Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação ITA

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Redação ITA Empty Redação ITA Sex Jun 08, 2012 11:06 am

Leandro Blauth


Membros

Primeiramente quero dizer que eu estava realmente precisando de um site como esse, porque de longe meu ponto forte não é português e to estudando sozinho.
Dei uma lida em tópicos anteriores e vi que tem gente aqui que realmente é muito boa em português e vocês estão muito dispostos a ajudar o pessoal, mas gostariam que esse mesmo pessoal contribuísse com o fórum respondendo tópicos e dando suas opiniões. Bom, eu vou fazer isso.
De longe não tenho treinado redação tanto quanto deveria, mas começarei a fazê-lo com maior frequência daqui pra frente. Algo muito importante nesse quesito, sei que é receber feedback a respeito das redações feitas, então eis o motivo deste e de futuros posts (espero), caso isso aqui funcione.
Antes gostaria de dizer algumas coisas:
Sim, tem bastante pergunta minha aqui, mas quero deixar claro que sei que ninguem é meu professor particular, apenas preciso saber de certas coisas e não tenho outra alternativa pra tirar minhas dúvidas.
Não me incomodo de modo algum com críticas, na verdade as quero e muito, pois é este o objetivo do feedback.
Se possível pra pessoa, gostaria muito que desse nota (justa, não se preocupe em ser desagradável) pra redação.

Perguntas:
- Sei que as coisas que escrevo são bem óbvias, coisas que "todo mundo sabe", como diria a última professora que corrigiu uma redação minha. Então gostaria muito de dicas pra aumentar minhas possibilidades de escrita.
- Sempre que leio uma proposta de redação, me vem apenas UMA opção de tese em mente. Como devo pensar, proceder, de modo a ter noção de mais opções de teses?
- A linha que o título e a linha em branco entre este e o texto ocupam são contadas no número de linhas da redação?

Agora ao prato principal: é uma redação a respeito de uma proposta de redação do ita, do ano de 2010:

Eu tentei colocar a charge que é a fonte do tema pra redação, mas quando fui enviar o post, disse que eu não podia fazer isso. Então vou descrever a charge, que é bem simples:
São dois quadrinhos: no primeiro, ano de 1969, aluno cabisbaixo sendo repreendido por pais por causa das notas baixas, enquanto professora fica em posição altiva; o segundo, ano de 2009, apresenta uma professora assustada sendo repreendida pelos pais de um garoto que tirou notas baixas. O garoto se apresenta triunfante.

"Com base nas ideias sugeridas pela charge, redija uma dissertação em prosa, na folha a ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta. Na avaliação de sua redação, serão considerados:
a) clareza e consistência dos argumentos em defesa de
um ponto de vista sobre o assunto;
b) coesão e coerência do texto; e
c) domínio do português padrão.
Atenção: A Banca Examinadora aceitará qualquer
posicionamento ideológico do candidato."

Resultado:

A difícil situação do professor de ensino fundamental e médio

*margem*Antigamente, a palavra "mestre" era realmente adequada para qualificar o professor em sala de aula, quando se leva em conta o respeito ou até medo que os alunos sustentavam por este. Hoje em dia, a figura do docente se encontra em decadência.
*margem*A anos atrás, um aluno qualquer tinha seu professor como autoridade temível, e não sem motivo: pagava caro pelo desrespeito, seja sofrendo humilhações ou reguadas. Esse garoto hoje é um pai e, na hora de se posicionar quanto ao conflito de interesses de seu filho e do professor, de que lado ele ficará? Muito provavelmente o pai acabará por descarregar suas frustrações passadas, reduzindo a autoridade do educador e aumentando a propotência do filho.
*margem* O professor atualmente se vê de mãos atadas. impotente ante a necessidade de repreender um estudante, ou melhor: mero frequentador de escola. Antes, quando algum problema ocorria, o culpado - precocemente - era o aluno. A situação se inverteu: o acusado pelos desempenhos insatisfatórios, pelas repetências, badernas e desinteresse em sala de aula, é o docente. Sem o respaldo dos pais ou de qualquer outra natureza, o educador fica sem saída.
*margem* Hoje, aqueles que outrora eram chamados de mestres, são vistos como sendo não mais do que meros prestadores de serviços, cuja finalidade é agradar seu "cliente" e, em vista de qualquer problema, ser culpado por este, como se tudo que ocorre numa sala de aula dependesse exclusivamente dos desejos do professor.

Agradeço muito a bondade daquele(s) que responder(em) este tópico



Última edição por Leandro Blauth em Sex Jun 08, 2012 11:08 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro de português)

2Redação ITA Empty Re: Redação ITA Sex Jun 08, 2012 11:28 am

REDIJA MELHOR

REDIJA MELHOR
Membros

Olá , Leandro. Aqui vão algumas dicas:
Certamente você já deu a sua opinião sobre um assunto qualquer. Numa roda de amigos ou até mesmo numa conversa ao telefone, constantemente queremos dizer o que pensamos, expormos nossas idéias. Sempre que fazemos isso, estamos fazendo uma dissertação. Então podemos afirmar que DISSERTAR É EXPOR NOSSA OPINIÃO SOBRE DETERMINADO ASSUNTO.

DISSERTAÇÃO ESCRITA
Colocar uma opinião no papel é bem diferente, já que...

http://www.redijamelhor.blogspot.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos