Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Reforma agrária

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Reforma agrária Empty Reforma agrária Dom Jul 24, 2011 9:17 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Terra para quem precisa

Algumas décadas depois de seu “descobrimento”, começava no que se tornaria o Brasil, um dos problemas que, mesmo depois de muitos anos e crescimento econômico, não se solucionaria definitivamente: a questão agrária.

Com dificuldades econômicas e intuito de proteger sua ‘descoberta’ da invasão de outros países, Portugal viu em sua colônia do novo mundo uma solução, decidindo iniciar sua colonização propriamente dita. Para isso instituíram-se as capitanias hereditárias, dando aos donatários poder para governarem grandes lotes de terras, já que, Portugal encontrava-se economicamente impossibilitado de fazê-la.

De lá para cá, as capitanias se extinguiram, a colônia se emancipou, mas os latifúndios, persistentes, continuaram. A economia ao longo do desenvolvimento do país, inicialmente baseado no sistema de “plantation” deixou de herança grandes latifúndios em mãos de uma minoria.

Se de um lado, esses latifúndios contribuem para o crescimento da economia nacional, principalmente pela exportação dos “commodities’, ocupando extensas áreas de terras; de outro, estão os sem-terras, que muitas vezes, de maneira imprópria, lutam por um direito que lhes são garantido pela constituição: moradia e dignidade.

Obviamente, fazendeiros e sem-terras buscam cada qual, defender seus interesses. É aí que o Estado deve fazer o seu papel, que antes de tudo, é garantir à população o mínimo de suporte para que tenham uma vida digna. O Brasil é muito extenso para que existam pessoas sem um lugar para viver e subsistir, e fazendeiros com imensos latifúndios muitas vezes improdutivos. São nesses locais que deve ser acelerado o processo de reforma agrária, já iniciado, mas com tímido progresso.

2Reforma agrária Empty Re: Reforma agrária Dom Jul 24, 2011 9:34 pm

Euclides


Membros

Muito bom! eu só retiraria algumas vírgulas:
Algumas décadas depois de seu “descobrimento”(,) começava no que se tornaria o Brasil, um dos problemas que, mesmo depois de muitos anos e crescimento econômico(,) não se solucionaria definitivamente: a questão agrária.
O Brasil é muito extenso para que existam pessoas sem um lugar para viver e subsistir(,) e fazendeiros com imensos latifúndios muitas vezes improdutivos
E colocaria uma...
ao longo do desenvolvimento do país, inicialmente baseado no sistema de “plantation”(,) deixou de herança

3Reforma agrária Empty Re: Reforma agrária Dom Jul 24, 2011 11:30 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Atenção, Maikon!

Um dos problemas do predomínio dos latifúndios no Brasil não está relacionado ao sistema de capitanias hereditárias, mas sim nas sesmarias, visto que as capitanias hereditárias eram unidades administrativas. Assim, uma das funções dos capitães donatários era distribuir lotes de terra (sesmarias) a particulares que possuíam capital para investir nelas.

No entanto, eu gostei do texto!

Very Happy

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

4Reforma agrária Empty Re: Reforma agrária Dom Jul 24, 2011 11:58 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Vc tem razão, mas antes das sesmarias a primeira demarcação de terras em grandes zonas foi as capitanias. A partir delas os capitães doavam as sesmarias. Sem capitanias, não existiria as sesmarias, visto que com a carta de doação, o capitão recebia a carta de foral, onde constava todos os direitos e deveres, e dentre eles, o de distribuir terras.

valeu pelo comentário.

5Reforma agrária Empty Re: Reforma agrária Dom Ago 07, 2011 7:28 pm

Mourette

Mourette
Membros

Texto bem construído , porém acho que você poderia argumentar mais sobre a conjuntura atual e deixar a história para o parágrafo introdutório.


Se de um lado, esses latifúndios contribuem para o crescimento da economia nacional, principalmente pela exportação dos “commodities’, ocupando extensas áreas de terras; de outro

Acharia mais elegante assim :Se por um lado, esses latifúndios contribuem para o crescimento da economia nacional, principalmente pela exportação dos “commodities’, ocupando extensas áreas de terras; por
outro


nota 7

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos