Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Analisem meu texto

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Analisem meu texto Empty Analisem meu texto Seg Jul 04, 2011 12:48 pm

Tiago Reis

Tiago Reis
Admin
Admin

Tive que fazer um texto relatando os problemas da educação referentes a:
-Família;
-Estrutura da Escola;
-Em relação ao Aluno;
-Em relação ao Professor;
-Em relação a Metodologia.

Esse texto seria mais uma Análise Crítica, onde há a exposição de nosso ponto de vista.
Acho que vou criar uma categoria assim, o que acham? (Análise Crítica, Resenhas.... essas coisas)

Fica aí:

Não só o educador deve se mostrar como agente da prática de mudança no ato de ensinar, como também todo e qualquer trabalhador deve ter participação ativa no processo de execução de sua cidadania, tornando-se agentes críticos, com capacidades de optar, sugerir, discordar, refletir e possibilitar melhorias na qualidade de vida na qual estejam submetidos. No entanto, alguns fatores podem tornar a educação uma verdadeira batalha, devido as influências que muitas vezes são determinantes no processo de aprendizagem.

A família tem um papel muito importante na vida educacional de um indivíduo, pois é ela quem convive com a criança, oferecendo um ambiente amoroso e estável, apoio moral, além de desenvolver os primeiros valores sociais em sua mente. Se a família não consegue desempenhar esse papel, aí temos um grave problema, pois isso afeta diretamente a vida do educando, uma vez que este se defronta com uma série de situações que incluem desmotivação, confrontos de idéias - caso os pais sejam diferentes quantos aos modos de pensar e cultura, ou mesmo crises de relacionamentos entre os pais – queda de rendimento na escola, problemas psicológicos, etc.
Além disso, os pais, constituintes “maiores” da família, são vistos por seus filhos como seres soberanos que detém conhecimento relativo de tudo, isso por si só, já pode ser visto como um problema caso a família seja necessitada, onde os pais dão valor maior ao trabalho que ao estudo, influenciando assim, os filhos “educandos” a terem uma vida que seguem o mesmo padrão, perpetuando o ciclo por gerações. Sendo assim, a relação familiar contribui diretamente no desempenho dos alunos na escola, pois essa influi no estado neuropsicológico do aluno.


Outro grande problema relacionado ao ambiente escolar é a questão referente a sua estrutura. Muitas vezes temos alunos com interesse em aprender, mas não se tem material adequado para oferecer um ensino de boa qualidade. Muito se vê na televisão, jornais, crianças dispostas a aprender e que caminham quilômetros, ou viajam de canoa para uma humilde escola, na maioria das vezes, apenas uma casa abandonada. O que falta no Brasil é investimento que traga uma boa escola a todos, não só a estrutura como também acesso, sendo este primordial no processo de aprendizagem. Ensinar exige contato com a realidade, reflexão, e isto muitas vezes exige possibilidades. O quão bom seria se tivéssemos na escola hoje, experimentos de química, física, ou outra disciplina, com o objetivo exclusivamente de motivar o aluno ainda mais, instigar, aguçar sua curiosidade em aprender sobre o mundo, é isso que falta na escola, estrutura adequada.

Os problemas que envolvem a educação são vários, porém deve-se dar especial atenção ao aluno, como ele pensa, se vive em harmonia com sua família, como está sua mente, etc. Esta observação é imprescindível, pois permite traçar um projeto que venha a trazer melhor aproveitamento do aluno no ato de ensino-aprendizagem. Nas escolas, constantemente depara-se com várias e duras realidades de alunos que muitas vezes passam por dificuldades financeiras, problemas familiares, sendo vítimas de violência na família ou mesmo na própria escola.
Estes fatores muitas vezes são influentes na forma que o aluno vai encarar o mundo no futuro, seja por insegurança, medo das pessoas, dificuldades de relacionamento, ou mesmo dificuldades de assimilação, dentre outros problemas. Durante o período escolar, tais fatores constituem um verdadeiro desafio no ato de ensinar indivíduos que enfrentam os mesmos problemas, onde não possuem motivação, baixo rendimento, inatividade e inibição.
Contra isso, a escola deve oferecer apoio psicológico, manter contato constante com a família em busca de uma solução plausível.


A educação só é possível devido a existência de seres que estejam dispostos a compartilhar o conhecimento, e mais importante, instigar, motivar o aluno a desempenhar seu papel como agente crítico da realidade. O problema tem início quando o educador não tem a competência necessária para realizar essa tarefa, importa-se somente consigo mesmo e com o status proveniente do ato de “ensinar”. Um verdadeiro educador é mais do que isso, é aquele que se preocupa com seus alunos, que se mobiliza quando um não consegue acompanhar os outros, que esteja sempre atento aos problemas enfrentados pelo mesmo, pena que muitas vezes isso não acontece, e o professor na sala de aula surge como um agente comum, como se não tivesse nenhuma relação com os alunos, partindo do princípio de que está lá apenas para passar um determinado conteúdo, e que não deve se intrometer na vida dos outros. O professor deve estar ciente de sua importância para o mundo no processo de preparação de futuros cidadãos, reflexivos, críticos em relação ao ambiente em que vivem, etc. O que se vê hoje em dia, em sua maioria é esse tipo de professor, importando-lhe apenas passar o conteúdo e ir embora sem querer saber o motivo do fracasso de boa parte dos alunos durante a avaliação.

A forma que um indivíduo aprende está ligada diretamente a metodologia empregada pelo professor e toda a escola, por isso, há uma grande diferença de desempenhos de alunos em diferentes localidades. Uma metodologia eficiente tem tudo pra propiciar ao aluno um ambiente confortável de aprendizagem, sendo, portanto, muito importante que a escola e os professores interajam de forma a entrar em consenso quanto a melhor metodologia de ensino que posso ser aplicada a cada caso particular, pois se sabe que numa sala de aula, depara-se com diferente realidades de vivência, e alguns terão mais dificuldades que outros. É preciso saber lidar com isso.
Levando essa discussão mais a fundo, a metodologia de ensino pode ser levada como instrumento de luta ou de opressão. A forma que a educação assumiu até os dias de hoje é a de apenas preparar “técnicos do trabalho”, como forma de possibilitar ao sistema capitalista maiores regalias. É comum vermos numa escola, o professor reproduzindo um conhecimento, sem despertar o interesse do aluno, um ensino exclusivamente mecânico e monótono, sem dinamismo. A metodologia contrária a essa é a ideal, aquela que ao invés de apenas repassar conhecimento procura aliar os mesmos a realidade de forma a propor uma ação dinâmica com experimentos, observações, práticas educativas que incluem a participação do aluno.
O mais importante para toda e qualquer metodologia é fazer com que o aluno se torne ativo, no sentindo de refletir e propor mudanças, divergir, concordar, desempenhar seu papel como verdadeiro cidadão.

Abraços.
cheers

Vou indo, Até mais ver pessoa. Talvez entre à noite.

https://flordolacio.forumeiros.com

2Analisem meu texto Empty Re: Analisem meu texto Seg Jul 04, 2011 1:02 pm

Euclides


Membros

Eu gostei, Tiago. Revela preparo e conhecimento do assunto. Tem comêço, meio e fim o que significa bom ordenamento de idéias.

Educação na nossa terra ainda é mesmo um desafio. Será que um professor lá da Noruega tem as mesmas preocupações?

3Analisem meu texto Empty Re: Analisem meu texto Seg Jul 04, 2011 4:01 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

E o título Tiago?

Cool

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

4Analisem meu texto Empty Re: Analisem meu texto Ter Jul 05, 2011 9:44 am

Tiago Reis

Tiago Reis
Admin
Admin

hahaha. Eu sou o pior cara do mundo para Títulos, dêem sugestões.

Nem coloquei ainda.

Valew Euclides. cheers

https://flordolacio.forumeiros.com

5Analisem meu texto Empty Re: Analisem meu texto Seg Ago 01, 2011 2:04 pm

Tiago Reis

Tiago Reis
Admin
Admin

O título é "Problemáticas da Estrutura Educacional Brasileira"

https://flordolacio.forumeiros.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos