condição extrema vivenciada por jovens europeus para começar a se fazer algo?...// Falta da proposta à problemática.


Competências avaliadas


Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.-> 2


Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.->1,0

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.->1,0

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.-> 2,0

Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.->0,0

TOTAL=6,0


Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular

Mourette

Mourette
Membros

Outra coisa a se mencionar. O motivo do título não ficou claro ao longo do texto. No mais , é isso, espero ver melhoras significativas sua, cara!

Um abraço

[Planck]³


Membros

Que correção fantástica, Mourette. Você faz curso de letras ou algo do tipo ? Muito boa a correção e concordo com boa parte dela.

Quanto ao título: a primeira lei de Newton é a lei da inércia ou tendência que um corpo possui de perpetuar seu equilíbrio na física clássica... Razz

Prometo que melhorarei, prometo mesmo...

Abraços, e rumo à nota máxima da redação. Very Happy

Mourette

Mourette
Membros

Fala Planck! Fiz não cara, só estou me esforçar nas correções, assim como todos se esforçam para escrever!


Um abraço! e rumo à nota máxima, vamo que a gente consegue!!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos