Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O respeito ao direito de informação no Brasil

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Se informar é necessário

A informação é um direito que cada cidadão possui. Porém, ter acesso a ela no Brasil, não é algo tão simples e democrático. O ser humano é movido a informações e através dela se é possível constituir uma ideologia ou perpetuar uma cultura.

Um grande marco na história da informação no país foi em 1922, durante a Semana de Arte Moderna de São Paulo, que, de forma genérica, instaurou o modernismo no país, que pretendia, entre outras coisas, maior democratização da cultura e da informação.

Em contrapartida, no período da Ditadura Militar, o Ato Constitucional número 5 (AI5) fiscalizou a imprensa, a música, a literatura, entre outras manifestações e censurou aquilo que não atendia à ideologia dos ditadores. Foi uma verdadeira "caça às bruxas" contra os que não apoiavam o regime político vigente. Pode-se atestar também a colonização pelos jesuítas como forma de censura de informação, uma vez que a religiosidade indígena foi submetida à religião imposta pela Igreja Católica personalizada nos jesuítas e missionários, entre outras formas de repressão da cultura e da informação.

Atualmente, não se fala mais em censura ou imposição cultural de forma tão exacerbada. O que nota-se é uma desigualdade ao acesso das informações. Muito embora a televisão e a internet tenham se popularizado muito nas últimas décadas, o país ainda conta com um déficit em bibliotecas públicas em cidades do interior e nas escolas, o analfabetismo funcional, que impede a plena interpretação das informações e a manipulação causada pela mídia que, muitas vezes, distorcem algumas informações.

O acesso à informação é um direito que deve ser cumprido e garantido pelo Estado. Contudo, a sociedade também tem papel fundamental nessa questão. Estimular a educação nos filhos, manter bibliotecas, escolas e outros espaços acadêmicos em perfeita ordem garantem também maior acesso à informação por parte de toda a comunidade.




Ulysses Fioresi.



Bom gente é isso aí. Mais um post meu com dissertação. Um tema bom pra se falar, pelo menos eu achei...
Se possível comentem meus erros, me dêem sugestões e atribuam uma nota simbólica.
Meu muito obrigado.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos