Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea. Como encontrar o ponto de equilíbrio que garanta o bem-estar individual coletivo ?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

[Planck]³


Membros

Falar do ser humano e não falar de seus atos e efeitos na sociedade é impossível. Uma das principais consequências desencadeadas é a globalização e junto com ela o exacerbado consumismo. O fato é que o ser humano não difere àquilo que é inerente daquilo que é supérfluo e isso é digno de discussões acerca do que realmente é importante à sociedade.

Por muito tempo pensou-se que o intrínseco ao homem era a prata e o ouro: era o metalismo durante os séculos XV e XVI. Depois disso o importante estava na natureza: era a Fisiocracia de Turgot e Quesnay, e por fim, o capitalismo de Adam Smith. Na contemporaneidade, a sociedade é regida pela chamada obsolescência programada, surgida na década de 1980 e desenvolvida pelo modo de produção Toyotista, no Japão, e que visa uma menor qualidade do produto em vista de um maior consumo de modo que tudo seja importante ao homem, ou seja, a própria sociedade está gerando essa doença que inclusive possui nome: oneomania.

Sabendo que o homem causa a confusão entre o consumo essencial e o consumo supérfluo chamado consumismo, este pode também solucionar tal problema. A conscientização de que a mídia manipula suas escolhas é o primeiro passo, ou seja, a sociedade deve ter uma opinião própria daquilo que é essencial para ela. Como dissera Carlos Drummond: “A moda nega a minha identidade” e, esta identidade individual deve ser rebuscada de forma que o essencial seja de fato essencial.

Como tudo na vida, portanto, deve ter um equilíbrio, com o consumo não seria diferente. Os efeitos causados pelo consumo exagerado refletem na sociedade e o limite entre a oneomania e o inerente para o bem-estar social deve existir.


Olá, galera do flor do lácio, mais uma redação minha sem título já que a banca não pedia título. Corrijam com carinho.

Abraços. cheers


REDIJA MELHOR

REDIJA MELHOR
Membros

Tema: O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea. Como encontrar o ponto de equilíbrio que garanta o bem-estar individual coletivo ?

Falar do ser humano e não falar de seus atos e efeitos na sociedade é impossível. Uma das principais consequências desencadeadas (termo desnecessário) é a globalização e junto com ela o exacerbado consumismo. O fato é que o ser humano não difere àquilo (erro de crase) que é inerente ("essencial" ficaria melhor) daquilo que é supérfluo e isso é digno de discussões acerca do que realmente é importante à sociedade.

Por muito tempo pensou-se que o intrínseco ao homem era a prata e o ouro: era o metalismo durante os séculos XV e XVI. Depois disso o importante estava na natureza: era a Fisiocracia de Turgot e Quesnay, e por fim, o capitalismo de Adam Smith. Na contemporaneidade, a sociedade é regida pela chamada obsolescência programada, surgida na década de 1980 e desenvolvida pelo modo de produção Toyotista, no Japão, e que visa uma menor qualidade do produto em vista de um maior consumo de modo que tudo seja importante ao homem, ou seja, a própria sociedade está gerando essa doença que inclusive possui nome: oneomania. (dados e termos muito restritos, ou seja, que não são do conhecimento geral. Além disso, ficou mal explicado)

Sabendo que o homem causa a confusão entre o consumo essencial e o consumo supérfluo chamado consumismo, este (o pronome "este" é usado para nomes que já foram ditos (no caso, o substantivo homem) , mas que estejam perto desse pronome. Como o substantivo e o pronome estão muito afastados, houve uma ambiguidade, pois o leitor pode pensar que você se referiu ao termo "consumismo") pode também solucionar tal problema. A conscientização de que a mídia manipula suas escolhas é o primeiro passo, ou seja, a sociedade deve ter uma opinião própria daquilo que é essencial para ela. Como dissera Carlos Drummond: “A moda nega a minha identidade” e, esta identidade individual deve ser rebuscada (resgatada) de forma que o essencial seja de fato essencial.

Como tudo na vida, portanto, deve ter um equilíbrio, com o consumo não seria diferente. Os efeitos causados pelo consumo exagerado refletem na sociedade e o limite entre a oneomania e o inerente para o bem-estar social deve existir. (conclusão curta demais, sem apresentar soluções práticas que ajudem a sanar o problema e sem expressões otimistas)


Olá Planck, tudo bem?
Vejo que continua com uma boa produção de textos e isso é muito bom.Vamos à correção:
A priori, vejo um erro, talvez por distração logo no tema: "bem-estar individual coletivo? ou uma coisa ou outra, concorda? Por outro lado, vejo que você tentou usar palavras "difíceis", usando termos desconhecidos do grande público, sem explicar bem o que eles significam. Desse modo, pareceu-me em , certos momentos, estar lendo um texto científico. Lembre-se: o leitor gosta de textos fáceis, simples, gostosos de ler. Escreva da forma mais singela possível. Se dispuser de dados que não sejam do conhecimento do grande público, mastigue esses conhecimentos para ele, explicando com palavras que ele conhece e tem afinidade. Outro ponto é a resposta à pergunta: como encontrar um ponto de equilíbrio que garanta o bem-estar individual E coletivo? A única solução que você deu para o problema foi " a conscientização das pessoas", mas como se daria isso? Será que o consumidor teria forças para mudar hábitos ou isso teria de partir do governo, como no caso das propagandas de cigarro? E ainda; como garantir que o consumo individual exagerado não interfira no bem-estar da coletividade? Essas perguntas esperam por respostas. Sugiro que você refaça a redação. Um grande abraço, bons textos, bom fim de semana e fique com Jesus!

http://www.redijamelhor.blogspot.com

[Planck]³


Membros

Professor, eu tenho um grande problema que a maioria das pessoas encarariam como uma qualidade: quando vejo um tema fácil de dissertar como esse, surgem diversas ideias as quais acabo me enrolando para organizá-las. Foi esse o caso.

Essa é a minha redação de um processo seletivo que fiz semana passada e vejo que não fui bem, tendo em vista a concorrência de medicina e a facilidade do tema proposto.

Muitíssimo obrigado pela correção, como sempre, simples e esclarecedora. Mandarei mais redações. Smile

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos