Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema:Reforma Política

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tema:Reforma Política Empty Tema:Reforma Política Ter Out 18, 2011 2:34 pm

Thiago Querino


Membros

Olá amigos, sou novo aqui no fórum, gostei da idéia. Vai ser bom trocar experiências.

Fiz uma redação, se alguém puder fazer um comentário. Grato!

-------------------------------------------->

Após tantos anos se ouvindo falar na necessidade de uma reforma política no país, finalmente o atual governo resolveu colocar a discussão em pauta. Há muito tempo o nosso atual modelo eleitoral se mostra ineficiente e problemático. Visando corrigir e melhorar nosso sistema eleitoral muitas propostas estão sendo debatidas, sendo as principais o voto proporcional misto e o voto distrital.

O atual modelo eleitoral, o sistema proporcional, se mostra ineficiente por diversos fatores. Entre eles podemos citar o distanciamento que é gerado entre o eleitor e o candidato, afinal diante de demasiada opções de representantes, o eleitor se dispersa do verdadeiro objetivo de uma eleição e acaba votando em um nome que possivelmente se esquecerá dentro de alguns meses. Não podemos deixar de mencionar o altíssimo custo eleitoral do atual modelo, fazendo prevalecer o poder econômico nas campanhas.

A proposta do voto proporcional misto, do deputado Henrique Fontana, vai na contramão daquilo que se espera de uma reforma política. Na proposta de Fontana o eleitor votaria duas vezes. Na primeira votará em uma lista - que será construída pelos Caciques dos partidos - na segunda votará no candidato de sua escolha. Por esse modelo a população terá menos poder de escolha de seus representantes.

Já a proposta do voto distrital se mostra eficiente, o modelo diminuirá o custo das campanhas já que os candidatos não precisarão mais se deslocar por todo o estado, ficando limitados em distritos. O voto distrital aproxima os candidatos de seus eleitores, pois cada distrito terá uma lista pequena de candidatos, facilitando para os eleitores, e otimizando assim a qualidade dos eleitos.

A necessidade de uma reforma é real, com base nos problemas citados, porém muitos pontos ainda precisam ser discutidos. A proposta do voto distrital, por exemplo, que se apresenta mais eficiente, possui algumas dificuldades de implementação. Dividir um estado em distritos não é simples, exigirá um trabalho árduo de inteligência para que a reforma traga de fato melhorias para o nosso sistema político.

2Tema:Reforma Política Empty Re: Tema:Reforma Política Ter Out 18, 2011 4:19 pm

Dika

Dika
Membros

Vou fazer algumas observações, ok?

Primeiro, sugiro que use a terceira pessoa. Não precisa se incluir no texto, por que você é o autor, e obviamente é a sua opinião que está ali.

"Após tantos anos se ouvindo falar..."
Bem, aqui recomendo: ouvindo-se.

"...debatidas, sendo as principais[,] o voto..."

"Na proposta de Fontana o eleitor votaria duas vezes."
Eu sugiro que troque a parte grifada por: Desta forma...

"Já a proposta do voto distrital se mostra eficiente, [por que] o modelo diminuirá..."
Como você introduziu o tipo de voto do outro parágrafo com: por diversos fatores, o que configura uma explicação, eu acho que daria mais coerência se você introduzisse o por que na frase acima.

"...problemas citados, porém[,] muitos..."

"A proposta do voto distrital, por exemplo, que se apresenta mais eficiente, possui algumas dificuldades de implementação."
Bem, você já tinha dito no outro parágrafo que ela era mais eficiente, por isso, creio que ficaria melhor outra palavra aí, como, mais viável, mais condizente com a realidade brasileira, enfim, não sei se me entende!

"...reforma traga[,] de fato[,] melhorias para o nosso sistema político."

Hmm, muito boa essa redação. Vejo que você escreve bem. Parabéns!

É isso. Se achar minha correção descabida, me contate!

3Tema:Reforma Política Empty Re: Tema:Reforma Política Qua Out 19, 2011 12:09 am

Thiago Querino


Membros

Dika, muito obrigado pelas dicas! =)

4Tema:Reforma Política Empty Re: Tema:Reforma Política Qua Out 19, 2011 10:26 am

Dika

Dika
Membros

kkkkk

Sem problemas!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos