Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: violência nas escolas. Por favor, corrijam, deem suas opiniões!

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Bruno Hubert


Membros

Quadro negro

A violência nas escolas é apenas um dos sintomas de uma sociedade que padece de uma completa inversão de valores. Tornou-se habitual assistir-se a cenas de agressões entre alunos ou mesmo desfechadas contra professores, trazidas ao conhecimento da sociedade por meio dos telejornais, que as reproduzem com uma intensidade jamais vista. São inúmeros os fatores que convergem para explicar essa realidade, sendo a intolerância quanto às diferenças a principal delas.
Já se foi o tempo em que as instituições de ensino constituíam-se estritamente em centros irradiadores de conhecimento, cujas funções acessórias eram a disseminação de valores de respeito ao próximo e de tolerância a pluralidade. Hoje, tais organizações se vêem diante de escândalos que evidenciam o colapso de modelos educacionais, até então apregoados como os melhores. Um desafio coloca-se, portanto, para a sociedade: o que deve ser alterado na educação em nosso país, para que a realidade de violência seja suplantada pelo respeito entre as pessoas?
Para responder a tal questionamento, faz-se imperativo investigar os motivos da escalada da violência, que, certamente, não recaem sobre um único fator. Entre eles está a decadência da educação familiar, que não consegue mais transmitir valores e exemplos de respeito aos filhos. Um elemento importante é a perda da autoridade dos professores. Outro fator importante é a ascensão vertiginosa do consumo de entorpecentes, a exemplo do crack, que se tornou um uma verdadeira epidemia entre os jovens brasileiros. E por último, e não menos relevante, a intolerância quanto às desigualdades, seja de raça, orientação sexual, nível social, aparência e que resultam em agressividade e conflitos dentro dos colégios.
Em face dessa realidade, de origem multifatorial, é imperioso a associação entre o poder público e os gestores educacionais, a fim de que sejam propostas e efetuadas medidas articuladas que ataquem as raízes do problema. É preciso, primeiramente, que a profissão de educador seja revalorizada, o que não se dará tão somente por via remuneratória. É indispensável, também, que o poder público, promova políticas que resultem em profundas transformações sociais, que atinjam o cerne de problemas como as drogas. Finalmente, é imprescindível a realização de campanhas e seminários dentro das escolas com o intuito de promover uma mudança comportamental entre os alunos, evidenciando que qualquer ato de preconceito é intolerável e passível de punição. Se adotadas de maneira coesa e integrada, essa medidas certamente irão reduzir a violência, modificando este quadro negro que paira sobre nossas as instituições educacionais.

Mourette

Mourette
Membros

A violência nas escolas é apenas um dos sintomas de uma sociedade que padece de uma completa inversão de valores. Tornou-se habitual assistir-se a cenas de agressões entre alunos ou mesmo desfechadas[?? ] contra professores, trazidas ao conhecimento da sociedade por meio dos telejornais, que as reproduzem com uma intensidade jamais vista. São inúmeros os fatores que convergem para explicar essa realidade, sendo a intolerância quanto às diferenças a principal delas.

Muito boa introdução!


Já se foi o tempo em que as instituições de ensino constituíam-se estritamente em centros irradiadores de conhecimento, cujas funções acessórias eram a disseminação de valores de respeito ao próximo e de tolerância a pluralidade[Observação : A educação de antigamente era bem mais elitista que a de hoje.Logo, apesar de são serem constantes os casos de violência, não havia tolerância racial , por exemplo. ]. Hoje, tais organizações se vêem[/b][ segundo o novo acordo ortográfico , usa-se veem] diante de escândalos que evidenciam o colapso de modelos educacionais, até então apregoados como os melhores. Um desafio coloca-se, portanto, para a sociedade: o que deve ser alterado na educação em nosso país, para que a realidade de violência seja suplantada pelo respeito entre as pessoas?[Achei o começo desse período um pouco estranho . Outra coisa, evite fazer perguntas em seu texto ,pois as vezes você não poderá respondê-la. Apesar disso , minha sugestão para a parte grifada : Em meio a esse caos, a sociedade discute a respeito do que deve ser alterado na educação... ]

Para responder a tal questionamento, faz-se imperativo investigar os motivos da escalada da violência, que, certamente, não recaem sobre um único fator. Entre eles está a decadência da educação familiar, que não consegue mais transmitir valores e exemplos de respeito aos filhos. Um elemento importante é a perda da autoridade dos professores. Outro fator importante relevante é a ascensão vertiginosa[opte pela simplicidade e pela objetividade, em detrimento a palavras bonitas. Sugestão : ''o abuso'' ] do consumo de entorpecentes, a exemplo do crack, que se tornou um uma verdadeira epidemia entre os jovens brasileiros. E por último, e não menos relevante, a intolerância quanto às desigualdades, seja de raça, orientação sexual, nível social, aparência [stike]e que resultam em agressividade e conflitos dentro dos colégios[/strike] , na qual as consequências são os casos de agressões e conflitos dentro dos colégios.


Em face dessa realidade, de origem multifatorial, é imperioso a associação entre o poder público e os gestores educacionais, a fim de que sejam propostas e efetuadas medidas articuladas que ataquem as raízes do problema. É preciso, primeiramente, que a profissão de educador seja revalorizada, o que não se dará tão somente por via remuneratória. É indispensável, também, que o poder público, promova políticas que resultem em profundas transformações sociais, que atinjam o cerne de problemas como as drogas. Finalmente, é imprescindível a realização de campanhas e seminários dentro das escolas com o intuito de promover uma mudança comportamental entre os alunos, evidenciando que qualquer ato de preconceito é intolerável e passível de punição. Se adotadas de maneira coesa e integrada, essa medidas certamente irão reduzir a violência, modificando este quadro negro que paira sobre nossas as instituições educacionais
Ótima conclusão!!


Texto muito bem escrito e organizado, Bruno . Meus parabéns. Convido-te a corrigir algumas redações aqui do fórum , visto que você tem muito a acrescentar. Um abraço.

Bruno Hubert


Membros

Obrigado. Certamente, quando puder contribuirei com minhas correções. Quanto a esse texto:
1. desfechadas = proferidas
2. Concordo em relação a intolerância racial, é um ponto que felizmente parece que tem melhorado em relação ao passado.
3. Não vejo problema em inserir questionamentos nas redações, desde que, evidentemente, sejam respondidos. (como foram)
4. Ascencão/vertiginosa não me parecem palavras de outro mundo, entendo que um texto fica enriquecido com vocabulário mais rebuscado (em detrimento a um excessivamente trivial) e que, certamente, é um fator valorizado por uma banca.
Um abraço Mourette.

Emerson Farias


Membros

Mourette corrigi minha redação por favor e dar uma nota por favor agradeço!
(Homofobia um preconceito Mundial) Até mais Abraço!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos