Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: Os efeitos da covardia e da coragem sobre a sociedade

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros


Um ser corajoso exercita a responsabilidade

Coragem e covardia são sentimentos inerentes à raça humana e são demonstradas nas mais diversas situações do cotidiano. As mesmas andam paralelamente no âmbito das emoções. Isso ficou claramente exposto no episódio do naufrágio do navio italiano Costa Concordia em janeiro. Fica evidente que para cada indivíduo da sociedade o que é importante é a dosagem de tais sentimentos.

Não é raro um indivíduo se deparar em situações que exijam coragem física como fugir de um criminoso, de um desastre natural, para salvar entes queridos, ou mesmo os que a utilizam como profissão como policiais, bombeiros e salva-vidas. No entanto, esse sentimento tem uma dimensão mais ampla.

A coragem ética é o que deve permear as relações humanas. Saber perdoar, agir com responsabilidade e comprometimento ou mesmo saber como lidar em situações tensas, exigem maturidade e censo crítico. Não é não medir as consequências ou enfrentá-las de qualquer jeito, mas é ter a capacidade de avaliar os riscos e ainda assim ousar, fazer o novo.

Foi o que faltou para o capitão Francesco Schettino da embarcação européia. Ao tomar a decisão de fugir do navio e abandonar os 4000 passageiros e tripulantes ele não assumiu a responsabilidade pela vida dos demais, cometendo um crime. No Brasil, essa situação fica mais evidente no trânsito. A quantidade de motoristas envolvidos em acidentes graves e que não prestam o devido socorro às vítimas é alarmante, um grotesco sinal de covardia.

Logo, evidencia-se que a covardia e a coragem residem em cada indivíduo e sua manifestação depende, entre outros fatores, do caráter de cada um. Tais sentimentos são de extrema importância pois podem lidar com a própria vida ou a de outras pessoas. É necessário exercitar a coragem ética nas pequenas decisões cotidianas, sem medo de frustrações ou equívocos, para que, ao lidar com situações extremas, maior seja a capacidade crítica de avaliar os riscos e agir com responsabilidade.


Ulysses Fioresi.



Mais um texto meu aí galera. Mesmo esquema, se puderem corrijam, dêem nota, se manifestem, sugiram, enfim...
Obrigado e boa tarde.

REDIJA MELHOR

REDIJA MELHOR
Membros

Caro Ulysses,

Muito bom texto. Parabéns. 9,5.
A única ressalva é a palavra censo, que, no sentido que você usou, deve ser escrita com "s".
Abraço grande.

http://www.redijamelhor.blogspot.com

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Obrigado, mais uma vez.

Fiquei em dúvida realmente quanto ao emprego... não me recordava do censo do IBGE ser com C e senso crítico ser com S, puro esquecimento.

Mas mesmo assim muito obrigado, tentei seguir as orientações do seu blog para formular esse texto. Mais uma vez tenho que agradecer por este projeto.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos