Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Por favor, avaliem minha redação!

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Por favor, avaliem minha redação! Empty Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 12:26 am

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Bom... eu fiz uma redação maloca aqui, fiz ela meio corrida. Assim, não sei se ficou boa. Por isso, peço que me ajudem a encontrar meus erros e/ou requintar mais ainda meu texto.

TEMA: O trabalho na construção da dignidade humana - tema redacional do ENEM 2010

Vamos lá:

Futuro do trabalhador brasileiro

Já dizia Adam Smith, célebre economista do Iluminismo, que "o trabalho é a fonte de riqueza da humanidade". Essa frase que explicita o principal alicerce do regime capitalista, apesar de sua extrema importância, mostra-se irreconhecida por grande parte da população brasileira ao desvalorizar o trabalhador.
Durante o Antigo Regime, a sociedade feudal era sustentada pelo terceiro estado, composto por burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos. Esse estamento, mesmo depois das Revoluções Liberais do século XIX, não recebeu seu devido valor, especialmente, pela alta burguesia. Classe social esta que, inicialmente, encontrava-se aliada à força do proletariado e campesinato da época. Fato esse observado no contexto da Revolução Industrial, no qual capitalistas super-exploravam a mão-de-obra disponível com o intuito de maximizarem seus lucros. Então, muitos trabalhadores eram submetidos a maus tratos e longas jornadas de trabalho, a fim de garantirem seus míseros salários para sua subsistência.
No Brasil, infelizmente, essa situação não é muito diferente em vários locais, como, por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste do país, onde há, ainda, casos de patrões que mantêm seus empregados sob condições semelhantes às do período feudal. Esses trabalhadores aparecem "presos" à terra, visto que os tais dependem das propriedades de seus "suseranos" para sobreviverem.
Portanto, observa-se que é imprescindível a existência de uma rígida fiscalização e de uma legislação eficiente e pouco burocrática que estabeleça o reconhecimento e a valorização dos direitos trabalhistas desses cidadãos brasileiros.

Eu iria colocar também como proposta de intervenção a necessidade de se educar mais a população do Brasil. Mas, vocês sabem, é difícil fazer um texto "caber" certinho em 30 linhas (...).

Mas, aí está minha redação!

Falou!

Very Happy

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

2Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 1:00 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Podem "soltar mesmo o verbo" sobre minha redação. Incrível, eu não consigo ter boa criatividade e redigir uns textos "geniais". Queria ser como o Mourette, nesse caso!

xP

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

3Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 1:07 pm

Euclides


Membros

Caro Kelvin,

em minha opinião houve total fuga do tema. Você escreveu sobre as relações e condições de trabalho de um ponto de vista histórico e o tema remete à relação entre o trabalho e a dignidade humana, ou seja, como o trabalho é fator dignificante para a pessoa humana. O trabalho como valor dignificante em si.

4Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 1:18 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Nossa!

affraid

Alguém concorda com o Euclides?

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

5Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 4:00 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Kelvin, é verdade! Você se preocupou em ‘mostrar’ as relações e características do trabalho outrora e hoje, quando vc deveria abordar o quão importante ele é na construção das sociedades ou como está explícito, na construção da dignidade.
Poderia ate manter sua conclusão, mas faltou abordar o que o tema pedia.

Agora, analisando o texto, algumas coisa tenho a dizer

Durante o Antigo Regime, a sociedade feudal era sustentada pelo terceiro estado, composto por burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos. Esse estamento, mesmo depois das Revoluções Liberais do século XIX, não recebeu seu devido valor, especialmente, pela alta burguesia
A alta burguesia também era integrante do terceiro estamento. Como ela não daria valor para si mesma? Eu entedi o que quis dizer, mas o usando estamento vc generaliza.

___
*superexploravam

*Suserania e vassalagem eram relações entre nobres, em que suserano era o que recebia a terra. Por ser nobre, obviamente não dependia da terra doada para sobreviver. Já que fez uma comparação utilize senhor feudal (senhor feudal/servos)

*Subjetividade: (...) não recebeu seu devido valor(...), (...) seus míseros salários(...)

Apesar desses deslizes, ficou um boa redação desconsiderando a questão do tema.

6Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 4:11 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Cara, suserania também pode se referir a senhor feudal. Eu estou ligado desse lance! Pelo que sei, essa relação de suserania e vassalagem tinha o título mais comum entre os nobres, mas podia ser aplicada a servos e senhores.

Quanto ao superexploravam, eu utilizei a antiga norma mesmo, super-exploravam.

É verdade aquele lance da alta burguesia. Mas, depois eu não expliquei, dizendo que ela estava aliada ao camponeses e trabalhadores urbanos? Além disso, eu acho que deixei muito pouco detalhado. Mas, quem sabe das Revoluções Liberais do século XIX, sabe que a alta burguesia se "separou" do terceiro estado.

Veja todo o contexto:

"...a sociedade feudal era sustentada pelo terceiro estado, composto por burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos. Esse estamento, mesmo depois das Revoluções Liberais do século XIX, não recebeu seu devido valor, especialmente, pela alta burguesia. Classe social esta que, inicialmente, encontrava-se aliada à força do proletariado e campesinato da época."

Hun... verdade esse lance da subjetividade. Caramba, que droga de texto!

Mad

Valeu pela opinião, valeu mesmo!

Mas, o que você pensa sobre isso que te falei?



Última edição por Kelvin Brayan em Ter Ago 30, 2011 4:16 pm, editado 1 vez(es)

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

7Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 4:14 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Vou fazer outro texto depois! Esse ficou uma droga!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

8Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 6:03 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Sim, vc explica, mas veja que esta palavra (estamento) põe tudo em um 'mesmo saco' novamente.
se vc trocasse por uma palavra que só se referisse à baixa e media burguesia, camponeses e trabalhadores em geral ficaria mais claro.

"...a sociedade feudal era sustentada pelo terceiro estado, composto por burgueses (alto, médio e baixo), camponeses e trabalhadores urbanos. Esse estamento (terceiro), mesmo depois das Revoluções Liberais do século XIX, não recebeu seu devido valor, especialmente, pela alta burguesia. Classe social esta que, inicialmente, encontrava-se aliada à força do proletariado e campesinato da época."

Sugestão:
...a sociedade feudal era sustentada pelo terceiro estado, composto por burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.A alta burguesia, inicialmente, parte deste terceiro estamento, após as Revoluções Liberais do século XIX voltou-se aos seus próprios interesses.

Quanto a suserania não disse não se referia aos senhores feudais, mas, sim que, esses senhores feudais/suseranos (com mais poder) doava terras a outros senhores feudais/vassalos (com menos poder). Agora, não sei dizer se um servo podia ser um vassalo. Mesmo que pudesse, no seu texto vc quis passar a ideia de dependência da terra para sobreviver, e neste caso o mais adequado seria dizer que esses servos/camponeses eram dependentes. A vassalagem devia fidelidade aos seus suseranos, mas não ao ponto de depender pra sobreviver. Na maioria das vezes, esses vassalos eram suseranos de outros nobres senhores feudais que tinha em seu feudo servos também



Última edição por Maikon Augusto F. em Ter Ago 30, 2011 6:27 pm, editado 1 vez(es)

9Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 6:17 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

O principal suserano era o Rei (nobre). Esse Rei poderia doar terras a outro senhor feudal (nobre) e, neste caso, este senhor feudal seria vassalo do rei.
Este mesmo senhor feudal(vassalo do rei) poderia doar terras a outro nobre senhor feudal (menos poderoso), configurando (o vassalo do rei) o 'título' se suserano deste último senhor feudal que agora é vassalo. Essa vassalagem chegava até aos cavaleiros. Aos servos eu não sei. Vc confirma isso? Fiquei querendo saber agora!

10Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Ter Ago 30, 2011 10:30 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Então, essa relação de suserania e vassalagem era inerente dos nobres. Mas, suserano significa senhor, dono. Por isso, utilizei a palavra suserano, até porque acho ela mais "bonita" do que senhor,kkk.

Também não sei lhe dizer se havia "servos" suseranos. Isso parece ser contraditório. O que eu quis dizer é que usei o termo suserano como sinônimo de senhor e não no sentido específico do termo.

É ficou uma droga mesmo esse texto!

Isso me desanimou bastante, vou ver se recupero o "pique"!

Falou! E Valeu!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

11Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Qua Ago 31, 2011 11:23 am

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Não..., mas é bom quando dúvidas como estas surgem. Eu também não imaginava ver tantos erros de pontuação na redação que fiz. Isso me fez voltar aos livros.
Não podemos desanimar. Temos menos de dois meses pra aprimorar nossas redações.

12Por favor, avaliem minha redação! Empty Re: Por favor, avaliem minha redação! Qua Ago 31, 2011 12:10 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Por isso, vamos redigir mais textos e mais textos!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos