Os jovens precisam de um objetivo social e político que sane suas necessidades revolucionárias utópicas de mudar o mundo. Pensando nisso, durante toda a maior parte da história ¹houve a reinvindicação de algo por parte dos adolescentes: ²desde a alta dos preços até o “impeachment” de um governante qualquer.Dessa forma, o perfil do jovem se molda de acordo com cada contexto social [,]e há virtudes que são comuns a todos.
No Brasil e em grande parte do mundo, grande parte dos direitos pedidos por gerações passadas foram atendidose, hoje, [.No entanto,hoje] se vive no período da inércia. Assim, a chamada “geração y”, t termo sociológico que inclui os nascidos na era digital, é bem informada em quantidade mas não em qualidade. Isso gera a superficialidade das informações expostas e a inércia já citada
Sendo assim, o jovem do século XXI se torna incoerente em meio a uma gama de informações ao seu alcance. . Porém, há boas características comuns que definem essa geração: a sua solidariedade. Parece que com a falta de grandes revoluções e a facilidade de disseminação de ideias a juventude se ocupa com ¹campanhas sociais ²pela mesma via a qual a tornou inerte: a internet.
Pode-se depreender que o perfil dos jovens no século XXI é a mescla de várias virtudes e defeitos. Porém, a falta de “pelo quê lutar” [motivos para se lutar] ¹os torna um tanto inertes e ávidos por uma luta Assim, acredita-se que, quando necessitada, a maioria da massa jovem lutará a favor de um ideal, ou seja, o tom de mudança quando não se está satisfeito com algo é uma característica recorrente na grande parte das gerações de qualquer letra do alfabeto.
Fala Planck, tudo bem. Além de sugerir mudanças em aspectos ortográficos e estruturais do texto, também darei uns 'pitacos' nas ideias, o que é muito para a discussão e aprimoramento do seu texto, ok?
1º Parágrafo- Gostei do tópico frasal já no início do texto, porém , no âmbito das ideias, não são todos os jovens aspirantes a revolucionários.E outra, tudo parte da utopia, do ousar naquilo que aparentemente é impossível. Podemos pensar também que essa sede de ousadia é inerente da juventude, e não há como ser modificado.// Em ¹, o período está vago// Em ²,houve uma incoerência, pois dá a entender que uma das reinvidicações da juventude já foi a alta dos preços, o que , de fato , não é verdade.Outra imprecisão, notada em ''governante qualquer''.
2º Parágrafo: No Brasil, e em todo o mundo, os direitos foram conquistados mediante muita luta, perseguições e mortes. Do jeito que você colocou, sugere ao leitor uma aparente facilidade, a qual nunca existiu. //Períodos explicativos podem vir entre parênteses.// Substitua o termo ''inércia já citada'' por ''apatia'' ou algum outro sinônimo.// Em relação a estruturação do texto, ao meu ver este parágrafo pecou por não apresentar uma argumentação concisa. Você não aprofundou nos porquês de correlacionar a apatia da juventude com sua afinidade pela internet.
3º Parágrafo: Imprecisão notada no primeiro período//Em ''Parece'', outra imprecisão. Evite-as// Grandes revoluções visam o interesse da coletividade, logo são campanhas sociais.// Mais uma vez faltou explicar o motivo dos jovens se tornarem inertes por causa da internet. Lembre-se : considere sempre o leitor como uma folha . Ela pode estar toda escrita, o que denota que ele já possui um conhecimento prévio do que você diz, e entende nas entrelinhas algumas omissões do autor, porém pode estar toda em branco, dando a entender que o leitor não sabe nada do que se trata. Portanto, parta do princípio de explicar bem sua argumentação.
4º Não é clichê usar conectivos de conclusão logo no início do último parágrafo. Note a incoerência, marcada pela antítese ''inertes e ávidos ''. Ao me ver , hoje, é mais que necessário a mobilização da juventudes em diversas campanhas sociais. Nós já somos solicitados, mas o desinteresse quanto as essas causas nos faz permanecer inertes. Por qual razão isso acontece. Seria necessário chegarmos à condição extrema vivenciada por jovens europeus para começar a se fazer algo?...// Falta da proposta à problemática.
Competências avaliadas
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.-> 2
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.->1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.->1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.-> 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.->0,0
TOTAL=6,0
Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom
Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular