Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A transitoriedade das leis atende ao permanente senso de justiça

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Pbarbosa87


Membros

Olá Companheiros de fórum!
Ficarei muito grato se vcs, por gentileza, corrigirem essa redação.
Foi o tema do concurso TRT 2ª região em 2008 (TRT/SP).
Grato!

REDAÇÃO
1. Atente para o texto que segue:
Desculparia de bom grado em nosso povo e tendência para não admitir como modelo e regra de perfeição moral senão os próprios usos e costumes, pois é defeito generalizado, não somente no homem comum como em quase todos os homens, reconhecer e seguir apenas o que se praticou desde o berço. (Montaigne)

2. Aproveite as ideias desse texto para resolver uma dissertação, na qual você exporá seu ponto de vista acerca do seguinte tema:
A transitoriedade das leis atende ao permanente senso de justiça.

O texto deverá ter a extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas.


É notável o célere desenvolvimento da civilização global, as sociedades evoluem, a cultura, formas de agir, pensar, comunicar e diversos outros aspectos da vida do homem estão em constante transitoriedade, e o mesmo não poderia deixar de acontecer com as leis, que regulam as interações entre os homens. O que é inerente a natureza humana e, portanto, imutável é o senso de justiça. É possível que algo extremamente volátil como as leis atenda constantemente ao senso de justiça, que é permanente?
A legislação brasileira constitui claro exemplo de leis que se alteram quase diariamente com o objetivo de colocar em prática, de materializar o senso de justiça, transformando-o em atitudes em prol da cidadania e da boa convivência entre os homens. Temos em nossa atual Constituição Federal o exemplo maior de defesa dos direitos naturais, mas há outros, como a lei Maria da Penha ou o Código de Defesa do Consumidor.
Por outro lado, em países com sistema de governo autoritário. O senso de justiça comum fica subjugado aos interesses de uma minoria dominante. Nesses casos a lei sofre menos alterações e, ainda assim, quando é modificada, o objetivo principal é privilegiar os ditadores. De forma que as novas leis não atendem ao senso de justiça. Mas é importante observar que isso acontece devido a imposição do sistema de governo e não a evolução legislativa.
Dado o exposto, percebe-se que o fato de as leis serem inconstantes, sendo modificadas de acordo com a evolução da sociedade para melhor atendê-la, ou ainda alteradas apenas para satisfazer os desejos egoístas de algum ditador, não influencia na conformidade das leis com o senso de justiça, que é permanente. Porém, essa conformidade pode ser exaurida por outros fatores, como por exemplo, um governo autoritário.

REDIJA MELHOR

REDIJA MELHOR
Membros

Caro amigo, PBarbosa
Eu gostei do seu texto, pois você o desenvolveu muito bem. Porém faço aqui algumas ressalvas:
1- A conclusão ficou incoerente. Nela, você disse que mesmo que as leis fossem alteradas apenas para satisfazer os desejos egoístas de algum ditador, isso não influenciaria na conformidade das leis com o senso de justiça. Logo depois, você diz exatamente o contrário, ao afirmar que essa conformidade pode sim ser exaurida por um governo autoritário. Lembrando: ditadores formam governos autoritários.
Na minha opinião, você poderia também ter dado mais exemplos dessa transitoriedade das leis citando por exemplo, a mudança na classificação do crime de sequestro, que passou a ser hediondo, devido ao aumento absurdo da ocorrência de tal delinquência.
Há também dois erros de crase na última oração do penúltimo parágrafo ( devido à).
Visite o blog Redija Melhor , onde há dicas muito valiosas . No mais, seu texto está muito bom e eu daria nota 7,5 a ele. Espero ter ajudado. Abraço grande!

http://www.redijamelhor.blogspot.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos