Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação CESGRANRIO - Por favor me ajudem

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Mauro

Mauro
Membros

Pessoal,
dia 05 de janeiro vou fazer a prova da CESGRANRIO, mas bateu um pequeno desespero quando peguei provas anteriores e olhei o tema das redações!

A maneira como eles cobram é diferente do que eu estou acostumado, porque eles não pedem pra você escrever uma redação que tenha como tema educação ou violência urbana ou fome... mas algo como "[...] redija um texto dissertativo-argumentativo sobre um fato feliz ocorrido na sua infância. Relate a contribuição que esse fato trouxe para a sua vida atual" , esse foi tema do vestibular 2011. EU NÃO FAÇO A MÍNIMA IDEIA DE COMO COMEÇAR OU DE COMO ESCREVER. Será que posso inventar???

Então, peguei a prova da redação de 2010, lá eles colocaram duas manchetes de matérias veiculadas recentemente na internet e na imprensa:

1) Detento supera dois mil alunos das redes pública e privada e vence concurso de redação.

2)Rio de Janeiro vence disputa e vai sediar a olimpíada de 2016.

Posteriormente eles pedem para você redigir um texto dissertativo, argumentativo sobre

A matéria que você gostaria de ver publicada em um futuro próximo


Então escrevi:


Brasil: um modelo para outras nações

O Brasil acelera a sua economia e consegue ultrapassar países como a China e os Estados Unidos. Por conta disso, a construção de mais usinas foi necessária para dar conta do suprimento energético requerido pelas novas indústrias, assim como pela população, cuja qualidade de vida melhorou significativamente.

Com seu vasto e diverso território geográfico e detentor da maior floresta tropical do mundo, o Brasil tem a natureza a seu favor. Desse modo, visando um desenvolvimento sustentável aliado ao próprio crescimento econômico, ele optou por investir nas fontes de energias renováveis, como as hidrelétricas, a solar e a eólica. Assim, este país conseguiu aumentar bastante suas exportações, colocando-o no patamar de maior potência econômica mundial.

Como consequência, o índice de qualidade de vida da população brasileira já pode ser comparada às das nações de primeiro mundo, como a França e a Inglaterra. Para isso, o novo Presidente da República precisou direcionar muitos recursos e verbas às áreas de educação e infraestrutura do país. Consequentemente, a taxa de analfabetismo praticamente zerou, o índice de doenças diminuiu, além de crescer o número de geração de emprego e renda, que propiciou a compra de alimentos por mais cidadãos brasileiros, mitigando o problema da fome.

Logo, percebe-se que a economia e o nível de vida da população brasileira melhorou consideravelmente. Com esses avanços, suas políticas econômicas, educacionais e de infraestrutura estão servindo de modelo para outros países do globo, cujas culturas estão sofrendo forte influência do ex-país de terceiro mundo, o Brasil.


É isso.
Eu queria saber se era assim que era pra escrever, se está errado e gostaria das críticas à redação.

Vlw santa

Mourette

Mourette
Membros

Olá Mauro , tudo bem?

Dei uma olhada no google pra ver se eu encontrava alguma dica específica para o tipo de redação da cesgranrio ,mas não achei.

Bem, eles pedem que você redija um texto dissertativo-argumentativo. Isso indica que o ''jeitão'' será o mesmo das redação que você está habituado.Deverá apresentar argumentos que comprovem a sua tese...


Vamos ao seu texto então

Como eu percebi, você gosta de sonhar alto , não é ?rsrs Porém , a ordem é dissertar sobre a matéria que você gostaria de ver em um futuro próximo , ou seja , nos próximos 5 a 10 anos... Obviamente , todas as mudanças criadas por você demorarão um bom tempo para ocorrerem ( e espero que ainda esteja vivo para presenciá-las). A dica é você sugerir algum direito conquista , algum investimento que deu certo , como a melhoria na educação no país, ou a redução da desigualdade social , etc...

mas vamos ao teu texto





O Brasil acelera a sua economia e consegue ultrapassar países como a China e os Estados Unidos. Por conta disso, a construção de mais usinas foi necessária para dar conta do suprimento energético requerido pelas novas indústrias[ apesar de você ter explicado sobre a sustentabilidade no decorrer do texto , acho que você deveria comentar sobre ela aqui na introdução, pois , para quem lê, parece que você a expansão das matrizes energética se deu em detrimento da sustentabilidade], assim como pela população, cuja qualidade de vida melhorou significativamente.

Com seu vasto e diverso território geográfico e detentor da maior floresta tropical do mundo, o Brasil tem a natureza a seu favor. Desse modo, visando um desenvolvimento sustentável aliado ao próprio crescimento econômico, ele optou optou-se por investir nas fontes de energias renováveis, como as hidrelétricas, a solar e a eólica. Assim, este país conseguiu aumentar bastante suas exportações, colocando-o no patamar de maior potência econômica mundial [sugiro : ''de uma das maiores potências econômicas'' ].

Como consequência, o índice de qualidade de vida da população brasileira já pode ser comparada às das nações de primeiro mundo, como a França e a Inglaterra. Para isso, o novo Presidente da República precisou direcionar muitos recursos e verbas às áreas de educação e infraestrutura do país. Consequentemente, a taxa de analfabetismo praticamente zerou, o índice de doenças diminuiu, além de crescer o número de geração de emprego e renda, que propiciou a compra de alimentos por mais cidadãos brasileiros, mitigando o problema da fome.


Parece mais propaganda partidária huahaahuha, mas ficou bem legal, cara. Só não sei exatamente se é assim que se faz. Poste outras redações de lá pra gente te ajudar..

abraços e feliz natal santa

Mauro

Mauro
Membros

kkkkkkkkkk

Vlw Mourette! É verdade, eu não tinha me ligado que no tema eles cobram algo para um futuro próximo.

Gosto de sonhar alto? kkkkkk

Valeu pelas sugestões e pode deixar que vou continuar postando outras redações.

abrass

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos