Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Que fazer para a Copa do Mundo de 2014 beneficiar o Brasil?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Toledo


Membros

Título: Copa e sustentabilidade

Passados mais de 60 anos, o país do futebol sediará um dos maiores eventos esportivos do mundo. Isso, sem dúvida, pode tornar-se algo extretamente positivo, mas, para isso, o país precisa utilizar o evento como uma forma de diminuir os problemas nacionais, não pensando apenas em escalações e hexacampeonato, pois um evento dessa magnitude pode movimentar muito a economia brasileira.

Analisemos, como exemplo, as consequências da Copa de 2010 para a África do Sul. Inúmeras coisas foram prometidas, mas poucas cumpridas. A oferta de emprego e a melhoria em saúde ocorreram de forma isolada, e muita coisa foi abandonada, como a questão dos desalojamentos: muitas pessoas continuam esperando pelas novas e melhores casas que foram anunciadas. Alguns estádios sul-africanos transformaram-se em "elefantes brancos", altamente deficitários, com arrecadação muito inferior aos gastos com sua manutenção.

Não podemos deixar também os interesses da Fifa sobrepondo-se aos nossos. Infelizmente, começamos de forma errada nesse aspecto, alterando as legislações dos estados e autorizando a venda de bebidas alcoólicas neles e em regiões ao seu redor, apenas para favorecer as empresas vinculadas à FIFA. Sabemos que o álcool já causou e continua causando várias brigas entre torcedores, e isso pode se intensificar com a liberação. Os investmentos em saúde, infraestrutura e transporte não podem ser feitos de forma isolada e se estagnarem após a Copa. Haverá, certamente, um forte esquema de segurança e, como de costume, as favelas cariocas serão militarizadas. Até quando resolveremos nossos problemas de violência com o exército? Por que não erradicamos a violência dando condições dignas de vida às pessoas?

O futebol tem muitíssima importância cultural, mas o Brasil tem problemas muito mais sérios a resolver. A Copa precisa ser construída de forma sustentável. Gastar com chuteiras, melhoramento de gramados, fabricação de bolas e uniformes não é mais importante que investir em melhorias na saúde, no sistema de ensino, nas estradas, na distribuição de riquezas, no saneamento básico e na alimentação. Aproveitemos da melhor forma essa oportunidade!

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos