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Tema: SISTEMAS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

2 participantes

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bruna costa1


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Inicia-se mais uma vez a tentativa do governo de diminuir a desigualdade ocorrida no País, a Política das Cotas foi aplicada desde 2012, com o objetivo de criar oportunidades para variados tipos de pessoas, sejam elas de baixa renda ou pretos, pardos ou índios ou até mesmo estudantes de escolas públicas de poderem cursar um ensino superior em universidades públicas, porém esse sistema estaria realmente diminuindo o preconceito no país?
Vários fatores fazem com que este plano governamental não der certo, um deles seria a "burlação" aos pais ou responsáveis de alunos e aos próprios alunos de escolas particulares que ficam privados de participar de qualquer tipo de cotas, com exceção aos deficientes, ou seja, todo o investimento em escolas particulares agora não auxilia mais em vestibulares, pois os estudantes de escolas públicas entram na faculdade de uma maneira mais fácil que os estudantes de escolas particulares, o que causa uma desigualdade muito maior que o ocorrido antes das cotas. Outro fator seria a quebrado objetivo principal dos vestibulares, o que seria uma prova para selecionar os melhores alunos, agora não passa de uma divisão de vagas por classes, visto que alunos bons ficaram de fora das universidades públicas para ceder sua vaga à um cotista.
Logo, podemos confirmar que o sistema de cotas adotado pelo governo apenas tenta esconder o mal investimento do governo para com os alunos de escolas públicas, sem contar as cotas raciais que não auxiliam de nenhuma forma a diminuição do racismo no Brasil, fazendo assim, com que o Brasil se torne um país dividido entre Pretos e Brancos e Pobres e Ricos.

De 0 a 30 pontos de acordo com estes critérios:
1) estrutura: 6,00 pontos;
2) ortografia e pontuação: 5,00 pontos;
3) sintaxe: 5,00 pontos;
4) coesão e coerência: 6,00 pontos;
5) conteúdo, profundidade e reflexão: 8,00 pontos;
6) penalidades deduzidas do total da pontuação obtida:
6.1) ausência de título: desconto de 1,00 ponto;
6.2) fuga parcial ao tema: desconto de 10,00 pontos; desde já, Obrigado por ler

[Planck]³


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Inicia-se mais uma vez a tentativa do governo de diminuir a desigualdade ocorrida no País, a Política das Cotas foi aplicada desde 2012, com o objetivo de criar oportunidades para variados tipos de pessoas, sejam elas de baixa renda ou pretos, pardos ou índios ou até mesmo estudantes de escolas públicas de poderem cursar um ensino superior em universidades públicas, porém esse sistema estaria realmente diminuindo o preconceito no país? [Não acho interessante iniciar seu texto com uma pergunta. Não vejo explícita a sua tese, seu tópico frasal. Porém, achei a exposição dos argumentos bem feita: a oportunidade dada pelo governo federal aos estudantes menos favorecidos e o colocar "em cheque" a credibilidade disso ao perguntar se isso diminuio o preconceito.]
Vários fatores fazem com que este plano governamental não der certo, um deles seria a "burlação" aos pais ou responsáveis de alunos e aos próprios alunos de escolas particulares que ficam privados de participar de qualquer tipo de cotas, com exceção aos deficientes, ou seja, todo o investimento em escolas particulares agora não auxilia mais em vestibulares, pois os estudantes de escolas públicas entram na faculdade de uma maneira mais fácil que os estudantes de escolas particulares, o que causa uma desigualdade muito maior que o ocorrido antes das cotas.[Concordo. O governo, ao tentar igualar, está desigualando mais ainda.]

Outro fator seria a quebrado [?] objetivo principal dos vestibulares, o que seria uma prova para selecionar os melhores alunos, agora não passa de uma divisão de vagas por classes, visto que alunos bons ficaram de fora das universidades públicas para ceder sua vaga à um cotista. [Visão muito radical. Aqui, você disse que todos os cotistas são piores que os não cotistas. Isso não é verdade apesar disso ocorrer com frequência. Os cotistas são vítimas, assim como os não cotistas de uma política mal feita e mal planejada da educação brasileira.]

Logo, podemos confirmar que o sistema de cotas adotado pelo governo apenas tenta esconder o mal investimento do governo para com os alunos de escolas públicas, sem contar as cotas raciais que não auxiliam de nenhuma forma a diminuição do racismo no Brasil, fazendo assim, com que o Brasil se torne um país dividido entre Pretos e Brancos e Pobres e Ricos. [Gostei da conclusão. Não há intervenção social, porém vc joga informações que são fatos, de fato. Razz Vc concluio o texto, não perdendo ponto por estrutura, mas, com a intervenção bem feita, vc ganharia mais pontos.]

Não me pergunte sobre nota, por favor. A nota da redação é uma das coisas mais subjetivas que conheço... Enfim, espero ter ajudado com minhas opiniões. Very Happy

bruna costa1


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Nossa, muito muito obrigada mesmo, ajudou muito. é meu primeiro ano de vestibular e eu nunca tinha tido antes uma opnião diferente do meu proffesor de escola, valeu mesmo Very Happy

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