Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

tema: preconceito e direto das minorias

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1tema: preconceito e direto das minorias Empty tema: preconceito e direto das minorias Qua Out 19, 2011 3:20 am

renanmcosta


Membros

Título: A batalha dos grupos minoritários terá fim?

Mesmo sendo garantida pela constituição de 1988, a igualdade entre as pessoas ainda está longe de ser alcançada no Brasil. Infelizmente, a sociedade brasileira possui , atrelado as suas raízes históricas, muitos preconceitos que ainda não foram combatidos por completo, prejudicando a luta contra a desigualdade social dos grupos minoritários.

A questão dos negros no país é um bom exemplo. Embora as diferenças sociais tenham diminuído, segundo o último censo realizado pelo governo brasileiro, devido as politicas de inclusão , como a reserva de vagas nas universidades públicas, por exemplo, a desigualdade ainda é gritante. Segundo a mesma pesquisa, os afrodescendentes continuam ocupando os piores cargos, vivendo em casas precárias e estão mais envolvidos na criminalidade, quando comparados com os brancos.

O grupo dos homossexuais é outro que batalha para garantir a igualdade social e civil. Felizmente, no início deste ano, os casais do mesmo sexo conseguiram , através de muitas passeatas e manifestações, o reconhecimento , pelo STJ – Supremo Tribunal Federal - , da união estável. Agora, os gays podem adotar filhos, têm o direito a pensão( em caso de morte) e a partilha de bens( em uma possível separação ). No entanto, os homoafetivos ainda continuam sendo vítimas do preconceito e da covardia que quase sempre se traduzem em violência.

As minorias, no Brasil, continuam, incansavelmente, na luta para adquirir a igualdade de todos perante a lei. Cabe a sociedade tomar consciência e protegê-las, pressionando as autoridades para executar o que a constituição brasileira já manda, pois, é dever de todo cidadão preservar as diferenças para manter a diversidade cultural - maior riqueza brasileira - existente no pais.

Mourette

Mourette
Membros

A batalha dos grupos minoritários terá fim?

Primeiramente, não gostei do teu título, pela ambiguidade que ele gera. Ora , se acabar a batalha das minorias, eles teriam ganhado ou perdido?


Mesmo sendo garantida pela constituição de 1988, a igualdade entre as pessoas ainda está longe de ser alcançada no Brasil. Infelizmente, a sociedade brasileira possui , atrelado às suas raízes históricas, muitos preconceitos que ainda não foram combatidos por completo, prejudicando a luta contra a desigualdade social dos grupos minoritários.

Observação: Introdução muito boa!


O grupo dos homossexuais é outro que batalha para garantir a igualdade social e civil. Felizmente, no início deste ano, os casais do mesmo sexo conseguiram , através de muitas passeatas e manifestações, o reconhecimento [sem vírgula ]pelo STJ – Supremo Tribunal Federal - [sem vírgula ]da união estável. Agora, os gays podem adotar filhos, têm ter o direito à pensão( em caso de morte) e a partilha de bens( em uma possível separação ). No entanto, os homoafetivos ainda continuam sendo vítimas do preconceito e da covardia que quase sempre se traduzem em violência.

As minorias[sem vírgula ] no Brasil [sem vírgula ] continuam [sem vírgula ]incansavelmente [sem vírgula ]na luta para adquirir a igualdade de todos perante a lei. Cabe a sociedade tomar consciência e protegê-las[??Seja mais objetivo ], pressionando as autoridades para executar o que a constituição brasileira já manda, pois [sem vírgula] é dever de todo cidadão[Não há tal passagem prevista na constituição, então, a rigor, não é dever do cidadão preservar as diferenças . ] preservar as diferenças para manter a diversidade cultural - maior riqueza brasileira - existente no pais.


Bom textos, apesar de alguns deslizes. Abraçoo

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos