Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação - Fuvest 2008 - [Novo Usuário!]

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

WederCO


Membros

Bom, primeiro irei me apresentar... Very Happy

Meu nome é Weder e estou prestando medicina na Fuvest (vish!)... Com muito esforço, pois não pude($$) fazer cursinho, consegui passar pra segunda fase! (Yay!)

Eu encontrei esse fórum e estou disposto a ajudar a todos! (mesmo com pouco tempo até a segunda fase... Shocked )

Minha situação: Sou péssimo em português! (Muito ruim mesmo!) Embarassed e estou tentando, por conta própria, mudar isso...

Escrevi várias redações e pretendo fazer mais umas 10 até dia 8!

Aqui fica minha primeira redação:

Tema: Redação - Fuvest 2008 - [Novo Usuário!] Red

Um caminho para o conhecimento

1§___Das diversas formas de espalhar conhecimento no mundo contemporâneo, uma destaca-se das demais: a Internet. A rede mundial de computadores foi criada com o objetivo de esconder os planos e comunicações dos exércitos durante as guerras, mas tornou-se uma ferramenta muito mais abrangente, que serve de entrada e saída para grandes fluxos de informações.
2§___Como disse Stephen Kantz à revista Veja em outubro de 2007 “Todos precisamos estar muito atentos [...]”, pois nem tudo que circula no mundo digital é confiável. O que deve ser levado em conta, nesse caso, é a riqueza proporcionada por este veículo que, mesmo com algumas impurezas, pode ser útil e recompensadora.
3§___O trabalho do internauta interessado em informar-se, nesse contexto, é semelhante ao de um ourives: separar o que receber e lapidar o que for bom, tornando o conhecimento recém-adquirido em algo ainda mais valioso. É, porém, primordial saber onde conseguir as “matérias-primas”, pois não adianta querer transformar inutilidades em diamantes.
4§___Conseguir informações nos meios tradicionais, como revistas, jornais e livros, é ainda um grande aliado de quem deseja obter conhecimento. Não se pode, portanto, substituir tais meios por outros mais novos, desprezando-se todo o conhecimento proporcionado por essas estruturas tão bem estabelecidas. A internet deve servir como um meio complementar e de aprofundamento dos conhecimentos obtidos nesses meios mais confiáveis.
5§___Todo bom conhecimento proporciona resultados positivos quando trabalhado por boas mãos. A difusão de ideias e ideais, aliados as boas culturas e tradições, deve ser valorizada para que o homem possa continuar caminhando para o futuro. A internet é, desde que bem usada, uma estrada para que a humanidade obtenha o conhecimento que extinguirá, em parte, a sua ignorância.


ps.: obrigado e, se puder, deixe uma nota de 0-100 tongue

MaGranger


Membros

Oi, olha eu não sei se todos os comentários serão pertinentes, porque eu também sou uma vestibulanda me preparando para a Fuvest. Então, é só dizer se não concordar com alguma coisa.

Em geral, achei seu texto bom, realmente fica claro que você tem se esforçado para melhorar.
Introdução: muito boa, você mostrou conhecimento ao comentar sobre a origem da internet, só achei que você poderia definir melhor seu tema já falando um pouco das contradições da internet, ou seja, como a pessoa precisa separar o conteúdo bom do lixo.

2§: no trecho O que deve ser levado em conta, nesse caso, é a riqueza proporcionada por este veículo que, mesmo com algumas impurezas, pode ser útil e recompensadora. parece que você está descordando com a autoridade que você mencionou, o que não é bom para sua argumentação.

3§:acho que faltou falar como o internauta pode se preparar para separar melhor as informações que encontra na internet, colocar mais informação.

4§: achei ótimo esse parágrafo.

Conclusão:A difusão de ideias e ideais, aliados as boas culturas e tradições, deve ser valorizada para que o homem possa continuar caminhando para o futuro., esse trecho pareceu meio deslocado para mim; além disso, falar que existem boas culturas e tradições deixa implícito que existem algumas ruins, o que denota um pouco de preconceito (minha opinião pelo menos) o termo mais apropriado seria "hábito", novamente, acho que você deveria explanar mais sobre quais seriam esses hábitos.

Espero que tenho te ajudado, quanto à nota, eu não arrisco, desculpa.

WederCO


Membros

Muito obrigado pela correção!

Lendo agora, realmente parece que eu estou fazendo uma pequena ressalva... Talvez eu deveria retirar a frase entre virgulas e criar um novo período e falar sobre essas "impurezas" sem me contradizer.

Não sei se você percebeu, mas eu usei uma frase de um dos autores da coletânea no começo do 2§. Posso fazer isso ? Sempre tenho receio de prejudicar minha nota por causa disso.

Sobre o terceiro parágrafo, eu concordo com você e acho que, inclusive, deveria também ter dado mais informações sobre como "lapidar" as informações. O parágrafo ficou muito metafórico e adicionou pouco ao texto.

Conclusão = Minha maior dificuldade! Neste trecho que você citou, eu fiquei com medo de me contradizer, por isso coloquei boas culturas e tradições (em oposição as culturas e tradições "lixo" que não vale a pena serem difundidas).

ps: posso corrigir outras redações ? Vou corrigir algumas hoje depois que eu terminar a minha...

MaGranger


Membros

Fico feliz de ter ajudado!
Quanto à sua pergunta, sim ,você pode iniciar o parágrafo com a aquela frase. Os textos motivadores estão aí para serem usados, isso mostra que você fez uma leitura atenciosa e consegue usar o conteúdo a favor da sua argumentação. Mas cuidado para não se ater somente aos textos motivadores. A impressão que eu tenho é que a banca da Fuvest valoriza o conteúdo. Então quanto mais você mostrar que sabe e consegue articular esse conhecimento, melhor!
Eu também entendo sua dificuldade com conclusões! É como se eu já tivesse dito tudo que há para falar, então não sei bem como encerrar. Uma dica: eu postei uma redação aqui para corrigir no tópico "Por favor corrijam minha redação" e o corretor colocou o link de um vídeo muito legal. Recomendo! Feliz Ano Novo!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos