Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema : Bajulação : defeito ou virtude

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tema : Bajulação : defeito ou virtude Empty Tema : Bajulação : defeito ou virtude Sáb Ago 25, 2012 1:48 pm

EdNash


Membros

Título : Os conflitos éticos da sociedade capitalista

O capitalismo contemporâneo criou diversas atitudes nada salutares ao convivío humano. A bajulação é apenas um dos vários mecanismos utilizados pelo homem para obtenção de um sucesso rápido e facil, os limites éticos são esquecidos e relativizados. O homem moderno tem um câncer na sua moral, sendo , contudo, para muitos, justificados tais modos, desta forma a sociedade é cada vez mais fragmentada em quem tem tudo e quem tem nada.

O egoísmo é intrínseco ao capitalismo, hoje vivemos o ápice do não respeitar limites para alcançar o sucesso. Há também um lado bastante imediatista no pensar, todos querem tudo e o quanto antes, não levando em conta os sofrimentos alheios. Para isto as pessoas se prestam a todo tipo de coisa, desde de bajular até mesmo roubar, matar, tudo em busca de um suposto sucesso.

O capitalismo selvagem é criador desta forma de pensar. A amoralidade nesta busca é aceitável para uma parcela grande da população, o que gera aberrações, como justificar o cometimento de crimes de todas as ordens , com para a prerrogativa da sobrevivência, mas que na verdade esconde uma busca desmedida por realizões, todas de ordem material e capitalista.

Evidente, portanto, que o homem atual utiliza dos mais variados artificios para se dar bem. A tão pregada luta de classes de Marx, na nossa sociedade é uma luta entre as classes menos favorecidas, e que cada vez mais favorecem os ricos, que tem cada vez mais poder e dinheiro. O vale-tudo moral e o excesso de competição são os maiores problema do homem atual e aumentam ainda mais a estratificação da sociedade.

Enfim, constata-se que o justificar a falta de moral é na verdade o mecanismo de defesa de uma sociedade conflituosa e desamparada, e principalmente, que está cada vez mais divida em quem tem e quem não tem, refletindo em mais violencia e regressão a passos largos. Cabe a cada um fazer a sua parte na edificação de um mundo menos egoísta e muito mais humano e que seja também igual para todos.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos