Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Unir para harmonizar

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Unir para harmonizar Empty Unir para harmonizar Dom Set 30, 2012 9:02 am

Toledo


Membros

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2003.asp?img=01

É cada vez mais comum no Brasil a segregação espacial. Os ricos se isolam cada vez mais. Às vezes, enjaulam o mundo exterior com imensos portões e cercas elétricas. Isso pode ser a resposta para a seguinte pergunta: Por que os índices de violência são altos no Brasil?

Hoje em dia, um dos movimentos que mais cresce é o fundamentalismo islâmico. Ele é apontado como o culpado por vários atentados terroristas. Muitos, porém, não percebem que a causa desses ataques é a rivalidade entre o centro e a periferia do mundo, entre os detentores do capital e os despossuídos, separados por uma rigorasa política de controle de fronteiras, que evidencia o desejo dos países dominantes de se afastarem dos pobres. As pessoas das regiões marginalizadas, onde normalmente o fundamentalismo prolifera, enxergam os países ricos como os responsáveis por seus problemas.

Trazendo essa questão para a realidade brasileira, nota-se situação semelhante entre duas regiões distintas: condomínios luxuosos e a parte miserável da cidade. Os habitantes dessa parte discriminada, cujos ganhos impossibilitam uma sobrevivência digna, conseguem perceber essa dicotomia espacial. Sentem o preconceito toda vez que cruzam a barreira que separa a parte rica da pobre. Essa separação é a grande responsável pela violência urbana. Torna-se perfeitamente aceitável, do ponto de vista do excluído, que ele cometa crimes contra aqueles que tudo possuem e que vivem uma ótima vida, contrastando com sua sobrevivência paupérrima.

Portanto, a solução para diminuir a violência é unir os brasileiros, acabando com favelas, com cortiços e outras moradias degradantes. É através da união espacial que as pessoas se harmonizam, através do sentimento de pertencimento. Só assim viveremos em um país onde um passeio na rua não seja feito com medo de assaltos e balas perdidas.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos