Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação ENEM 2011

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Redação ENEM 2011 Empty Redação ENEM 2011 Qui Dez 22, 2011 10:14 am

Guilherme2


Membros

Se puderem, atribuam nota. Coloquei o título na redação do ENEM mas não no rascunho, portanto não o deixarei aqui também.

TEMA: "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado"

Muito obrigado!

---

Há duas décadas atrás, em plena Guerra Fria, através de uma corrida tecnológica impulsionada pelo pavor de perder para o inimigo, surge a ARPANET, responsável pela segurança de informações e pela troca de mensagens na rede militar dos Estados Unidos. Mal se sabia, naquela época, que esta rede privada viria a mudar de rumo e, ironicamente, tornar cada vez menos privada a vida das pessoas no mundo inteiro.

Redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter surgiram há menos de dez anos e já mudaram de forma radical o estilo de vida da população, e o modo como nos comunicamos com amigos, familiares e até desconhecidos. Bastam alguns cliques para tornarmos público o que estamos fazendo, o que estamos pensando, onde estamos, entre tantas outras informações que antes dependiam de um tempo e esforço muito maior para serem compartilhadas.

No entanto, tais facilidades acarretam grandes responsabilidades. Num mundo em que o termo “a jato” é eufemismo para a velocidade das informações na Internet, visto que pacotes de dados atravessam o globo em milissegundos, é necessário ter cautela antes de publicar seus dados na rede. Uma vez publicados, eles dificilmente poderão ser esquecidos, pois além de algumas ferramentas não possibilitarem a exclusão de conteúdo postado previamente, existem internautas mal intencionados sempre dispostos a salvar o conteúdo, dificultando o esquecimento das informações.

É necessário, portanto, ter bom senso e saber ponderar sobre o que postar ou não nas redes sociais. Os limites entre o público e o privado neste ambiente são muito tênues e demandam atenção, sendo assim, um ato sem pensar pode trazer grandes sequelas que podem, sem dúvidas, afetar o meio social do cidadão.

2Redação ENEM 2011 Empty Re: Redação ENEM 2011 Qui Dez 22, 2011 10:43 pm

Mourette

Mourette
Membros

Nesse aspecto, as redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter surgiram há menos de dez anos e já mudaram de forma radical o estilo de vida da população, e o modo como nos comunicamos com amigos, familiares e até desconhecidos. Bastam alguns cliques para tornarmos público o que estamos fazendo, o que estamos pensando, onde estamos, entre tantas outras informações que antes dependiam de um tempo e esforço muito maior para serem compartilhadas.



Confesso que não encontrei deslizes ortográficos nem estruturais em seu texto. Ele ,aliás , pareceu muito com o meu , sobretudo no 1º parágrafo. Apesar de bem escrito e muito bem estruturado, acho que você poderia ter aprofundado mais em relação às consequência do mau uso da internet , tanto para as vítimas , quanto para o ''agressor'', além de contextualizar tudo isso com exemplos atuais , como o ''cyberbullying''.

Ademais, belo texto. Nota 900 !!

ps: qual a nota que os corretores te deram??

Feliz Natal!! santa

3Redação ENEM 2011 Empty Re: Redação ENEM 2011 Qui Dez 22, 2011 11:36 pm

Guilherme2


Membros

Minha redação recebeu nota 600 e eu fiquei bem chateado com isso. Por esse motivo mesmo eu pedi que os membros atribuíssem uma nota ao meu texto, pois estava em dúvida se só eu tinha achado que o texto deveria tirar uma nota bem maior do que a que recebi, já que estava bastante confiante quanto ao meu desempenho na redação.

Obrigado pela ajuda e pelas sugestões, eu realmente poderia ter aprofundado mais com exemplificações.

Feliz natal! Smile

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos