Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Copa do Mundo no Brasil: População mais pobre ou mais feliz?

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

mathewsan


Membros

Se puderem dar uma nota de 0 a 60 eu agradeço =)

Escreva uma carta do leitor ao editor da revista posicionando-se em relação à Copa do Mundo no Brasil: População mais pobre ou mais feliz?

São Paulo, 11 de dezembro de 2011.

Caro editor,
Tive a oportunidade de ler o artigo a respeito da copa do mundo e gostaria de comentá-lo a partir de minhas conclusões. O texto, publicado por sua revista em junho deste ano e produzido pelo colunista Simon Kuper, debatia sobre um ponto importante a todos nós brasileiros que vivemos a euforia de sediar um evento tão grandioso mas que ainda não percebemos os custos que isso nos trará(ou já esta trazendo).

Não é exclusividade brasileira a dúvida sobre quais benefícios e malefícios um torneio dessa dimensão pode nos oferecer. Todos os outros países que passaram por essa situação anteriormente já se perguntaram se a promessa de muitos turistas aquecendo a economia nacional valeria a pena depois de tantos gastos com estádios e infra-estrutura. O senhor deve concordar que se olharmos pelo lado econômico, a vinda dessa copa é garantia de prejuízo para a população, pois o dinheiro investido vem dos impostos que pagamos. Quem lucrará de verdade com o turismo serão os donos de hotéis luxuosos e restaurantes caros das capitais. Porém, percebo que os mais empolgados com esse evento são justamente aqueles cuja única vantagem vai ser assistir um bom jogo de futebol em seu país acompanhados dos amigos e da cervejinha de sempre.

É claro que devemos ficar orgulhosos por nosso país ter condições de organizar o maior torneio futebolístico do mundo, mas devemos ficar cuidadosos e checar se o dinheiro que o senhor e todos nós estamos investindo será bem gasto.
Atenciosamente,
João

Mourette

Mourette
Membros

cara , vou passar a bola para outro que entenda melhor de carta...

Mauro

Mauro
Membros

Muito boa essa carta!


[junto da margem]São Paulo, 11 de dezembro de 2011.
[pula uma linha]

[junto da margem] Caro editor, [ "Caro Editor", pois todo vocativo é maiúsculo]
[pula uma linha]

[Inicie o texto afastado da margem] Tive a oportunidade de ler o artigo a [acho que esse "a" é craseado] respeito da copa do mundo e gostaria de comentá-lo a partir de minhas conclusões. O texto, publicado por sua revista em junho deste ano e produzido pelo colunista Simon Kuper, debatia sobre um ponto importante a todos nós brasileiros que vivemos a euforia de sediar um evento tão grandioso mas que ainda não percebemos os custos que isso nos trará(ou já esta trazendo).

Não é exclusividade brasileira a dúvida sobre quais benefícios e malefícios um torneio dessa dimensão pode nos oferecer. Todos os outros países [,] que passaram por essa situação anteriormente [,] já se perguntaram se a promessa de muitos turistas aquecendo a economia nacional valeria a pena depois de tantos gastos com estádios e infra-estrutura [esse período sublinhado merece vírgula]. O senhor deve concordar que se olharmos pelo lado econômico, a vinda dessa copa é garantia de prejuízo para a população, pois o dinheiro investido vem dos impostos que pagamos. [eu colocaria um elemento de ligação aqui. Veja: Diante disso, nota-se que quem lucrará de verdade...] Quem lucrará de verdade com o turismo serão os donos de hotéis luxuosos e restaurantes caros das capitais. Porém, percebo que os mais empolgados com esse evento são justamente aqueles cuja única vantagem vai ser assistir um bom jogo de futebol em seu país [,] acompanhados dos amigos e da cervejinha de sempre.

É claro que devemos ficar orgulhosos por nosso país ter condições de organizar o maior torneio futebolístico do mundo, mas devemos ficar cuidadosos e checar se o dinheiro que o senhor e todos nós estamos investindo será bem gasto.
[pula uma linha]

[Aqui você vai dar o mesmo afastamento do parágrafo] Atenciosamente,
João. (Não se pode colocar nome próprio, pois o corretor pode achar que é uma maneira de você se identificar e isso pode zerar sua redação. Normalmente quando o vestibular cobra uma carta, ele mesmo diz o nome que você tem que assinar, caso não diga, deve-se generalizar. Ex: Leitor.]


Gostei muito dessa carta!
De zero a 60 eu daria 50 como nota.
Espero ter ajudado.

Abraço

Dika

Dika
Membros

Olá,

Tenho duas observações:
1. Mauro: "Tive a oportunidade de ler o artigo a respeito da copa do mundo..." o a não é craseado pois não se usa crase antes de palavras masculinas [a + (o) respeito].

2. Mathewsan: Faltou você mencionar que além de hotéis e restaurantes, as grandes empresas como Coca-cola, Ambev etc também irão lucrar demais com a Copa. Indiretamente você comenta o futebol + cervejinha + amigos, então, creio que você deveria dar mais atenção a esse assunto.

É isso,
Boa carta!

Mauro

Mauro
Membros

Vlw Dika!
Eu achei que se tratava de uma locução "a respeito de", por isso pensei que esse "a" levava crase.

( =

mathewsan


Membros

Obrigado pelas dicas galera =)

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos