Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A importância da família para a formação de uma sociedade equilibrada.

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Liliana


Membros

A família tem o papel importante na educação dos filhos, por ser a estrutura que os filhos precisam ter na formação psicológica para ser uma pessoa equilibrada.
A educação dos filhos deve começar em casa, pois, os pais não têm tempo para estar com os filhos e cabe a escola fazer o papel de primeira formadora da consciência cidadã dos jovens. É no seio da família que os filhos aprendem a respeitar, a amar o próximo, a dividir as emoções, e na escola não tem esse afeto familiar que eles tanto precisam.E é na adolescência que os conflitos familiares acontecem por falta de atenção dos pais. Sem a supervisão dos pais, eles começam com amizades perigosas e acabam entrando nos vícios da bebida e das drogas; se acham donos de se mesmos e querem fazer o que quer da vida. É por essas e outras que as famílias são desestruturadas, não tem o equilíbrio emocional para enfrentar os problemas que a sociedade empoe e exige dos seus filhos.
Portanto, a família é o fator importante na vida desses jovens, pois ela é que nos dá força, coragem e confiança para seguir desafiando os obstáculos que a vida nos trás e com o apoio da família tudo fica mais fácil.


Esta redação não está boa, mas eu preciso da sua avaliação.

Liliana


Membros

Observação:
Bom dia.
Gostaria que o Mourette corrige-se minha redação se é pedir de mais.
Obrigado. Smile

Mourette

Mourette
Membros

Olá Liliana!

Vou tentar ser o máximo detalhista, a fim de que você possa evoluir em seu próximo texto.



Primeiramente, quero sugerir que você faça este esqueminha em toda redação que fizer,sobretudo na prova do enem.




A primeira coisa que fará ao começar a fazer a redação do enem é interpretar o tema. Esqueça os textos apoio da coletânea. Apenas foque no tema!


Vamos fazer o seguinte : encontrar as palavras chave do tema e fazer um brainstorm delas, ou seja, tudo que vier em sua cabeça em relação à palavra, você colocará no papel. Tudo mesmo.Até o momento, não é necessário fazer sentido. Lembre-se de partes de filme, coisas que aconteceu com você ou algum conhecido, algo que você leu ou viu na tevê que te chocou, ou até letras de música


A importância da família para a formação de uma sociedade equilibrada.


1ºA importância da família- Como os pais agem na educação de seus filhos? Amando-o e os punindo, certamente. Qual será o efeito do afeto, do dialogo, da moral e dos bons costumes,ensinados pelos pais, na vida dos filhos?
[/b]

2ºsociedade equilibrada.- O que seria uma sociedade equilibrada? Uma sociedade em que as pessoas se respeitassem, que houvesse tolerância. Pessoas unidas em prol de mudança efetivas e positivas.

A banca quer saber como a educação dada pelos pais e o sentimento de união, representados pela família, pode influenciar uma sociedade.


A família tem o papel importante na educação dos filhos, por ser a estrutura que os filhos precisam ter na formação psicológica para ser uma pessoa equilibrada.

Primeiramente, a introdução deve conter uma apresentação sucinta do tema , além de sua tese , ou seja, qual o seu posicionamento ante ao tema.
Você conseguiu aplicar esses conceitos, porém pecou na objetividade, ou melhor, na falta dela. A parte em itálico representa isso. Seria melhor você apontar os fatos concretos da importância na educação dos filhos.

Outra coisa, repare as partes em negrito. Evite repetir os termos, e procure sinônimos às palavras. Use sempre os pronomes (Ele, ela, aquele , aquela , isso , isto )

A educação dos filhos deve começar em casa, pois, os pais não têm tempo para estar com os filhos e cabe a escola fazer o papel de primeira formadora da consciência cidadã dos jovens
A passagem em questão contém incoerências.Você afirma que a educação deve começar em casa. Logo depois, já diz que os pais não têm tempo para estar com os filhos. Cadê a relação de causa e consequência, nessa passagem?
O que ocorreu foi uso inadequado do conectivo'' pois'', que denota causalidade.

O certo seria assim :A educação dos filhos deve começar em casa. No entanto, os pais não têm tempo para estar com os filhos , cabendo a escola o papel de primeira formadora da consciência cidadã dos jovens


É no seio da família que os filhos aprendem a respeitar, a amar o próximo, a dividir as emoções, e na escola não tem esse afeto familiar que eles tanto precisam
Evite afirmações extremistas, facilmente rebatidas com um contra-argumento. De fato, o amor e o afeto é proveniente da família. Porém, é na escola que esses sentimentos são irradiados. O carinho que uma professora do maternal tem por seus pequeninos é , na maioria das vezes, igual ao que ela teria por seus filhos.

A escola, ao meu ver, seria o canal do amor e afeto , vindos dos pais e transmitidos aos colegas... (pelo menos deveria ser assim né)


E é na adolescência que os conflitos familiares acontecem por falta de atenção dos pais. Sem a supervisão dos pais, eles começam com amizades perigosas e acabam entrando nos vícios da bebida e das drogas; se acham donos de se [si mesmos e querem fazer o que quer[quiserem] da vida. É por essas e outras que as famílias são[estão] desestruturadas, não tem[têm] o equilíbrio emocional para enfrentar os problemas que a sociedade empoe[impõe] e exige dos seus filhos.

Uma das habilidades mais importantes que se deve ter para fazer a redação do enem é saber ''amarrar'' bem o texto. Observe como ele está todo solto. Se eu quisesse colocar o parágrafo de desenvolvimento na introdução , eu conseguiria, pois não há elos que os liguem. Essa passagem que eu destaquei , por exemplo. Qual a ligação dela com a anterior? Nenhuma! Atente-se a esses detalhes e use sempre os famosos conectivos!


Cuidado com erros de ambiguidade
que a sociedade empoe e exige dos seus filhos
O corretor pode entender que trata-se dos filhos da sociedade.


Portanto, a família é o fator importante na vida desses jovens, pois ela é que nos dá força, coragem e confiança para seguir desafiando os obstáculos que a vida nos trás e com o apoio da família tudo fica mais fácil.

Em todo o texto, você se manteve na terceira pessoa do singular. Certíssimo. Não precisava , no entanto, resolver '' participar '' dele no final . Use , preferencialmente, a terceira pessoa do singular sempre!

Olhe como você ''joga'' as informações no texto. A parte sublinhada ilustra isso. Muito vago.

Ademais, sua conclusão deixou muito a desejar.Pecou, e muito, pela simplicidade.



Conclusão Percebi que você fez o texto organizar suas partes antes. A primeira coisa que você tem que fazer é planejar o que virá na introdução , desenvolvimento e, por fim, na conclusão. Só depois disso tudo é que você começará a escrever. Além disso , note como o seu parágrafo de desenvolvimento ficou confuso. Separa um argumento em apenas um parágrafo. Sugiro que proponha 2 argumentos. Assim, seu texto teria 2 parágrafo de desenvolvimento , mais a introdução e conclusão. Espero um próximo texto teu . Melhoras!!!


Nota

1- Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. => 1,5

2-Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. => 1,0

3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. => 1,0

4-Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. => 0,5

5-Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
=> 0,5

Total => 4,5

4A importância da família para a formação de uma sociedade equilibrada. Empty Mourette Seg Out 10, 2011 4:38 pm

Liliana


Membros

Olá Mourette, adorei suas explicações, foi muito esclarecedoras e me fez notar o quanto eu repito as palavras.
Muito obrigado pela ajudá tá. Um abraço.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos