Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação tema: Dificuldade de se educar na sociedade atual.

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

_SharingaN_


Membros

Bom dia! Conheci o site hoje, alguém poderia corrigir e dar uma nota? Espero contribuir também...

O vôo perfeito

_______Hoje, tem-se discutido sobre os problemas da educação no Brasil. Ela tem apresentado desde impecilhos nos lares até nas escolas. Infelizmente, isso afeta a cultura, a participação cidadã e também na desigualdade social, que é dependente da educação. Logo, faz-se necessário a resolução desse problema agravante no nosso país.
_______Com o advento da globalização, as pessoas têm tido menos tempo para resolver os problemas familiares. Com isso, pais não tem acompanhado, suficientemente, o processo educacional dos seus filhos. Forma-se, assim, crianças influenciadas por costumes da mídia e de seus amigos, já que seus pais não possuem tempo para aconselhá-las. Além desse fato, há várias pessoas divorciadas ou com cônjuge, em que este não é pai ou mãe do garoto; esses relacionamentos e situações desestruturam o desenvolvimento intelectual dos filhos. Há, portanto, uma tendência de formar jovens menos estudados e influenciáveis. Isso é lamentável, pois a criticidade e a sabedoria são essenciais ao ser humano, como já dizia Sócrates.
_______As escolas, também, têm um grande papel nesses problemas da educação. Nas escolas públicas, principalmente, os alunos não importam, geralmente, tanto com a formação intelectual, nem alguns professores. Isso é oriundo da má administração sobre os discentes e a péssima infra-estrutura do ambiente escolar. As aulas têm se tornado conteudistas, sem experimentação. Segundo Rousseau, isso é errado, pois aulas práticas, como de botânica ao ar livre, são impreencindíveis para, além de mostrar a aplicabilidade do estudo, incentivar a curiosidade do aluno a fim de ganhar gosto ao ensino, assim, estudo pela própria vontade. Além disso, as escolas, na maioria particulares, não tem formado mais cidadãos, e sim preparam apenas para o vestibular, ferindo a idéia central dessa instituição, que para John Locke, é formar homens gentis, críticos e amantes da liberdade.
_______Por conseqüência, torna-se cada vez mais complexo de se educar a juventude. Pais tem que se preocuparem com o trabalho, amizade dos filhos e da qualidade de ensino ministrada aos últimos. Escolas particulares, em tal situação, usufruem disso, tentando fornecer carga horária de até 8 horas por dia, disponibilizando até supervisão dos exercícios de casa, ou seja, ocupam grande parte de tempo desses adolescentes. No entanto, alunos da escola pública tem em média 5 horas de estudo diários, o que é irrelevante quando comparado aos sul-coreanos, que estudam 12 horas por dia, aproximadamente. Isso é uma lástima para o Brasil, visto ser uma potência econômica mundial, mas carece de educação adequada.
_______Frente a esses problemas, a sociedade precisa reestruturar a escola. Esta necessita aumentar o número de horas de ensino. De imediato, o aluno acharia enjoativo tal alteração, mas tornando a didática conteudista em prática, despertará seu interesse ao estudo. Assim, haverá uma sociedade crítica e consciente , como o jornalista Alexandre Garcia diz: A educação liberta. O nível de qualidade de ensino é similar ao vôo, pois quanto mais alto, melhor. Para isso, basta a população pressionar o governo por melhoras no setor.

Mourette

Mourette
Membros

Hoje, tem-se discutido sobre os problemas da educação no Brasil. Ela tem apresentado desde impecilhos nos lares até nas escolas. Infelizmente, isso afeta a cultura, a participação cidadã e também na desigualdade social, que é dependente da educação. Logo, faz-se necessário a resolução desse problema agravante no nosso país.

Eu acho melhor deixar para sugerir mudanças, mesmo que implicitamente, apenas na conclusão.Eu omitiria essa parte.

Há, portanto, uma tendência de em formar jovens menos estudados e influenciáveis.


Nas escolas públicas, principalmente, os alunos não importam, geralmente, tanto com a formação intelectual, nem alguns professores
Creio que a banca pode interpretar essa parte como preconceito . Seria melhor dizer que os alunos não são motivados aos estudos, do que dizer que eles não importam.

Pais têm que se preocuparcom o trabalho, amizade dos filhos e da qualidade de ensino ministrada a eles. Escolas particulares, em tal situação, usufruem disso, tentando fornecer carga horária de até 8 horas por dia, disponibilizando até supervisão dos exercícios de casa, ou seja, ocupam grande parte de tempo desses adolescentes. No entanto, alunos da escola pública têm ,em média, 5 horas de estudo diários, o que é irrelevante quando comparado aos sul-coreanos, que estudam 12 horas por dia, aproximadamente. Isso é uma lástima para o Brasil, visto ser uma potência econômica mundial, mas carece de educação adequada


Frente a esses problemas, a sociedade precisa reestruturar a escola.[ achei essa passagem um pouco vaga. Não seria mais apropriado o Estado reestruturar a educação brasileira?] Esta necessita aumentar o número de horas de ensino. De imediato, o aluno acharia enjoativo tal alteração, mas tornando a didática conteudista em prática, despertará seu interesse ao estudo. Assim, haverá uma sociedade crítica e consciente , como o jornalista Alexandre Garcia diz: A educação liberta. O nível de qualidade de ensino é similar ao vôo, pois quanto mais alto, melhor. Para isso, basta a população pressionar o governo por melhoras no setor.

No mais , é isso mesmo. Excelente texto!!

Um abraço e corrige a minha lá de novo rsrs

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos