Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: Como devem ser as relações entre as pessoas e seus animais de estimação?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Apenas animais

A história evidencia tênue ligação entre o homem e os animais por ele domesticados. A sociedade contemporânea se moldou na ideologia individualista e solitária, principalmente nas grandes metrópoles. Aliado a essa ideologia, o modo com que os animais são tratados também se moldou. Maus tratos contra os mesmos vêm crescendo juntamente com a "personificação" dos animais domésticos. É necessário que a população reveja seu modo de lidar com essas criaturas.

O estresse cotidiano e a vida agitada das grandes metrópoles alteram o ritmo de vida de seus habitantes. Novas mídias como a internet também alteram o jeito de viver das pessoas. Tudo isso culmina numa sociedade mais egocêntrica e com distanciamento entre pessoas. Daí, para muitos, surge a necessidade de possuir um animalzinho de estimação.

Se por um lado a domesticação de animais, de certa forma preenche um vazio afetivo das pessoas causado pelo ritmo de vida, essa domesticação também pode hierarquizar de modo injusto esta relação dono x animal. O dono pode se sentir muito mais superior que seu animal a ponto de maltratá-lo, descontando sua frustração e sua raiva no ser indefeso. Isso ficou evidente no recente caso da enfermeira de Goiás que espancou até a morte um yorkshire na frente de uma criança.

Por outro lado, há aquelas pessoas que se apegam demais aos animaizinhos de estimação, como pôde ser observado no caso de uma senhora italiana que deixou de herança uma grande quantia em dinheiro ao seu felino; em pessoas que fazem festas de aniversário, concurso de beleza entre cães ( onde gasta-se uma fortuna no embelezamento dos mesmos) e tantas outras situações onde fica evidente a "personificação" destes animais.

Logo, percebe-se que a sociedade carece de reavaliar o jeito com que os bichinhos de estimação são tratados. São seres indefesos que precisam de carinho, atenção e respeito, mas devem ser tratados como animais, respeitando o direito digno que cada ser possui perante à vida.


Ulysses Fioresi.



Boa noite galera, estou postando aqui mais essa redação pra vocês darem uma olhada e comentarem, criticarem, sugerirem o que vocês quiser. Se possível, gostaria que vocês atribuíssem uma nota simbólica nos quesitos de avaliação do ENEM. Meu muito obrigado!

REDIJA MELHOR

REDIJA MELHOR
Membros

Olá, Caro Ulysses
Mais um bom texto seu por aqui! Você não cometeu erros gramaticais, desenvolveu bem o tema , mostrando bons argumentos. Você está numa clara evolução como redator. Porém, sinto que você quer chegar à excelência, tamanho o afinco e prazer com que escreve. Eu apoio sua iniciativa e vou colaborar com algumas dicas:

a) Procure rever a coesão lexical. Por exemplo, você repetiu muito a palavra "pessoa" que poderia ser substituída por "indivíduo" ou "ser humano"; houve também a repetição do termo "domesticação" no mesmo período (grave erro); No terceiro parágrafo você repetiu a expressão "ritmo de vida" e escreveu também uma oração que praticamente repete uma informação dada no parágrafo anterior. Por isso, eu refaria essa oração desse modo: Se tal atitude , de certa forma, preenche um vazio afetivo do ser -humano, por outro lado, também pode hierarquizar de modo injusto essa relação homem X animal. (veja que eu descartei a palavra "dono" , pois, usando-a , eu já estaria hierarquizando.
Por fim, sugiro que você apresente soluções mais práticas para o problema, como, por exemplo, uma campanha governamental de educação e conscientização no trato com animais domésticos e/ou uma maior fiscalização dos órgãos de proteção aos animais junto aos criadores. E , lembrando, pesquise sobre coesão, principalmente a lexical.

Bem, seguindo os critérios de avaliação do ENEM, eu lhe daria nota 8,0 (excelente nota).

Mande mais textos. Será uma prazer lê-los.
Abraço grande!

http://www.redijamelhor.blogspot.com

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Muito obrigado mais uma vez.

Concordo com todos as dicas acima, que são ótimas.

Continuarei a enviar redações.

Obrigado.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos