Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Reforma agrária

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Reforma agrária em Dom Jul 24, 2011 9:17 pm

Terra para quem precisa

Algumas décadas depois de seu “descobrimento”, começava no que se tornaria o Brasil, um dos problemas que, mesmo depois de muitos anos e crescimento econômico, não se solucionaria definitivamente: a questão agrária.

Com dificuldades econômicas e intuito de proteger sua ‘descoberta’ da invasão de outros países, Portugal viu em sua colônia do novo mundo uma solução, decidindo iniciar sua colonização propriamente dita. Para isso instituíram-se as capitanias hereditárias, dando aos donatários poder para governarem grandes lotes de terras, já que, Portugal encontrava-se economicamente impossibilitado de fazê-la.

De lá para cá, as capitanias se extinguiram, a colônia se emancipou, mas os latifúndios, persistentes, continuaram. A economia ao longo do desenvolvimento do país, inicialmente baseado no sistema de “plantation” deixou de herança grandes latifúndios em mãos de uma minoria.

Se de um lado, esses latifúndios contribuem para o crescimento da economia nacional, principalmente pela exportação dos “commodities’, ocupando extensas áreas de terras; de outro, estão os sem-terras, que muitas vezes, de maneira imprópria, lutam por um direito que lhes são garantido pela constituição: moradia e dignidade.

Obviamente, fazendeiros e sem-terras buscam cada qual, defender seus interesses. É aí que o Estado deve fazer o seu papel, que antes de tudo, é garantir à população o mínimo de suporte para que tenham uma vida digna. O Brasil é muito extenso para que existam pessoas sem um lugar para viver e subsistir, e fazendeiros com imensos latifúndios muitas vezes improdutivos. São nesses locais que deve ser acelerado o processo de reforma agrária, já iniciado, mas com tímido progresso.

Ver perfil do usuário

2 Re: Reforma agrária em Dom Jul 24, 2011 9:34 pm

Euclides


Membros
Muito bom! eu só retiraria algumas vírgulas:
Algumas décadas depois de seu “descobrimento”(,) começava no que se tornaria o Brasil, um dos problemas que, mesmo depois de muitos anos e crescimento econômico(,) não se solucionaria definitivamente: a questão agrária.
O Brasil é muito extenso para que existam pessoas sem um lugar para viver e subsistir(,) e fazendeiros com imensos latifúndios muitas vezes improdutivos
E colocaria uma...
ao longo do desenvolvimento do país, inicialmente baseado no sistema de “plantation”(,) deixou de herança

Ver perfil do usuário

3 Re: Reforma agrária em Dom Jul 24, 2011 11:30 pm

Atenção, Maikon!

Um dos problemas do predomínio dos latifúndios no Brasil não está relacionado ao sistema de capitanias hereditárias, mas sim nas sesmarias, visto que as capitanias hereditárias eram unidades administrativas. Assim, uma das funções dos capitães donatários era distribuir lotes de terra (sesmarias) a particulares que possuíam capital para investir nelas.

No entanto, eu gostei do texto!

Very Happy

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

4 Re: Reforma agrária em Dom Jul 24, 2011 11:58 pm

Vc tem razão, mas antes das sesmarias a primeira demarcação de terras em grandes zonas foi as capitanias. A partir delas os capitães doavam as sesmarias. Sem capitanias, não existiria as sesmarias, visto que com a carta de doação, o capitão recebia a carta de foral, onde constava todos os direitos e deveres, e dentre eles, o de distribuir terras.

valeu pelo comentário.

Ver perfil do usuário

5 Re: Reforma agrária em Dom Ago 07, 2011 7:28 pm

Mourette

avatar
Membros
Texto bem construído , porém acho que você poderia argumentar mais sobre a conjuntura atual e deixar a história para o parágrafo introdutório.


Se de um lado, esses latifúndios contribuem para o crescimento da economia nacional, principalmente pela exportação dos “commodities’, ocupando extensas áreas de terras; de outro

Acharia mais elegante assim :Se por um lado, esses latifúndios contribuem para o crescimento da economia nacional, principalmente pela exportação dos “commodities’, ocupando extensas áreas de terras; por
outro


nota 7

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum