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Me ajudem na correção

2 participantes

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1Me ajudem na correção Empty Me ajudem na correção Qui Dez 15, 2011 12:22 pm

victorzmonteiro


Membros

Alguém poderia me ajudar na correção dando nota de 0 a 13

Recebi a seguinte Proposta de Redação:

Por que causas o jovem tem se mobilizado atualmente no Brasil?
As novas tecnologias ampliaram muito a capacidade de comunicação dos grupos sociais, que passaram a ter mais facilidade para se organizar. Os jovens, em especial, têm se destacado em vários lugares do mundo pela forte participação em protestos por causas diversas. No Brasil, o movimento estudantil já teve grande papel na luta por direitos sociais, principalmente durante os anos de ditadura, porém, um episódio recente dividiu a opinião da sociedade sobre os ideais que fundamentam os movimentos estudantis hoje. O fato é que, no dia 8 de novembro, setenta e dois estudantes foram detidos durante a desocupação da reitoria da USP (Universidade de São Paulo). A ocupação, em protesto contra a presença da polícia militar no campus, foi uma reação à detenção de três alunos que fumavam maconha no estacionamento da faculdade. Os manifestantes, no entanto, alegaram que o motivo dos protestos era político. O contexto político mudou, vivemos em um estado democrático e o acesso à universidade tornou-se mais popular. Nesse novo contexto, queremos que você analise qual é o papel dos movimentos estudantis. Leia os textos da coletânea e desenvolva uma dissertação argumentativa que responda a seguinte questão: Por que causas o jovem tem se mobilizado atualmente no Brasil?

Envie sua redação. Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

Movimentos sociais

O termo “movimentos sociais” refere-se a (...) formas de organização e articulação baseadas em um conjunto de interesses e valores comuns, com o objetivo de definir e orientar as formas de atuação social. Tais formas de ação coletiva têm como objetivo, a partir de processos frequentemente não-institucionais de pressão, mudar a ordem social existente, ou parte dela, e influenciar os resultados de processos sociais e políticos que envolvem valores ou comportamentos sociais ou, em última instância, decisões institucionais de governos e organismos referentes à definição de políticas públicas.
[Prof. Jorge Alberto S. Machado, USP, in Scielo Brazil]





Marcha da maconha

A marcha partiu do Largo São Francisco rumo ao viaduto do Chá, onde os manifestantes encontraram participantes do movimento Acampa Sampa (18/11/2011)



Movimento estudantil

Nas décadas de 60 e 70, o movimento estudantil universitário brasileiro se transformou num importante foco de mobilização social. Sua força adveio da capacidade de mobilizar expressivos contingentes de estudantes para participarem ativamente da vida política do país.
Dispondo de inúmeras organizações representativas de âmbito universitário (os DCEs: diretórios centrais estudantis), estadual (as UEEs: uniões estaduais dos estudantes) e nacional (representada pela UNE: União Nacional dos Estudantes), o movimento estudantil, com suas reivindicações, protestos e manifestações, influenciou significativamente os rumos da política nacional.
(...) A década de 60 presenciou as primeiras grandes mobilizações em defesa de reivindicações de caráter educacional. Na primeira metade dos anos 60, a chamada "Reforma da Universidade" consistiu na mais importante luta do movimento estudantil.
(...) De 1969 a 1973, a coerção política atingiu o seu ápice. Neste período, o movimento estudantil foi completamente desarticulado. A maior parte dos militantes e líderes estudantis ingressou em organizações de luta armada para tentar derrubar o governo.
(...) O período em que o movimento estudantil voltou a ter força coincidiu com uma mudança importante nos rumos da política nacional. Após a escolha do general Ernesto Geisel para a Presidência da República teve início a implementação do projeto de liberalização política, que previa a redemocratização do país.
O ápice da retomada se deu em 1977, ano marcado pela saída dos estudantes para as ruas. Grandes manifestações de protesto e passeatas públicas mobilizaram os estudantes em defesa da democracia. (...)
Ironicamente, no final da década de 70, apesar das principais organizações estarem em pleno funcionamento, o movimento estudantil universitário havia perdido sua força e prestígio político. Desde o final da ditadura militar, a importância do movimento estudantil tem declinado significativamente. Em 1992, o amplo movimento social de oposição ao presidente Fernando Collor de Mello fez ressurgir o movimento estudantil, mas apenas por um breve período.
[UOL Educação/História do Brasil]





Geração Coca-Cola

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos USA, de nove as seis.

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola

Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

[Legião Urbana]



Saudades da ditadura

“O problema da moçada da USP é a saudade de um período que eles não conheceram. Nasceram com atraso. Daí a obsessão por fantasiar um entorno de repressão e obscurantismo contra o qual `resistir”.
A nostalgia da ditadura dilacera a moçada da USP especializada em ocupar prédios da Cidade Universitária.
“Abaixo a ditadura na USP”, dizia um dos cartazes expostos no prédio da reitoria durante o período em que ele esteve ocupado. Com a palavra “ditadura”, atirou-se sem economia no reitor, na Polícia Militar, no governo paulista.


Pobre meninada…

Depois que a PM, na madrugada da última terça-feira, acabou com a ocupação, os estudantes divulgaram um manifesto em que denunciavam a ação policial como “repressão sem precedentes”, realizada “na calada da noite” e “num clima de terror que lembrou os tempos mais sombrios da ditadura militar”.
“Clima de terror” é sempre bom invocar, e, se a ação se deu antes de o sol raiar, é de rigor aplicar-lhe essa clássica das clássicas expressões da literatura policial que é a “calada da noite”, mas… Pobre meninada – não adiantou caprichar na retórica. A operação da polícia, realizada no quadro legal de uma reintegração de posse, não produziu um mísero ferido.
[Roberto Pompeu de Toledo, revista Veja, 19/11/2011]

Observações: Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;
Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa;
Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;
A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
Não deixe de dar um titulo à sua redação.
Com base nos textos acima, elabore sua redação sobre o tema Por que causas o jovem tem se mobilizado atualmente no Brasil? .







Esta foi minha redação:

Título Mobilização social ou pessoal?

1º paragrafo Os jovens brasileiros, principalmente os estudantes, têm promovido uma enxurrada de protestos e manifestações contra o governo. Muitas das vezes as ações parecem sem sentido e descoordenadas, gerando dúvidas sobre o real sentido social que visam.
2º paragrafo Diante desse cenário, as autoridades encontram dificuldade para negociar, tendo em alguns fatos, desconhecimento dos propósitos dos manifestantes. Muitos reinvindicantes estão presentes nas manifestações, mas sequer sabem o que reinvindicam e parecem perdidos ao acaso. Alguns acreditam que participar de um movimento pode ser uma maneira de se dar bem, devido à repercussão midiática que todo o contexto gera.
3º paragrafo Os jovens desconhecem ou fingem conhecer as verdadeiras razões da luta que estão travando. A razão deveria ser social, do povo, da comunidade, da sociedade. Não há que se falar em mobilização social de uma pequena minoria descompromissada ou de um reduzido grupo que pensa diferente dos demais. Primeiro discute-se o problema, os afetados, as causas e, somente após essa discussão, é que pensa-se nas soluções.
4º paragrafo Na época da ditadura não havia tolerância das autoridades e a facilidade que existe hoje para que os jovens pensem e discutam os rumos do país. Inteligência e cuidado eram primordiais para agir, não apenas para chegarem aos objetivos, mas para não piorarem ainda mais a situação.
5º paragrafo Nossos jovens não devem estar recebendo a educação adequada para lidar com a realidade política e social atual. Parece que muitos alunos faltaram as aulas de História. Mobilização para cuidar do próprio umbigo? Para quê? Basta olhar para baixo.

2Me ajudem na correção Empty Re: Me ajudem na correção Ter Dez 20, 2011 4:21 am

Mourette

Mourette
Membros

paragrafo Diante desse cenário, as autoridades encontram dificuldade para negociar, tendo em alguns fatos[ achei a expressão grifada um pouco estranha], desconhecimento dos propósitos dos manifestantes. Muitos reinvindicantes estão presentes nas manifestações, mas sequer sabem o que reinvindicamprotestam e parecem perdidos ao acaso. Alguns acreditam que participar de um movimento pode ser uma maneira de se dar bem, devido à repercussão midiática que todo o contexto gera.


paragrafo Na época da ditadura não havia tolerância das autoridades e a facilidade que existe hoje para que os jovens pensem e discutam os rumos do país. Inteligência e cuidado eram primordiais para agir, não apenas para chegarem aos objetivos, mas para não piorarem ainda mais a situação.
Ao meu ver, esse poderia ser o primeiro parágrafo argumentativo, pois ao começar com a visão histórica, faz-se um paralelo dela com o contexto atual.

Nossos jovens não devem estar recebendo a educação adequada para lidar com a realidade política e social atual[tá , mas qual a solução que você sugere? ]. Parece que muitos alunos faltaram as aulas de História. Mobilização para cuidar do próprio umbigo? Para quê? Basta olhar para baixo.


Texto muito bem escrito! Apesar de eu discordar veemente de tudo que foi exposto , eu gostei do seu estilo de escrever. Não encontrei nada a acrescentar, porém, acho que , em detrimento de muito parágrafos, você poderia argumentar mais , de modo que seu texto tenha apenas 4 parágrafos.

Também fiz um texto sobre este tema , se puder comentar , agradeço :https://flordolacio.forumeiros.com/t427-as-lutas-da-minha-geracao

3Me ajudem na correção Empty Re: Me ajudem na correção Ter Dez 20, 2011 11:14 am

victorzmonteiro


Membros

Mourette, obrigado pela análise, pois uma visão externa transperece muito mais os erros. Vou ver o seu texto.

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