Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: desmatamento

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tema: desmatamento Empty Tema: desmatamento Seg Out 17, 2011 8:55 pm

renanmcosta


Membros

Título: Política e preservação ambiental

Mesmo após as reduções, os índices de desmatamento, no Brasil, ainda continuam preocupantes. O país, desde a chegada dos portugueses, sofre com a exploração predatória das matas de todas as regiões para a obtenção de algum tipo de lucro, fazendo diminuir a biodiversidade nos ambientes devastados e intensificando problemas globais, como o superaquecimento do planeta.
O censo brasileiro realizado em 2010 revelou uma queda nas taxas de desmatamento. O resultado foi fruto da intensificação da fiscalização realizada pelo governo, freando o avanço do agronegócio e das madeireiras no norte do país. Aliado a isto, está a crise econômica que afetou o planeta em 2008 , grande responsável por diminuir significativamente as exportações brasileiras, o que ajudou a reduzir a pressão sobre as florestas do país.

No entanto, as taxas de desmatamento ainda são altas para as comunidades internacionais , visto que, o desmatamento ainda continua sendo, para o Brasil, o principal responsável pela emissão de gás carbônico . Além do corte indiscriminado das florestas pelas madeireiras e fazendeiros, ainda há a construção das usinas hidroelétricas que contribuem para o aumento da devastação. Um bom exemplo é a hidroelétrica de Belo Monte, que será construída no Pará, nas margens do rio Xingu, degradando ainda mais os biomas locais.

Para piorar ainda mais a situação paraense, ocorrerá, no estado, um plesbicito para a criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás. Os especialistas acreditam que, se houver a separação, muitos políticos “fecharam os olhos” para as atividades ilegais nas novas regiões com o objetivo de aumentar a renda dos estados, pois, o início é sempre difícil para qualquer território recém-criado.

Para compatibilizar desenvolvimento econômico com preservação ambiental é preciso o engajamento de toda a sociedade nas atuais decisões políticas sobre o assunto. A maioria dos políticos, infelizmente, defendem os interesses dos grandes proprietários e, por isso, é necessário pressioná-los para garantir o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

2Tema: desmatamento Empty Re: Tema: desmatamento Ter Out 18, 2011 2:20 pm

renanmcosta


Membros

Se possível, atribuam uma nota, obrigado!

3Tema: desmatamento Empty Re: Tema: desmatamento Ter Out 18, 2011 4:11 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Olha Renan, estou começando agora no fórum e ainda não sei muito bem analisar/fazer redações. Porém, seu texto é um dos melhores que eu já li por aqui. Ideias ótimas e muito bem articulado. Acredito que o principal do texto foi alcançado com vigor, que é persuadir o leitor acerca do tema, preferencialmente de modo impessoal, portanto sua nota deve ser bem alta.

Notei alguns errinhos de concordância, mas são realmente errinhos. (Queria eu ter apenas esses).

O resultado foi fruto da intensificação da fiscalização realizada pelo governo, freando o avanço do agronegócio e das madeireiras no norte do país.

Não se esqueça do Centro-oeste onde a pecuária tem contribuído e muito para o desmatamento. Os índices de desmatamento de Mato Grosso, por exemplo, são bem altos.


No entanto, as taxas de desmatamento ainda são altas para as comunidades internacionais

Eu substituiria comunidades internacionais para comunidade internacional, generaliza mais e abrange a universalidade.

Os especialistas acreditam que, se houver a separação, muitos políticos “fecharão os olhos” para as atividades ilegais nas novas regiões com o objetivo de aumentar a renda dos estados, pois, o início é sempre difícil para qualquer território recém-criado.

Enfim, gostei demais do texto. A conclusão principalmente, achei perfeita.

É isso aí.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos