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TEMA: Sistema de Cotas nas Universidades públicas

2 participantes

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[Planck]³


Membros

A cota na conta do governo
As diferenças ideológicas, sociais ou individuais sempre irão existir e, com estas, o preconceito. Ao existir a escola ''dos pobres'' e a escola "dos ricos'', há a necessidade de criação de vagas para cotistas. É o chamado sistema de cotas nas universidades públicas.

A precariedade da educação média e fundamental das escolas públicas brasileiras é de fato ridícula para um país com a 6ª maior economia do mundo. E isso é refletido no sistema de cotas, ou seja, a deficiência na educação pública cria a necessidade da criação das cotas, pois sem elas o ingresso no ensino superior para esses estudantes seria bem mais complicada.

O ideal seria que todos tivessem a oportunidade de estudar em uma boa escola. O ideal, mas não o real. O investimento federal nas escolas deve ser ainda maior. Tal investimento deve conter não só livros e a infraestrutura adequada, mas também criar a consciência nos estudantes de que o estudo é inerente na formação de um ser humano. Para isso, o uso de campanhas e palestras devem ser efetivados.

Portanto, o sistema de cotas é uma invenção do governo para tentar encobrir o erro da educação precária e de má qualidade. Um maior investimento e a conscientização dos alunos fará das cotas uma estória a ser contada nos livros de história.


Mais uma vez, galera, uma redação para a avaliação de vocês. Abraços. Very Happy

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Muito bom Planck, mas eu particularmente não entendi uma coisa: você é a favor ou contra as cotas? Porque pelo que pude extrair do texto, me pareceu que apesar do ensino ruim e tal, essa tal "invenção do governo" que tenta encobrir o erro da educação não está claramente exposto se é necessário ou não na atualidade. Enfim, lendo eu (talvez por minha falha na interpretação) não consegui saber se você é ou não a favor da permanência de cotas enquanto essa defasagem na educação persistir.

Além disso, notei um pequeno errinho de concordância:

o ingresso no ensino superior para esses estudantes seria bem mais complicada.


Ao meu ver deveria ser complicado, já que concorda com "o ingresso".

Poderia ter abordado também a má remuneração de professores, eu acho que pior do que ter péssima infraestrutura ou livros didáticos é ter professores que pouco se importam com o aprendizado efetivo dos alunos ou pouco investem nessa formação acadêmica (tudo isso motivado pelos baixos salários e condições de trabalho).

Enfim, gostei muito do seu texto apesar de eu ser totalmente a favor das cotas rsrsrsrs'. Se possível, continue avaliando minhas redações também, preciso muito. Valeu e bom dia!

[Planck]³


Membros

Muito boa a avaliação, ulyssessaf. Ainda mais vinda de um bom redator como você.

Eu sou totalmente contra as cotas. Penso que pelo fato de eu ser contra as cotas eu, sem querer, fiquei em cima do muro e isso não é bom em uma redação.

Poderia ter abordado também a má remuneração de professores, eu acho que pior do que ter péssima infraestrutura ou livros didáticos é ter professores que pouco se importam com o aprendizado efetivo dos alunos ou pouco investem nessa formação acadêmica (tudo isso motivado pelos baixos salários e condições de trabalho).

Não concordo. Pelo fato de eu viver isso na realidade. Sou filho e já dei aulas particulares para pessoas que estão ligadas às escolas públicas e penso que mesmo se os professores, na atual condição em que se encontram, ganhassem 40 mil por mês (que exagero... Razz) a educação brasileira não seria muito diferente.

Sabe o que seria efetivo ? Aquilo que fizeram na Finlândia na década de 1970: eles simplesmente obrigaram os professores a se qualificarem, ou seja, tornaram a profissão de professor como sendo uma profissão de excelência, como um médico ou um advogado. Professor, nesse país nórdico, só é professor de fato com, no mínimo, um mestrado e olhe lá.

O salário seria uma consequência, já que qualidade profissional exigiria também qualidade salarial. Percebe ? Claro que a adaptação brasileira exigiria tempo e "matéria-prima" para efetivar esse processo. Ainda tomando a Finlândia como exemplo, este país só colheu os frutos agora, mais de 30 anos depois, com uma tecnologia em desenvolvimento constante e com uma qualidade de vida excepcional para a população.

Foi mal, me empolguei... rsrsrssr

Enfim, obrigado pela observação do erro grotesco da concordância nominal. Falta de atenção...afff

Abração, ulyssessaf. Very Happy

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Rsrsrsr tranquilo Planck, tem razão mesmo sobre o lance da Finlândia...

Abraços.'

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