Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sistema de cotas

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Sistema de cotas Empty Sistema de cotas Seg Out 17, 2011 5:01 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

O sistema de cotas: mocinho ou vilão?

A universidade é, hoje em dia, um grande avanço na vida acadêmica de cada indivíduo, e alguns fatores contribuem para uma maior facilidade na inserção dos mesmos. O sistema de cotas é um tema polêmico e amplamente discutido pela sociedade civil e também nos órgãos públicos do país.

Tal sistema evidencia uma desvantagem que certos alunos possuem em determinados aspectos, sejam eles de ordem econômica e/ou social, além da questão racial. Algumas instituições de ensino superior utilizam as cotas sociais para equiparar e universalizar o ensino, uma vez que a situação das escolas públicas no país é precária.

Além disso, há também a polêmica cota racial, que se justificaria pela história de sofrimento e repressão aos negros. Essa proposta enfoca justamente as consequências sociais que anos de escravatura trazem para a atualidade. Contudo, esse direito às cotas esbarra justamente na questão de igualdade.

É fato que os negros e estudantes de escolas públicas, de forma geral, estão em desvantagens, se comparados à alunos de escolas particulares. Contudo, o que deve ser realizado no país é uma ampla reforma na educação, com reconhecimento acerca dos professores e profissionais da educação, melhor infraestrutura das escolas e uma valorização da escola pública, que "resolveria o problema pela raiz" e não "mascararia" o grave problema que é a educação pública no Brasil.

Ulysses Fioresi.


Obs: Aquele esquema gente, espero correção e nota.
Abraço a todos!

2Sistema de cotas Empty Re: Sistema de cotas Seg Out 17, 2011 9:53 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Só algumas observações:

1) Nesse caso, eu colocaria uma preposição com um artigo:

"...há também a polêmica da (de+a) cota racial..."

2) Não gostei do título. Então, não dê muita credibilidade a esse comentário meu, afinal ele é subjetivo demais.

Cara, o texto ficou muito bom.

NOTA: 8,5

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

3Sistema de cotas Empty Re: Sistema de cotas Ter Out 18, 2011 8:10 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Valeu Kelvin, confesso que eu também fiquei meio assim quando pus o título, ficou meio clichê.

Muito obrigado!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos