Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Título: Índio: eterno guerreiro?

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Título: Índio: eterno guerreiro? Empty Título: Índio: eterno guerreiro? Sex Out 14, 2011 12:32 am

renanmcosta


Membros

Título: Índio: eterno guerreiro?
Após quase cinco séculos de redução, a quantidade de índios brasileiros aumentou, no entanto, ainda há muito a ser feito. As invasões realizadas pelos países ibéricos durante os séculos XV e XVI trouxeram feridas que até hoje ainda não foram cicatrizadas pela sociedade, mesmo após alguns resultados positivos.
O último Censo realizado pelo governo brasileiro contabilizou um aumento da população indígena. O crescimento é fruto de muita luta dos índios e de órgãos como a Funai e o Incra, pois, batalham para garantir os direitos sociais conquistados com a constituição de 1988. Para o Brasil , o resultado é animador,pois, além de diminuir a dívida incalculável com os índios , através das áreas demarcadas, será possível diminuir os índices de desmatamento – grande responsável pelo aquecimento global - .
Porém, mesmo com os avanços sociais, o Brasil ainda não respeita os indígenas como deveria. No Amazonas, por exemplo, acontece uma nova “corrida para o ouro” e que, junto com expansão do agrobussiness, expulsam milhares de nativos de suas terras. Os garimpeiros e fazendeiros alegam que os 12% de terras reservadas é muito para uma população tão pequena ( cerca de 1% dos habitantes do país), impedindo o desenvolvimento econômico dos envolvidos. No entanto , a Funai argumenta que o grande problema relacionado ao “impasse econômico” está na concentração fundiária e na má utilização das terras, e não nas áreas que, por direito , pertenceaoindígenas.
Garantir o direito dos índios à terra é fundamental para desenvolver o país sustentavelmente. Além de frear o desmatamento e a poluição ambiental trazida por garimpeiros e fazendeiros, é possível aprender muito com a rica cultura dos primeiros habitantes do Brasil. Os índios possuem conhecimento sobre diversas plantas que podem ser aproveitadas para fins medicinais, claro, se forem exploradas de maneira sustentável e respeitando a população local.

2Título: Índio: eterno guerreiro? Empty Re: Título: Índio: eterno guerreiro? Sex Out 14, 2011 11:23 am

Kelvin Brayan


Admin
Admin

* "O último Censo realizado..." - como você não determinou qual censo era, então, não deve utilizar a palavra "censo" com letra maiúscula, como se fosse substantivo próprio.

"a constituição de 1988..." - nesse trecho aqui, você deveria ter dito: Constituição de 1998, pois trata-se de um nome próprio.

Há alguns trechos que, pessoalmente, eu discordo. Porém, seu texto ficou muito bom!

Falou!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

3Título: Índio: eterno guerreiro? Empty Re: Título: Índio: eterno guerreiro? Sáb Out 15, 2011 4:48 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Mais alguns deslizes:

- conceitue Funai e Incra.

- não seria corrida pelo ouro?

- agrobussiness deve vir entre aspas, pois trata-se de estrangeirismo. E, se não me engano o correto seria agribusiness. Quando não tiver certeza de uma palavra estrangeira, mande em português mesmo. Agronegócio.

- qual a fonte que se baseou para apresentar as estimativas de terras reservadas aos indígenas? Caso seja o censo também, ponha: segundo este mesmo censo, ....

- o desmatamento não é o grande responsável pelo aquecimento global. Ele é um dos grandes, junto com a queima de combustíveis fósseis.

Como aqui não dá para por parágrafo, estruture seu texto em blocos pra melhor visualização da sua composição (aqui no fóum).

Apesar dessas faltas, seu texto apresenta todas as características de uma redação dissertativa-argumentativa.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos