Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema UOL: mês de novembro

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tema UOL: mês de novembro Empty Tema UOL: mês de novembro Ter Nov 08, 2011 5:41 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Inocência corrompida



A criminalidade infantil no Brasil é um sério assunto e tem se tornado, infelizmente, tema corriqueiro nas mais diversas discussões.
A Constituição Federal declara que nenhum indivíduo menor de 12 anos de idade pode ter sua liberdade subtraída, e os adolescentes entre 12 e 17 anos podem ser encaminhados à Fundação Casa, antiga Febem ou mesmo receberem punições socioeducativas. São crianças e jovens aliciados por maiores de idade que cometem diversos crimes, desde pequenos furtos até homicídios.


Recentemente, a mídia nomeou de "gangue das meninas", um grupo de crianças e adolescentes, meninas, que praticavam furtos no centro da capital paulista. Tais crimes prejudicaram, e muito, os comerciantes locais e a população que por ali transitava.


Além disso, diversas "cracolândias" têm se espalhado pelo país, em quase todas as grandes cidades. E o problema envolvendo entorpecentes é ainda mais crítico. Além de serem usadas por maiores de idades, já que essas crianças e adolescentes não podem ser presos em cadeias e penitenciárias, sua saúde física e mental são seriamente afetadas pelo uso desses entorpecentes.

A sistemática da criminalidade infantil está intrínseca à questão social do país. Logo, para se minimizar esse problema, faz-se necessário políticas públicas de inclusão social, melhor distribuição de renda, maior efetivo policial nas grandes e médias cidades e melhor educação básica para nossas crianças e adolescentes.



Ulysses Fioresi.

2Tema UOL: mês de novembro Empty Re: Tema UOL: mês de novembro Qua Nov 09, 2011 1:12 pm

evair

evair
Membros

Inocência corrompida



A criminalidade infantil no Brasil é um sério assunto e tem se tornado, infelizmente, tema corriqueiro nas mais diversas discussões(é ruim discutir o tema da criminalidade infantil? Se partimos da noção de que para um problema ser resolvido é preciso analisá-lo, discutir o tema não é ruim, ruim seria se o tema fosse ignorado. Acredito que a discussão é uma consequência do aumento da frequência de determinado fenômeno, ela em si não é prejudicial, embora evidencie o aumento do problema, que é a questão central do tema a ser tratado. Acho que o "infelizmente" dá uma impressão errada, bom, veja aí se concorda =) prosseguindo..) (juntando os parágrafos) A Constituição Federal declara que nenhum indivíduo menor de 12 anos de idade pode ter sua liberdade subtraída, e os adolescentes entre 12 e 17 anos podem ser encaminhados à Fundação Casa, antiga Febem, (vírgula) ou mesmo receberem punições socioeducativas. [Faltou uma conexão com os períodos anteriores, tenta relacionar com algo do tipo: essas crianças (submetidas às leis, às penas criminais) que cometem crimes são aliciadas...Não está mal, mas acredito que se você criar uma relação mais explícita com o período anterior você ganha muito na fluência]. São crianças e jovens aliciados por maiores de idade que cometem diversos crimes, desde pequenos furtos até homicídios. => tese


Recentemente, a mídia nomeou de "gangue das meninas", um grupo de crianças e adolescentes, meninas, que praticavam furtos no centro da capital paulista. Tais crimes prejudicaram, e muito, os comerciantes locais e a população que por ali transitava. [ Certo...mas e aí? essas meninas elas cometiam esses crimes por quê? necessidade? elas eram comandadas por um adulto? acho que essa última pergunta é a mais importante, pois, sua resposta validaria seu argumento para sua tese. ]


Além disso, diversas "cracolândias" têm se espalhado pelo país (sem vírgula) em quase todas as grandes cidades. E o problema envolvendo entorpecentes é ainda mais crítico. Além de serem usadas (usadas remete a quê? crianças? drogas? está confuso) por maiores (a confusão se deve a esse termo, se você queria dizer "menores" usadas remete a drogas, se foi maiores mesmo, remete "a crianças") de idades , já que essas crianças e adolescentes não podem ser presos em cadeias e penitenciárias, sua saúde física e mental são seriamente afetadas pelo uso desses entorpecentes. [ está um pouco sem sentido, acho que faltou algumas informações e ligações: como elas (crianças, no caso) são usadas? como traficantes, acredito, então explicite; a saúde é prejudicada porque além de traficar as crianças e jovens se tornam usuárias, ou ao contrário de usuários se tornam traficantes criando uma fonte de renda para sustentar o vício - Porém, sempre relacione o adulto como indutor, seu eixo central. Organiza melhor as ideias]

A sistemática da criminalidade infantil está intrínseca [ intrínseco significa o que é inerente, próprio, essencial, que existe por si mesmo, portanto, ficaria melhor ela (criminalidade infantil) é intrínseca] à questão social do país. Logo, para se minimizar esse problema, faz-se necessário políticas públicas de inclusão social, melhor distribuição de renda (por quê? essa ideia foi pouco trabalha no texto, mas pode ser facilmente corrigida se você mencionar no parágrafo argumentativo que essa é causa a inserção da criança na criminalidade), maior efetivo policial nas grandes e médias cidades (evitar o aparecimento de cracolândias) e melhor educação básica para nossas crianças e adolescentes.


Quanto tempo que não entrava aqui... =)
Bom texto Ulisses, redondo na gramática, alguns erros de coesão, porém por falta das orações de ligação. Contudo, o texto está ótimo, parabéns. Abraços

3Tema UOL: mês de novembro Empty Re: Tema UOL: mês de novembro Qua Nov 09, 2011 3:59 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Muito obrigado evair.
Achou erros que eu realmente não tinha me dado conta, nem em sonho.
Muito obrigado pelas correções.
Continuarei postando mais e mais redações, rsrsrsr'

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos